Elizabete Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:
? Compreender o que seja Arte Grafite e Picha??o;
? Pesquisar em sites da internet;
? Elaborar slides em PowerPoint para apresenta??o de trabalho;
? Trabalhar em grupo.
Aula 1
? Solicitar aos alunos que falem de sua compreens?o sobre Arte Grafite e Picha??o;
? Inquirir se os alunos reconhecem diferen?as e/ou semelhan?as nestas express?es art?sticas;
? Apresentar um texto sobre Arte Grafite;
? Distribuir uma xeroc?pia para cada aluno;
? Solicitar uma leitura oral do texto dividindo-o o texto em partes, de modo que v?rios alunos participem da leitura;
? Pedir, ao seu t?rmino da leitura, que um aluno explique aos demais o que compreendeu sobre o assunto lido;
? Ampliar tal explica??o fazendo coloca??es sobre o tema;
? Projetar, em slides, imagens de Arte Grafite;
? Provocar uma an?lise das imagens projetadas a partir da quest?o: - Qual o processo de cria??o do artista para estas imagens?
? Registrar as conclus?es dos alunos.
ARTE GRAFITE
Texto elaborado por:
Marileusa de Oliveira Reducino e Soraia Cristina Cardoso Lelis
A Arte Grafite, Grafite ou Aerosol Art ? uma express?o art?stica desenvolvida e realizada no meio urbano, ou seja, nas cidades. Esse estilo de arte faz parte de um movimento iniciado nos estados Unidos, nas d?cadas de sessenta e setenta, denominado Hip Hop. Esse movimento diferencia-se das demais artes encontradas nos muros e paredes das cidades, por utilizar como recurso pict?rico a lata de spray, em detrimento de pinc?is, tintas e outros meios convencionais. Os brasileiros introduziram a tinta l?tex no trabalho de ?Grafite Hip Hop diferenciando-o dos grafrafiteiros europeus e americanos que s?o fi?is ao spray.
A Arte Grafite Hip Hop difere da Arte Mural, da Aerografia em muros e dos Afrescos, nos temas e nas t?cnicas. As express?es est?ticas dessa arte procuram refletir o cotidiano das ruas, procurando retratar as constantes mudan?as e cores desses lugares. Essa arte pode ser dividida em dois grupos: o Grafite Hip Hop e o Grafite Acad?mico. No primeiro, tem-se a presen?a de letras e a representa??o caricata dos personagens sob forte influencia dos elementos da Cultura Hip Hop. No segundo, encontram-se express?es est?ticas de pessoas ligadas ?s escolas de Arte que n?o possuem v?nculo com a cultura Hip Hop, assim como os autodidatas e os bo?mios.
Conclui-se ent?o, que em todos os continentes a Arte Grafite faz-se presente num processo de constantes mudan?as.
(Cr?ditos do texto: Marileusa de Oliveira Reducino e Soraia Cristina Cardoso Lelis)
? Seguem exemplos de imagens:
Aula 2
? Apresentar um texto sobre Picha??o;
? Distribuir uma xeroc?pia para cada aluno;
? Solicitar uma leitura oral do texto, dividindo-o em partes, de modo que v?rios alunos participem da leitura;
? Pedir, ao t?rmino da leitura, que alguns alunos expliquem aos demais o que compreender am sobre o assunto lido;
? Ampliar a explica??o dos alunos, fazendo coloca??es sobre o tema e instigar a participa??o de todos;
? Projetar, em slides, imagens de Picha??o;
? Provocar uma an?lise das imagens projetadas a partir da quest?o: - Qual o processo de cria??o do artista para estas imagens?
? Registrar as conclus?es dos alunos.
PIXA??O OU PICHA??O
Compreende-se por picha??o ao fen?meno presente em todos os centros urbanos e cosmopolitas do planeta. Uma forma de express?o que descende das escrituras das cavernas ? assim como a Arte Grafite, as quais remetem ? necessidade que o homem possui em registrar, marcar sua presen?a, em deixar um legado.
No ?mbito pr?tico, a Arte Grafite compartilha com a Picha??o na utiliza??o do mesmo suporte: o meio urbano e do mesmo instrumento: a lata de spray ou os rolos de espuma com tinta l?tex. Os elementos que diferenciam estas duas formas de express?o est? na complexidade da elabora??o das grafites em rela??o ? simplic idade das picha??es. Exemplificando, a picha??o pode ser comparada a uma caligrafia e a Arte Grafite ao desenho Livre ? incluindo a? letras e dese nhos.
Na Arte Gr afite h? uma preocupa ??o mais elaborada em acomo dar elementos, cores, formas, conte?dos est?ticos do que na caligrafia da Picha??o. Al?m do que, os signos criados pelos pichadores s?o muito complexos e de dif?cil leitura, o que torna essa express?o, compreens?vel somente em um grupo pr?prio e restrito de pessoas.
O jovem pichador ao sair para seus ?roles? noturnos n?o busca outra coisa sen?o a fama, o reconhecimento. Ele reproduz um s?mbolo espec?fico ? seja ele seu nome, abreviatura, apelido ? o maior n?mero de vezes poss?vel, algo bem Narciso. Quem nunca leu mensagens escritas nas portas de banheiros p?blicos ou botecos? Todos acham legal, menos o faxineiro ou o dono do estabelecimento, e assim tudo o que a sociedade acha que ? ?ruim?, que n?o combina com a est?tica da sociedade falsamente chamada de ideal, acabam chamando de picha??o, que dentre outros significados tamb?m se resume em ?falar mal de algu?m?.
(Cr?ditos do texto: Marileusa de Oliveira Reducino e Soraia Cristina Cardoso Lelis)
Aula 3
? Reservar o laborat?rio de Inform?tica da escola para que os alunos, no decorrer desta aula, pesquisem sobre os temas apresentados nas aulas anteriores, ?Picha??o?e ?Arte Grafite?;
? Dividir a sala em grupos de no m?ximo seis alunos cada;
? Solicitar aos alunos que pesquisem elementos, inerentes a estas artes (curiosidades, t?cnicas, estilos e outros), ainda n?o abordados em sala de aula;
? Gravar a pesquisa em CD ou em Pen-drive;
? Propor aos alunos que durante a semana antecedente ? aula de Artes, montem uma apresenta??o em slides, utilizando as imagens e textos recolhidos nos sites pesquisados, para exposi??o em sala de aula, com dura??o de no m?ximo 10 minutos.
? (Observa??o: Reservar um hor?rio extraclasse, para auxiliar os alunos com dificuldade em elabora??o de slides em Power-Point)
Aula 4
? Preparar a sala com data-show, para a apresenta??o te?rica dos alunos;
? Acompanhar as apresenta??es e solicitar para que os alunos anotem quest?es, particularidades, d?vidas e curiosidades que surgirem durante as apresenta??es dos grupos, as quais ser?o discutidas posteriormente no coletivo;
? Proporcionar a socializa??o das quest?es anotadas pelos alunos, de modo que ao dialogarem entre si, o professor perceba se houve aprendizado sobre o assunto pesquisado.
Vocabul?rio:
Grafiteiro, escritor, writer ? pessoa que manipula a lata de spray na realiza??o dos grafites.
Tag, assinatura e/ou Pixa??o ? tanto pode ser a assinatura do autor de um Grafite, como a assinatura solta pelos muros. Tamb?m refere-se ao ato de ?pixar?(com x). Pixar ? expressar e popularizar um nome, um pseud?nimo, uma marca.
Bomb ? S?o letras preenchidas com duas cores.
Pixa?ao ou Picha??o ? Escrever (em muros, paredes, etc) com piche ou spray
Cosmopolitas ? que apresenta aspectos comuns a v?rios pa?ses
Escritura das Cavernas ? Arte Rupestre
Legado ? Aquilo que ? deoxado para o outro
Rol?s - G?ria que significa ?dar um giro por a??; uma volta, um passeio
Narciso ? Homem demasiadamente vaidoso
? Avaliar durante o processo de desenvolvimento das aulas se os alunos conseguiram:
1. Compreender a diferen?a entre Arte Grafite e Picha??o;
2. Pesquisar em sites da internet e recolher os dados para elabora??o de uma apresenta??o;
3. Ter coer?ncia, clareza e objetividade na elabora??o dos slides em PowerPoint e na apresenta??o do trabalho;
4. Trabalhar em grupo.