Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO A DANÇA EGÍPCIA

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o modo de dançar de outras culturas (egípcia);

- Ter noção da organização da coreografia de uma dança (ensaio, construção cenário, apresentação e público).

Duração das atividades

3 aulas de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

ATividade 1 - Conhecendo a dança

1ª Momento: O professor deve primeiro pesquisar na internet vídeos que mostrem a dança egípcia para poder observar gestos e coreografias. Em seguida leva para sala e assiste com as crianças chamando a atenção das mesmas para perceber que gestos utilizam, como dançam, que vestimentas e acessórios se enfeitam.

undefined

Fonte: http://vindarr.files.wordpress.com/2008/11/luciaurea-danca-do-ventre.jpg

2ª Momento: O professor providencia um CD com músicas egípcias e o leva para sala. Escutam as músicas e depois podem escolher uma  para criar a coreografia. 

3ª Momento -  O professor  combina com as crianças a coreografia para montar uma dança egípcia.  As crianças mostrem os gestos e os passos que desejam fazer durante a dança, ordena-os, formando uma sequência de passos. O professor poderá ensaiar com as crianças para que internalisem os passos.

undefined

Atividade 2 -  Arrumar o cenário e apresentando a dança

1º Momento: O professor  questiona  sobre como arrumar o espaço da apresentação. Com as ideias das crianças, pode construir o cenário, com os símbolos e  monumentos que lembravam o Egito, como: pirâmides, rio Nilo, deserto etc.

undefined

2º Momento: O professor e as crianças  escolhem e marcam o melhor dia para a apresentação. Elabora  com as crianças um convite e faz a divulgação  em algumas turmas,  convidando para a assistir o espetáculo. Também pode convidar os pais se desejar.  

Avaliação

Avalia se as crianças:

  • participaram da construção da coreografia da dança, dando sugestões e criando movimentos;
  • confeccionaram o painel para o local da apresentação;
  • partiparam da apresentação.