Portal do Professor

Início do Conteúdo

BILHETES: leitura e produção

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliação do repertório linguístico-discursivo do aluno, através da apresentação  do gênero textual “bilhete”.
  • Conhecimento dos recursos gramaticais e da arquitetura característica de um bilhete.
  • Compreensão do bilhete como um instrumento eficiente e rotineiro na comunicação escrita.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS E RECURSOS

a)    Durante o intervalo do recreio, a professora colocará no quadro um  cartaz com um bilhete real para os alunos.

       Exemplo:

                          Queridos alunos,

                           A partir de amanhã, terça-feira, o início do recreio será alterado de 3:15 para 3:20.

                           Durante a  aula, esclarecerei o motivo.

                           Um beijo.

                           Professora Josina.

                           06/10/09      

b)    Os alunos chegarão à sala de aula e lerão o bilhete que, certamente, causará um grande rebuliço entre eles, uma vez que o tempo de recreio será diminuído. Todos irão querer saber o motivo da mudança do horário e a professora esclarecerá, como havia prometido.

c)    A professora pedirá, então, que um aluno leia o bilhete em voz alta.

d)    Em seguida, fará algumas perguntas para orientar o estudo do gênero a ser introduzido: Quem escreveu o bilhete?  Para quem é o bilhete? Qual é o assunto? Como é a despedida? Esse bilhete tem data?

e)   Depois, a professora  explicará aos alunos sobre as partes de um bilhete. À medida em que os alunos forem verbalizando seus conhecimentos sobre o assunto irão, também, registrando no caderno estas novas informações:

Destinatário: é quem vai receber o bilhete.

Assunto: é a mensagem do bilhete.

Despedida: é a forma como o remetente terminou o bilhete.

Remetente: foi quem escreveu o bilhete.

Data: esclarece quando ele foi escrito.

f)A professora deverá propor aos alunos a escrita de um bilhete para um(a) colega, convidando-o(a) para brincarem juntos no recreio do dia seguinte. A escolha do destinatário será feita através de um sorteio, para que todos sejam contemplados com um bilhetinho e não se corra o risco de que alguma criança fique esquecida.Este bilhete deverá ser escrito no rascunho, corrigido  pela professora e passado a limpo, para que os alunos tenham a oportunidade de avaliar seu trabalho inicial.

g) A professora proporá aos alunos que escrevam um bilhete para a mamãe, demonstrando seu afeto e dizendo o que gostariam de lhe ofertar ou prometer.

undefined

  Atividade complementar

  •      O bilhete em questão poderá fazer parte de um livrinho escrito para a mamãe, agregado a outros textos produzidos pelos alunos.

Avaliação

      Durante todo o processo de produção do bilhete a professora observará seus alunos individualmente e avaliará se estão:

·   observando a organização lógica do texto;

·   obedecendo a disposição correta do texto no espaço da folha;

·   colocando seus pensamentos de forma clara;

·   usando todos os elementos necessários para uma perfeita comunicação com o seu interlocutor.