Portal do Professor

Início do Conteúdo

Usando estrat?gias de leitura durante a alfabetiza??o

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de S?o Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar antecipa??es e interpreta??es durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver a atitude de colabora??o.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fa?a um levantamento se os alunos conhecem a m?sica Aquarela, de Toquinho.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo disponível no Portal do Professor:


Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.

Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.


Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas,  façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.


Usando um scaner é possível digitalizar as ilustrações das duplas. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção e nomeie os arquivos de acordo com essa ordem.  Insira as imagens produzidas pelos alunos e a música em uma ferramenta de apresentação digital, como o Power Point, por exemplo, para que a turma possa apreciar o novo “video-clipe” produzido pelo grupo.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Aquarela V?deo

Avaliação

Observe se os alunos que ainda n?o l?em convencionalmente utilizam estrat?gias de leitura para localizar o trecho da m?sica; questione "como sabem que est? escrito", provocando-os a argumentar o que j? sabem sobre o sistema de escrita .