Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
- Produzir gravuras a partir de temas orientados.
- Conhecer outra t?cnica experimental de gravura, com placa de isopor e desenho rebaixado.
Aulas do Portal do Professor intituladas "T?cnicas de Gravura" e "T?cnicas experimentais de gravura em sala de aula ? Placa de papel?o"
Dando continuidade ?s discuss?es de t?cnicas experimentais sobre gravura, proponho que o professor trabalhe de outra forma que d? excelentes resultados. A utiliza??o de placas de isopor com o desenho rebaixado gera ?timas gravuras e ? uma t?cnica bastante acess?vel para os alunos.
Sugiro que nesta produ??o seja estabelecido um tema, para os alunos produzirem pautados por determinada orienta??o. J? tive a oportunidade de trabalhar duas vezes com esta t?cnica em escolas diferentes. Na Escola Municipal CAIC N?bia Pereira Magalh?es usamos como tema lendas do folclore brasileiro, em 2006 com alunos de 7? ano. No Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII trabalhamos com o tema Circo em 2009 tamb?m no 7? ano, aproveitando uma visita a um circo de passagem pela cidade. Os trabalhos seguiram o roteiro abaixo:
-Inicie a aula comentando a t?cnica de gravura com placa de papel?o/ imagem em relevo e ou?a observa??es feitas pela turma sobre as dificuldades enfrentadas, aspectos positivos e negativos do trabalho. Ent?o coloque a quest?o sobre a gravura com placa isopor, que ao contr?rio do papel?o tem o desenho rebaixado. Isto significa que antes o que ganhava tinta era o relevo e n?o a placa e agora a placa ser? toda entintada e os rebaixamentos ir?o gerar ?reas brancas. Dessa vez o desenho pode ser orientado por linhas, tal qual placas de metal como vimos, mas ao mesmo tempo, dependendo da forma como o aluno trabalha, o aspecto da impress?o lembra muito as xilogravuras. A sugest?o ? que se use isopor de bandejas de frios. S?o placas mais finas, mas que garantem boa impress?o e reutilizam um material que dificilmente ? reciclado.
-O tema pode ser decidido de acordo com acontecimentos da cidade, regi?o ou at? mesmo na escola, associando a algum assunto trabalhado em outra disciplina, por exemplo. Os alunos devem desenvolver os desenhos, observando que, quanto mais detalhado e pensado, mais interessante ? o resultado obtido. A mesma regra da invers?o do desenho na placa, j? utilizada na placa de papel?o, vale aqui. O que muda ? a forma de transfer?ncia, pois o isopor afunda se os alunos transferirem usando for?a. O ideal ? usar o carbono, mas deve-se fazer o desenho de forma bem suave, refor?ando com caneta hidrocor posteriormente.
Com o desenho invertido reproduzido na placa de isopor, inicia-se o processo de rebaixamento e sulcos na placa que podem ser feitos de duas formas:
-Os pr?prios alunos podem atuar na placa, rebaixando as partes com a lapiseira ou caneta. Est? forma de fazer o afundamento ? mais segura, mas costuma dar um acabamento menos cuidadoso ? placa, j? que o isopor resiste ? entrada do instrumento o que pode ocasionar falhas.
-Com um prego apoiado em uma borracha ? poss?vel aquec?-lo em uma vela e passar pela placa, o que abre espa?os sem falhas, j? que o calor faz a placa derreter onde o prego encosta. Isto exige m?o firme e per?cia, al?m de ser perigoso para os alunos fazerem sozinhos. Se puder contar com auxilio de outro professor, estagi?rio ou bolsista em sala, ? interessante deix?-lo acompanhando e auxiliando alguns alunos fazendo o processo de rebaixamento. De forma alguma deixe o aluno trabalhar sozinho neste procedimento, pois ele ? perigoso e pode causar machucados e queimaduras se mal administrado.
Com a placa pronta, inicia-se o processo de impress?o que ? semelhante ao usado na aula com a placa de papel?o. Cada aluno deve numerar e colocar nome nas folhas (em um m?nimo de 4). Ao entintar a placa a folha deve entrar por cima. Eles podem usar paninhos secos para fazer press?o na folha contra a placa gerando a i mpress?o. A quest?o da for?a continua valendo, tendo o aluno que achar um meio termo para n?o estragar a placa.
Seguem abaix o imagens de trabalh os produzidos por alunos a partir desta t?cnica:
Trabalhos feitos pelos alunos do 7o. ano do Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII/Juiz de Fora - MG no primeiro semestre de 2009.
As fotografias abaixo s?o do mural de exposi??o das gravuras escolhidas pelos alunos como melhor impress?o a partir do trabalho desenvolvido em sala com isopor de bandejas de frios com a medida aproximada de 10x15 cm e tema Circo.
Trabalhos desenvolvidos por alunos da "Escola Municipal CAIC N?bia Pereira Magalh?es"/ Juiz de Fora - MG em 2006.
Fotografia de trabalhos feitos com o isopor tradicionalmente vendido em papelarias e divididos em placas de 20x22 cm com o tema Lendas do Folclore Brasileiro.
Cada um pode avaliar sua produ??o individualmente, n?o s? pelos resultados, mas tamb?m pelo processo. Isto pode ser feito oralmente na sala, onde o aluno exponha sua produ??o, mas tamb?m pode ser feito por escrito no caderno (ou di?rio) de artes.
Outra boa avalia??o ? a compara??o entre as t?cnicas aprendidas observando principalmente os efeitos que cada uma gera; seus pontos positivos e negativos.