Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
1ª etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , disponível no Portal do Professor:
Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observação envolvendo o quê, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembranças suscita; como imaginam que foi feita (suas características da produção ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produção).
Revele a autoria dos quadros e, na sala de informática, convide-os a explorar , em duplas, informações sobre a obra no site Van Gogh Museum , acessando:
http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en
Lá encontrarão as informações em inglês e não há opção para tradução em português no próprio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que está escrito usando uma
ferramenta de tradução on line
. Um delas está disponível no Google:
Selecionem e colem o endereço da página do Museu a ser traduzida: http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en
Acessem http://www.google.com.br/language_tools
Na linha abaixo de “Traduzir a Página da Web” colem o endereço do Museu. Observem se no primeiro botão logo abaixo está escrito o idioma original, no caso inglês, e no botão seguinte, escolham português. Cliquem no botão traduzir.
Pronto! Abrirá a página traduzida para que leiam as informações sobre a obra!
Estimule comentários sobre o que descobriram sobre a obra, que visitem outras obras do artista e saibam mais sobre ele.
2ª etapa:
Em duplas os alunos devem pesquisar “Museus Virtuais” na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresentação, fazendo uso da ferramenta de tradução, se necessário.
Com o auxilio de um projetor multimídia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma apreciação das imagens, perguntando aos demais o que vêem e quais as suas impressões, antes de comentarem porque resolveram selecioná-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.
Caso a escola não tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endereços e indicar os títulos das imagens para que os outros alunos as visitem, façam anotações e depois socializem impressões. O mais importante é oferecer espaços e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
Nome | Tipo |
---|