Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ALIMENTAÇÃO EGÍPCIAS.

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• As crianças deverão aprender sobre a culinária egípcia;
• Deverão também perceber semelhanças e diferenças entre a nossa alimentação e a alimentação egípcia;
• As crianças perceberão aspectos das comidas antes e depois do preparo;
• Aprenderão a manusear e a preparar comidas egípcias.

Duração das atividades

3 aulas de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Comidas brasileiras

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Leitura de imagens

1º momento - O professor deve organizar uma ilustração que contenha informações sobre a culinária dos povos egípcios. Em seguida, conversa com as crianças sobre a culinária desse povo e  compartilha que a alimentação de acodo com a cultura apresenta algumas diferença. assim, mas existe alguns alimentos comuns. O professor faz uma lista de comidas  que são comuns aos brasileiros e ao egípcios.

Fonte: http://images.google.com.br/imgres?imgurl

 Atividade 2 - Combinar uma receita vinculada a gastronomia egípcia.

1º momento - O professor combina com as crianças uma culinária  para fazer na escola. Assim, combina com as crianças os ingredientes que cada um trará, para colaborar com o prato que será confeccionado.

Atividade 2 - Preparar o alimento

1º momento -  O professor deve enfatizar os aspectos dos alimentos quanto sua textura, cor, entre outras características dos alimentos. Depois o professsor e as crianças confeccionam o alimento, todos devem degustar, e aquelas crianças que pareçam mais resistentes, devem ser estimuladas e orientadas quanto à importância de alimentar-se bem.

Ao final do estudo msobre a culinária egípcia, o professor poderá com a ajuda das crianças fazer um banquete egípcio, pedindo que cada um contribua com um alimento.

undefined undefined

Avaliação

Avalia se as crianças desenvolveram o interesse pelas culinárias egípcias, participaram do preparo com entusiasmo, degustaram, e perceberam que os bons hábitos alimentares podem favorecer uma vida saudável.