Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECER AS DUNAS: uma paisagem de areia.

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patr?cia L?cia Galv?o da Costa, Raimunda Porf?rio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crian?as da Educa?ao Infantil poder?o:

  • Vivenciar a paisagem natural das dunas como ?rea de areia;
  • Diferenci?-la da ilustra??o da paisagem do deserto;
  • Observar um tipo de animal (dromed?rio) daquela regi?o, descrev?-lo e verbalizar suas impress?es.

Duração das atividades

2 aulas de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Aula passeio e an?lise de um solo de areia

1? Momento: O professor  inicialmente conversa com os alunos e mostra ilustra??es do aspecto f?sico  do Egito e fala sobre o solo do deserto que ? formado de areia, como na paisagem  das pir?mides e o tr?nsito de dromed?rio pelo deserto.

Fonte:  http://static.hsw.com.br/gif/biomas-desert.jpg

2? Momento: O professor  prop?e ?s crian?as a observa??o do solo arenoso e dos dromed?rios,  animais do deserto do Egito, antes da aula passeio. 

No local do passeio, a turma faz a observa??o  do solo arenoso e tendo a possibilidade de ver de perto os dromed?rios. Com base em um roteiro, as crian?as observam a ?rea e dizem o que h? de parecido entre a foto apresentada antes do passeio e o local da visita,evidenciando,ainda o que se diferencia da paisagem apresentada.

     undefined

AULA PASSEIO REALIZADAS NAS DUNAS DE GENIPABU EM NATAL

3? Momento: O professor de volta ? sala retoma o roteiro e faz uma discuss?o com as crian?as sobre as suas observa??es. As crian?as verbalizam suas impress?es, observa??es e  infer?ncias. No final elas  registram , por interm?dio do desenho e da escrita,  o que vivenciaram.

Avaliação

Avalia-se os alunos no sentido de analisar se:

  • Verbalizavam os termos relacionados com o tema; fizeram a diferencia??o entre a paisagem natural e a ilustra??o da paisagem;
  • Participaram com entusiasmo do passeio e orientaram-se pelo roteiro de observa??o;
  • Apropriaram de aspectos culturais do Egito.