Portal do Professor

Início do Conteúdo

RIO NILO: onde tudo começou

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender que o Rio Nilo foi importantante para a subsistência do  povo do Egito antigo;
  • Observar a vida em volta do Rio Nilo;
  • Comparar imagens que dão ideia de transformação;
  • Ter ideia do que seja uma paisagem.
  • Entender o que é o leito do rio.

Duração das atividades

2 aulas de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Saber o que é um rio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Observar ilustração do Rio Nilo

1º momento - O  professor mostra gravuras do Rio  Nilo e direciona a conversa no sentido das crianças perceberem os aspectos naturais que está na paisagem. Comparar as ilustrações e apontar as transformações do lugar nos diferentes tempos históricos.

Fonte: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://trabalhox.googlepages.com/2542424527.jpg/2542424527-full%3Binit:.jpg&imgrefurl=http://trabalhox.googlepages.com/antigoegipto&usg=__37GylRppqxcEnzNEECouWMVIAfM=&h=679&w=1458&sz=168&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=3u3nLPnyLjfvBM:&tbnh=70&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Drio%2Bnilo%2Bantigo%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26sa%3DG%26um%3D1

undefined

Fonte: http://www.batalhaosuez.com.br/02ContOsniPisaniPostalEnchenteRioNilo.jpg

Fonte: http://www.ebdweb.com.br/imagens/nilo.jpg

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=9310

2ºmomento - O professor e os alunos assistem aos videos "A importância do Rio Nilo" e "Meni, o primeiro Faraó". Nesses filmes o professor vai destacando o que achar necessário para o estudo em evidências. Os vídeos contribuem com a visualização do que seja um Rio e com o uso desse rio para a sobrevivencia Humana.

http://www.biblioteca.templodeapolo.net/ver_video.asp?Cod_Video=40&area=Civilização%20Egípcia&topo=#topo1

http://www.biblioteca.templodeapolo.net/ver_video.asp?Cod_Video=39&area=Civilização%20Egípcia&topo=#topo1

2ª Atividade - Visitar um Rio

1º momento - O professor deverá combinar uma aula passeio para visita r um rio e observar alguns aspectos como: o solo na margem e f ora do rio, os anima is que poderão ser e ncontrados, sua funcio nalidade.

Fonte: http://colegiodasmerces.files.wordpress.com/2009/07/aula-passeio-ao-rio-piaui-008.jpg

2º momento - O professor solicita às crianças que registrem o passeio por intermédio do desenhos e da escrita.  Outra forma de registrar o passeio é construíndo  um relato  (texto coletivo).

Avaliação

Avalia-se se as criança conseguiram:

  • participar das atividades propostas demonstrando interesse;
  • comparar a paisagem do Rio Nilo em diferentes períodos  históricos e perceber o que se transformou.
  • incluir no vocabulário os termos relacionados as margens do rio.