Portal do Professor

Início do Conteúdo

Apreciação em Artes Visuais

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observação. Saber acessar fontes de informação sobre Obras de Arte disponíveis na Internet

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verificar se os alunos conhecem ferramentas de tradução na Internet pode ser interessante para organização das pesquisas em Museus Virtuais.

Estratégias e recursos da aula


1ª etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , disponível no Portal do Professor:
 


Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observação envolvendo o quê, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembranças suscita; como imaginam que foi feita (suas características da produção ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produção).

Revele a autoria dos quadros e, na sala de informática, convide-os a explorar , em duplas, informações sobre a obra no site Van Gogh Museum , acessando:


http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/939/imagens/vangoghmuseu.jpg


Lá encontrarão as informações em inglês e não há opção para tradução em português no próprio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que está escrito usando uma ferramenta de tradução on line . Um delas está disponível no Google:

Selecionem e colem o endereço da página do Museu a ser traduzida:  http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en


Acessem http://www.google.com.br/language_tools
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/939/imagens/google_tradutor.jpg

Na linha abaixo de “Traduzir a Página da Web” colem o endereço do Museu. Observem se no primeiro botão logo abaixo está escrito o idioma original, no caso inglês, e no botão seguinte, escolham português. Cliquem no botão traduzir.

Pronto! Abrirá a página traduzida para que leiam as informações sobre a obra!

Estimule comentários sobre o que descobriram sobre a obra, que visitem outras obras do artista e saibam mais sobre ele.

2ª etapa:

Em duplas os alunos devem pesquisar “Museus Virtuais” na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresentação, fazendo uso da ferramenta de tradução, se necessário.

Com o auxilio de um projetor multimídia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma apreciação das imagens, perguntando aos demais o que vêem e quais as suas impressões, antes de comentarem porque resolveram selecioná-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.

Caso a escola não tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endereços e indicar os títulos das imagens para que os outros alunos as visitem, façam anotações e depois socializem impressões. O mais importante é oferecer espaços e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

Para acessar imagens de alguns Museus: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm ; http://www.mac.usp.br/mac/ ; http://masp.uol.com.br/colecao/artistas.php .

Avaliação

Observe os elementos das obras suscitados pelos alunos durante as socializações, bem como, a amplitude e o aprofundamento dos comentários sobre as mesmas, já que a Apreciação é uma competência a ser desenvolvida nesse trabalho.