Portal do Professor

Início do Conteúdo

Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos.

Duração das atividades

6 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante saber o que os alunos entendem quando ouvem indices percentuais em notícias, por exemplo, bem como a leitura que fazem de gráficos e tabelas.

Estratégias e recursos da aula



Para suscitar o desejo de saber o que acontece com o lixo no lugar onde moram, exiba o vídeo Lixo e Cidadania aos alunos:


Promova a discussão do tema, desencadeando reflexões e provocando dúvidas sobre o lixo da cidade onde moram. Preencham um quadro “Nossas opiniões, nossas dúvidas” durante as discussões. Seja o escriba da turma, anotando as opiniões sobre o tema. A partir das opiniões dos alunos, lance perguntas que desequilibrem suas hipóteses, anotando as dúvidas que surgirem na discussão, em uma 2ª coluna .

Nossas opiniões Nossas dúvidas

Exemplos:
Em nossa cidade o lixo coletado é levado para o bairro xxxx.

Exemplos:
Quanto tempo demora a se decompor um lixo enterrado?
Há pessoas que sobrevivem do lixo em nossa cidade O que há no lixo do nosso bairro?

Assim, a partir das discussões é possível construir focos para a pesquisa a fim de responder as dúvidas e impasses!

A medida em que as dúvidas são apontadas, contribua para que os alunos pensem se as perguntas requerem constatações de caráter quantitativo (quanto?) ou qualitativo (o quê, como?), garantindo-se as diferentes abordagens na pesquisa. É importante indagar: seria interessante saberem o que outras pessoas pensam, ou como agem sobre a questão? Define-se, assim, quais serão as fontes de informações (pessoas entrevistadas, dados coletados pelos órgãos públicos e outros).

Definam quais serão as questões das entrevistas. Para facilitar a tabulação dos respostas quantitativas, as questões devem ser curtas, objetivas e organizadas na  forma de alternativas.Organize grupos de trabalho e dividam as tarefas: o que e como pesquisar as questões levantadas.

Garanta um momento de busca de informações na Internet, usando a sala de Informática da escola. Oriente os alunos a analisarem os sites que acessam:
Quem publicou as informações desse site?
Há quanto tempo o material foi publicado?
Que referências são apresentadas para informações publicadas?
O site aponta outros sites sobre o assunto?

Durante a busca de informações na pesquisa em documentos deve-se ensinar aos alunos a tomarem notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação. Depois de tomada de notas e feita a síntese é importante que reflitam:

Informações semelhantes em todas as fontes Informações encontradas em uma única fonte Informações contraditórias

 

 

 

 

   


Realiza-se, assim, a comparação de informações coerentes, complementares ou dissonantes!


No caso de entrevistas com questionários fechados para fins quantitativos é preciso ensinar aos alunos a quantificar os resultados contando as respostas, em planilhas. É possível propor análises por subgrupos (sexo, faixa etária, etc.)
Por exemplo:

Você separa materiais recicláveis e não recicláveis quando vai jogá-los fora?

 


homens

mulheres
 

total
sim      
não      

De acordo com os conhecimentos prévios e os objetivos de aprendizagem introduz-se nessa etapa, em contexto significativo de aprendizagem, conceitos matemáticos, tais como os cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. Na sala de informática da escola, lancem os dados em planilhas eletrônicas e gerem os gráficos:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/931/imagens/planilha.jpg

 

Há serviços de compartilhamento de arquivos on line gratuitos que permitem que os alunos acessem seus dados de qualquer lugar, como por exemplo em http://docs.google.com/. Lá há opção de criar uma planilha on line ou fazer up load do arquivo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/931/imagens/planilha2.jpg

Oriente os alunos a sintetizar todos os dados obtidos integrando textos, gráficos e outras imagens.


Promova a socialização do conhecimento construído por meio de painéis na escola e comunidade, lançando campanhas com os alunos sobre o tema Lixo e Cidadania.
 

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Lixo e cidadania Vídeo

Recursos Complementares

Saiba mais sobre criação de gráficos com planilhas eletrônicas em http://www2.ufpa.br/dicas/ms/exc-gra1.htm

Avaliação

Observe como os alunos procederam ao buscar, selecionar e organizar as informações da pesquisa, bem como a grau de compreensão do uso de planilhas e gráficos.