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Cones

Autor e Co-autor(es)

Lut?cia Gasparoto imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma
Ensino M?dio Matem?tica Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

No??es e defini??es envolvendo cones. Explorar o s?lido em 3D com o apoio do software de apresenta??o Impress/BrOffice.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de ?rea, ?ngulo, di?metro, raio e medidas.

Estratégias e recursos da aula

O cone ? um importante s?lido da geometria. Est?o relacionados ao cone, elementos importantes da matem?tica como as c?nicas que envolvem as curvas da par?bola, c?rculo, elipse e hip?rbole. Assim, um bom entendimento do cone pode tamb?m auxiliar os alunos em outros conhecimentos importantes relacionados com a geometria. Nessa aula tamb?m apresentamos uma forma de manipular o s?lido em 3D usando o programa de apresenta??es do BrOffice, o Impress (http://www.broffice.org).

Abaixo uma imagem de um cone que o professor pode apresentar aos alunos.

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Recurso dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cone

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitualSugerimos que o professor proponha que os alunos conhe?am melhor o cone por meio da cria??o dos seus pr?prios cones. Para isso o Impress oferece um excelente recurso de desenho de objetos em 3D. Vamos ver como isso pode ser feito.

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O primeiro passo ? exibir a barra de ferramentas de desenho para objetos em 3D.
Basta seguir o caminho indicado na figura acima: Exibir > Barra de ferramentas > Objetos 3D
Clicando no ?cone do cone pode-se desenhar, girar, redimensionar e alterar a cor do cone em 3 dimens?es.
Observe o exemplo abaixo:

data/img-3

Uma vez que os alunos tenham tido a oportunidade de manipular e conhecer um pouco mais sobre o cone, pode-se partir para um aprofundamento do estudo do cone. A classifica??o de um cone ? o pr?ximo passo.

Classifica??o de um cone circular
Existem dois tipos de cones a serem apresentados aos alunos.

1. O Cone Reto

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Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Cone_3d.png (modificada pelo autor)

O cone reto ? o cone cujo eixo de rota??o ? perpendicular ? base. Por?m, antes de apresentar a defini??o, ? importante que o professor pergunte aos alunos que caracter?sticas eles observam no cone e se eles conseguem identificar o motivo da nomenclatura do cone.

2. O Cone Obl?quo

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Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Cone_3d.png (modificada pelo autor)

No caso deste cone, ? f?cil constatar que ele ? chamado de obl?quo em fun??o da inclina??o do eixo de rota??o em rela??o ? base.

Elementos de um cone circular
Possivelmente os alunos identifiquem rapidamente o raio e a altura dos cones apresentados. A idenfica??o dos elementos s?o importantes para que possam ser realizados c?lculos quando necess?rios. Observando as imagens podemos considerar a exist?ncia dos seguintes elementos:

* altura: a dist?ncia h
* geratriz: segmento g entre as extremidades, da ponta ? base.
* eixo: representado por a no cone obl?quo. No caso do cone reto, o eixo coincide com a linha da altura.
* raio: identificado por r.


?rea e Volume de um Cone

?rea
Utilizaremos a planifica??o de um cone circular reto para tornar o c?lculo mais compreens?vel. Basicamente, o c?lculo a ser feito ? a da soma das ?reas da planifica??o do cone somada ? ?rea da base do cone.

data/img-6

Fonte: imagem cedida pelo autor.


A ?rea lateral (AL) de um cone ? obtida por:
AL = data/img-7. r. g

A ?rea da base (AB) ? obtida por:
AB = data/img-9 . r2

A ?rea total  (AT) ? a soma da ?rea da base e da ?rea lateral. Portanto:

AT = AL + AB

Usando as express?es anteriores, obtemos:
AT = http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/946/imagens/pi.jpg. r (r + g)

Volume
O volume do cone ? dado pela express?o:

V = AT . h  
          3


Se AT = http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/946/imagens/pi.jpg. r2

Temos a f?rmula para calcular o volume

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Com os recursos apresentados at? aqui ? poss?vel partir para um trabalho que envolva a aplica??o do que foi estudado. O professor pode pedir aos alunos que procurem aplica??es do cone na vida cotidiana e tamb?m realizar c?lculos de altura, ?rea e volume. Se poss?vel, a continuidade do trabalho com o programa de apresenta??es Impress/BrOffice nesse conte?do poderia tornar a aula mais interessante aos alunos.

Recursos Complementares

Um recurso que pode contribuir com a contru??o dos conceitos ? a constru??o de cones de papel. Os alunos teriam de realizar c?lculos para projetarem seus cones e verificarem se suas previs?es de altura, por exemplo, se confirmaram. Tamb?m pode-se trabalhar com os aluno a cria??o de um mapa conceitual, no papel ou no computador (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual).

Avaliação

Uma forma diferente de avaliar seria pedir que os alunos construissem um cone de papel com determinadas caracter?sticas de altura, volume, ?rea. Essa atividade pr?tica ? abrangente em termos dos conte?dos e desafiadora, al?m de possibilitar aos alunos colocarem em pr?tica o que foi estudado.