Portal do Professor

Início do Conteúdo

ACRÓSTICOS: leitura e produção

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Apresentar o  gênero textual acróstico permitindo, assim, ao aluno, aumentar o seu repertório de conhecimentos linguísticos.

* Oportunizar uma situação real de escrita, através da produção de um acróstico para um colega de sala e para a mamãe.

* Utilizar o acróstico como meio de expressão e de interação social.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

 Atividades e recursos

      1ª etapa

a) Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero “acróstico”. 

b) Explicação do que é um acróstico pela professora, para as crianças:

    __ Acróstico é uma poesia em que cada verso  começa com uma das letras do nome do destinatário.

2ª etapa

a)    Apresentação de um acróstico no quadro-negro, cartaz, retroprojetor, data show, etc). 

Amada

Notável

Inteligente

Tranquila

Amiga

3ª etapa

a)    Fazer um amigo-oculto com os alunos. O nome que eles tirarem será homenageado com um acróstico.

                              undefined

etapa

 a) Propor aos alunos a produção de um acróstico para a mamãe. (Essa atividade, se for feita próxima ao Dia das Mães, é muito envolvente e as crianças demonstram muito interesse em realizá-la.)

b)  Distribuir aos alunos um “Alfabeto do carinho”, contendo palavras que exaltem uma pessoa.

               undefined

c)    Leitura silenciosa do alfabeto.

d)    Leitura oral: a professora organizará as crianças à frente da sala, de modo que cada uma leia uma letra.

e)    Entregar às crianças uma folha decorada, para que produzam um acróstico para a mamãe. As crianças deverão recorrer às sugestões do "Alfabeto do carinho" para fazerem o seu acróstico.

Recursos Complementares

BIBLIOGRAFIA

* Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.

* Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz.

* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

A professora observará individualmente os alunos e avaliará se eles:

* demonstram conhecer a ordem alfabética, encontrando corretamente as letras do nome da mamãe;

* conseguem ler as palavras sugeridas para cada letra;

* transpoem corretamente as letras de imprensa para a cursiva;

* fazem uma organização espacial estética do acróstico;

* demonstram interesse em executar a atividade proposta.