Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
* Apresentar o gênero textual acróstico permitindo, assim, ao aluno, aumentar o seu repertório de conhecimentos linguísticos.
* Oportunizar uma situação real de escrita, através da produção de um acróstico para um colega de sala e para a mamãe.
* Utilizar o acróstico como meio de expressão e de interação social.
Atividades e recursos
1ª etapa
a) Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero “acróstico”.
b) Explicação do que é um acróstico pela professora, para as crianças:
__ Acróstico é uma poesia em que cada verso começa com uma das letras do nome do destinatário.
2ª etapa
a) Apresentação de um acróstico no quadro-negro, cartaz, retroprojetor, data show, etc).
Amada
Notável
Inteligente
Tranquila
Amiga
3ª etapa
a) Fazer um amigo-oculto com os alunos. O nome que eles tirarem será homenageado com um acróstico.
4ª etapa
a) Propor aos alunos a produção de um acróstico para a mamãe. (Essa atividade, se for feita próxima ao Dia das Mães, é muito envolvente e as crianças demonstram muito interesse em realizá-la.)
b) Distribuir aos alunos um “Alfabeto do carinho”, contendo palavras que exaltem uma pessoa.
c) Leitura silenciosa do alfabeto.
d) Leitura oral: a professora organizará as crianças à frente da sala, de modo que cada uma leia uma letra.
e) Entregar às crianças uma folha decorada, para que produzam um acróstico para a mamãe. As crianças deverão recorrer às sugestões do "Alfabeto do carinho" para fazerem o seu acróstico.
BIBLIOGRAFIA
* Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.
* Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
A professora observará individualmente os alunos e avaliará se eles:
* demonstram conhecer a ordem alfabética, encontrando corretamente as letras do nome da mamãe;
* conseguem ler as palavras sugeridas para cada letra;
* transpoem corretamente as letras de imprensa para a cursiva;
* fazem uma organização espacial estética do acróstico;
* demonstram interesse em executar a atividade proposta.