Portal do Professor

Início do Conteúdo

O di?rio gr?fico e o desenvolvimento da criatividade

Autor e Co-autor(es)

Renata Oliveira Caetano imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Como a constru??o do di?rio gr?fico pode afetar a criatividade;
 - Agu?ar a capacidade de observa??o;
 - Trazer o cotidiano para a sala de aula atrav?s de observa??es dos alunos.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

O di?rio gr?fico ? um pequeno caderno ou dossi? com folhas em branco onde se pode escrever ou fazer apontamentos, desenhos, pinturas, inserir figuras e recortes de jornal ou revista, ou at? mesmo fotomontagens de elementos que chamem a aten??o de seu dono.

V?rias pessoas usam cadernos para registrar id?ias pensamentos, impress?es, opini?es, desenhos ou imagens. Podem tamb?m ser o espa?o para colecionar, folhas secas, pap?is, bilhetes, r?tulos, selos e outros objetos curiosos que digam muito da vida e das experi?ncias da pessoa. Muitos desses apontamentos acabam por se transformar nas hist?rias de livros, ilustra??es, filmes. Por isso algumas pessoas chamam os di?rios gr?ficos de ?lbuns de id?ias.

Pontos que s?o desenvolvidos com o exerc?cio da constru??o do di?rio:
 - ajuda a desenvolver a mem?ria;

 - ver o mundo de outro modo, mais atento, mais agu?ado;

 - estimula a imagina??o;

 - estimula o desenvolvimento de uma identidade pessoal;

 - desperta diferentes interesses e a curiosidade;

 - torna mais rigoroso o olhar, fazendo com que seu dono busque perceber pormenores, detalhes;

 - ao ver anota??es antigas, a pessoa percebe seu pr?prio desempenho e evolu??o ao longo os tempos;

Cadernos deste tipo foram utilizados por v?rios escritores e artistas ao longo de v?rios anos. Dentre eles: Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway, dentre outros. Uns dos mais famosos s?o as anota??es de Leonardo da Vinci, que criou milhares de p?ginas com escritos e desenhos sobre diversas ?reas de interesse e conhecimento humano. Da Vinci estudou al?m da pintura, anatomia (pouco estudada na ?poca), engenharia, arquitetura, v?o de p?ssaros e insetos, bot?nica, etc. Como era um artista que se interessava por diversas ?reas, acabou n?o se dedicando a construir quase nenhum dos inventos descritos nos cadernos. Da mesma forma que, algumas de suas pinturas que se perderam com o tempo s?o conhecidas pelos esbo?os de seus cadernos.

Atualmente, algumas pessoas usam os meios digitais para criar seus di?rios. A diferen?a ? que o que antes ficava somente para a pessoa, agora ? exposta para uma rede de usu?rios que acompanha, comenta, ajuda a construir os di?rios on-line.

Sugiro ao professor que mostre as imagens abaixo para ilustrar a produ??o dos artistas citados:

P?gina do di?rio de Vincent Van Gogh

http://www.abc.net.au/reslib/200801/r217188_847072.jpg

Capa de um dos di?rios de Pablo Picasso

http://www.rodadamoda.com/uploads/imagens/blog-70-1_580.jpg

P?gina de anota??es de Leonardo da Vinci

http://www.santamariatem.com.br/blog/uploaded_images/Da_Vinci_menor-759056.jpg

P?gina de anota??es de Leonardo da Vinci

http://3.bp.blogspot.com/_gt61waB_uvU/R1LcYSKB11I/AAAAAAAAAuA/5nQ8zLQJ9nw/s1600-R/card_davinci_fetus_600.jpg

Recursos Complementares

Sites de refer?ncia

S?o alguns site que falam sobre o assunto e mostram imagens de pessoas an?nimas que colocam sua produ??o na internet:

www.moleskine.com ? conta a hist?ria da marca mais famosa desse tipo de caderno, conhecido por suas capas pretas. Tem fotos dos di?rios de artistas de artistas e escritores.


www.diariografico.com ? re?ne fotografias de di?rios produzidos por v?rias pessoas diferentes.

www.cornflake.com.br ? di?rio on-line no formato de blog onde sua criadora re?ne hist?rias, desenhos, observa??es do cotidiano;

Avaliação

A avalia??o neste caso demanda certo tempo, pois depende de o aluno desenvolver seu di?rio pessoal em um pequeno caderno brochura durante um determinado per?odo que pode ser o ano letivo. Sugiro que o professor incentive que cada um personalize sua capa e que inicialmente passe atividades sobre as aulas que forem acontecendo para criar no aluno o h?bito de utiliz?-lo. Fale com os alunos que sempre que virem alguma not?cia em jornal, na televis?o ou em revistas sobre o conte?do, para que recorte ou anote, assim como de vez em quando d? nomes de refer?ncia dentro dos conte?dos trabalhados, e pe?a para que eles busquem informa??es e anotem no di?rio. Nos per?odos de avalia??o pegue os di?rios e veja a produ??o de cada um. Nesse momento o caderno passa a ser um importante local de di?logo entre professor/aluno, pois eles podem ser incentivados por terem uma boa produ??o, ou para produzirem mais. No final do ano pode ser feita uma avalia??o coletiva dos di?rios constru?dos.