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Esfera

Autor e Co-autor(es)

Lutécia Gasparoto imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Médio Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Noções e definições envolvendo a esfera. Explorar o sólido em 3D com o apoio do software de apresentação Impress/BrOffice.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de ângulo, diâmetro, raio e medidas. Noções de plano cartesiano.

Estratégias e recursos da aula

A esfera é um importante sólido da geometria. Além disso aparece em inúmeras aplicações importantes da vida cotidiana. Nessa aula também apresentamos uma forma de manipular o sólido em 3D usando o programa de apresentações do BrOffice, o Impress ( http://www.broffice.org ).

Abaixo uma imagem da esfera que o professor pode apresentar aos alunos.

 data/img-1

Recurso disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera

Sempre que possível, é importante relacionar conteúdos com a vida cotidiana. Eis um exemplo que pode ser usado. Não deixe de ver a animação.

data/img-2

Fonte e Animação:http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolamento


Os rolamentos são formados por esferas que permitem que ocorra o giro de uma roda em um eixo, como por exemplo nas rodas dos carros.

Sugerimos que o professor proponha que os alunos conheçam melhor a esfera por meio da criação das suas próprias esferas.

Para isso o BrOffice/Impress ( http://www.broffice.org ) oferece um excelente recurso de desenho de objetos em 3D. Vamos ver como isso pode ser feito. É simples.

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O primeiro passo é exibir a barra de ferramentas de desenho para objetos em 3D.
Basta seguir o caminho indicado na figura acima: Exibir > Barra de ferramentas > Objetos 3D
Clicando no ícone da esfera pode-se desenhar, girar, redimensionar e alterar a cor da esfera em 3 dimensões.
Observe o exemplo abaixo:

data/img-4

Uma vez que os alunos tenham tido a oportunidade de manipular e conhecer um pouco mais sobre a esfera, pode-se partir para um aprofundamento do estudo da esfera.

Definição de uma esfera
Uma esfera é definida como um sólido de centro O e raio R cujos conjunto de pontos do espaço estão a uma distância do centro igual ou menor que R. Eis uma ilustração a ser apresentada aos alunos:

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Fonte: imagem cedida pelo autor.

Área e Volume de uma Esfera

Considerando as interações anteriores, é possível partir para os cálculos mais comuns envolvendo esferas, que são a determinação da área e do volume. O professor pode propor alguns desafios para que sejam utilizadas as expressões abaixo.

Área
A área de uma esfera pode ser obtida a partir da expressão:

A = 4 . data/img-6 . R2

Volume
O volume da esfera é dado pela expressão:

V = http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/945/imagens/pi.jpg . R3
        3

Com os recursos apresentados até aqui é possível partir para um trabalho que envolva a aplicação do que foi estudado. O professor pode pedir aos alunos que procurem outras aplicações da esfera na vida cotidiana e também realizar cálculos de área e volume. Se possível, a continuidade do trabalho com o programa de apresentações Impress nesse conteúdo poderia tornar a aula mais interessante aos alunos.

Recursos Complementares

Também pode-se trabalhar com os aluno a criação de um mapa conceitual, no papel ou no computador (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual). Integrar no mapa outros sólidos da geometria espacial além das aplicações da esfera permitirá aos alunos construir relações mais elaboradas da geometria e suas aplicações.

Avaliação

Como forma de avaliação o professor pode solicitar aos alunos que elaborem uma apresentação no programa Impress/BrOffice sobre a esfera e realizem uma apresentação aos colegas, compartilhando e discutindo o que foi aprendido. Também é importante avaliar o desempenho dos alunos durante os trabalhos, pedindo aos alunos que revezem as posições e fazendo intervenções no processo, buscando ajudar os alunos que possuam eventuais dificuldades com o conteúdo.