Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Caro professor(a), inicie suas atividades fazendo questionamentos relacionados ao conceito de paisagem, que é a expressão visível dos elementos existentes em um lugar qualquer do espaço terrestre.
Identifique os conceitos de paisagem que os alunos usam. Estimule suas respostas a partir dos seguintes questionamentos:
- O que você vê pela janela? Você acha que é uma paisagem? Por quê?
- Essa paisagem é formada por elementos naturais ou construídos?
- Como você imagina que era esse lugar há dez anos?
- E o lugar onde está localizada sua casa?
- E há cem anos?
- e há milhares de anos?
- O que mudou?
- Como mudou?
- De que maneira mudou?
- Por que mudou?
Converse com alunos e colegas de classe a respeito dessas mudanças. Discuta as transformações ocorridas em algumas paisagens, verificando:
• que elementos permaneceram
• quais elementos foram modificados
• quais eram as funções desse locais
• como o homem modifica seu ambiente.
Professor, faça isso por meio da análise de elementos próximos da realidade do aluno. Explore ao máximo os exemplos apresentados pelos alunos como parâmetro de comparação com o que você selecionou.
Como forma de motivação mostrar um vídeo da TV Escola, e verificar a humanização das paisagens, ou quais eram as paisagens naturais no Brasil, como foram modificadas, ou como foram substituídas por paisagens com outros elementos geográficos.
Nesse momento você poderá utilizar o filme Percepção da paisagem disponível em
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001063.wmv
Como atividade complementar peça aos alunos que imaginem e desenhem o lugar onde eles moram. Peça que usem sua imaginação para desenhar esse mesmo lugar há tempos atrás.
Exponha os desenhos dos alunos e peça para eles descreverem o que não mudou e o que mudou nas paisagens de um colega. Ou, peça que eles troquem suas paisagens com as de um colega e este vai descrever o que mudou e o que não mudou.
Professor leve o aluno a identificar, comparar, relacionar e concluir as semelhanças e diferenças, suas causas e conseqüências nas paisagens analisadas.