Portal do Professor

Início do Conteúdo

Valorizando a diversidade - Menina bonita do la?o de fita

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar o gosto pela leitura de hist?rias narradas.

Desenvolver habilidede de escrever frases a paritr de gravuras.

Interpretar fatos da hist?ria a partir de perguntas sugeridas.

Tratar a quest?o das diferen?as, valorizando a diversidade a partir da ra?a negra.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (m?e, pai, av?, tia, etc).

Estratégias e recursos da aula

undefined

Imagem dispon?vel em:

http://www.toymagazine.com.br/images/livro_moca_bonita.jpg

Editora: ATICA 3
ISBN : 8508066392
ISBN 13: 9788508066391
Espec. : LITERATURA INFANTIL
BROCHURA
7 ? Edi??o - 2000  24 p?g.

MENINA BONITA DO LA?O DE FITA

(Ana Maria Machado)

Era uma vez uma menina linda, linda.

Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.

A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.

Ainda por cima, a m?e gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com la?os de fita coloridas.

Ela ficava parecendo uma princesa das terras da ?frica, ou uma fada do Reino do Luar.

E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.

E pensava:

- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

Por isso, um dia ele foi at? a casa da menina e perguntou:

- Menina bonita do la?o de fita, qual ? o teu segredo para ser t?o pretinha?

A menina n?o sabia, mas inventou:­

- Ah deve ser porque eu ca? na tinta preta quando era pequenina...

O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.

Ficou bem negro, todo contente. Mas a? veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.

Ent?o ele voltou l? na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do la?o de fita, qual ? o seu segredo para ser t?o pretinha?

A menina n?o sabia, mas inventou:

- Ah, deve ser porque eu tomei muito caf? q uando era pequenina.

O coelho saiu d ali e tomou tanto ca f? que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.

Mas n?o ficou nada preto.

- Menina bonita do la?o de fita, qual o teu segredo para ser t?o pretinha?

A menina n?o sabia, mas inventou:­

- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.

O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba at? ficar pesad?o, sem conseguir sair do lugar. O m?ximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas n?o ficou nada preto.

Ent?o ele voltou l? na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do la?o de fita, qual ? teu segredo pra ser t?o pretinha?

A menina n?o sabia e... J? ia inventando outra coisa, uma hist?ria de feijoada, quando a m?e dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

- Artes de uma av? preta que ela tinha...

A? o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a m?e da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre ? com os pais, os tios, os av?s e at?

com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.

N?o precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma gra?a.

Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote n?o para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e at? uma coelha bem pretinha.

J? se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.

E quando a coelhinha sa?a de la?o colorido no pesco?o sempre encontrava algu?m que perguntava:

- Coelha bonita do la?o de fita, qual ? o teu segredo para ser t?o pretinha?

E ela respondia: - Conselhos da m?e da minha madrinha... 

Texto dispon?vel em:

http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/na-espera-menina-bonita-do-lao-de-fita.html

Momento 1

A professora, antes de apresentar o livro, iniciar? a aula com uma conversa informal perguntando:

Com quem a gente se parece?

 Todas as pessoas s?o iguais? 

Mostrar a capa do livro ?Menina bonita do la?o de fita? e perguntar:

Quem ser? essa menina?

Como ela ??

Quais as suas caracter?sticas?

Como ela parece estar se sentindo?

Ap?s explorar a capa do livro e ouvir o que as crian?as tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamrnte pelos alunos, depois em voz alta pela professora.

Momento 2

Trabalhar oralmente as caracter?sticas f?sicas da menina, associando ?s compara??es do texto.

Em seguida, realizar a interpreta??o do livro:

Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?

E o seu cabelo? O que sua m?e fazia nele?

Seus olhos se pareciam com o que?

Como era o coelho?

O que ele descobriu?

Qual a conclus?o que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?

Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?

Deixar claro que cada um de n?s tem suas caracter?sticas, oriundas de sua fam?lia. Sendo assim, somos ?nicos, diferentes, e isso torna cada um de n?s especial.

Momento 3

Recolher as fotos trazidas pelos alunos e colar em grande cartaz dizendo:

Diferen?as: n?o basta reconhec?-las ? preciso valoriz?-las.

A professora deve pedir que olhem o cartaz com as fotos e procurem em seus parentes alguma caracter?stica parecida com a sua. Havendo alguma foto ou crian?a negra na sala, a professora poder? ressalt?-la, dizendo das semelhan?as com a menina da hist?ria.

Momento 4:

Para esse momento a professora dever? xerocar a ilustra??o abaixo e entregar as 3 imagens recortadas e embaralhadas para cada crian?a (1 c?pia para cada um)

undefined

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_3yrMyAYc3_Y/Sg-zRJnK32I/AAAAAAAADAQ/1zWLlK_oeYc/s1600-h/Nova+Imagem.png

Pedir para as crian?as colarem na ordem (em uma folha of?cio A4) as tentativas do coelho para conseguir ficar da cor da menina. Ap?s a colagem, pedir que escrevam uma frase para cada cena.

Momento 5

Distribuir a seguinte atividade xerocada:

undefined

Imagem dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_3yrMyAYc3_Y/Sg-5LMCdv6I/AAAAAAAADAY/EmwCZfpSk4g/s1600-h/hist%C3%B3ria+144.jpg

Ler o enunciado com as crian?as e explicar o que deve ser feito. Quando todas acabarem de fazer a corre??o no quadro, pedir:

Circule a primeira letra de cada palavra que forma o t?tulo do livro.

Pinte de azul (por exemplo) a ?ltima letra de cada palavra que forma o t?tulo do livro.

Avaliação

Observar o envolvimento e a participa??o dos alunos nas respostas ?s quest?es colocadas.

Avaliar se compreenderam a sequ?ncia dos fatos ocorridos com o personagem. (momento 4)

Observar se conseguem associar letra a n?mero.

Analisar o progresso de escrita e a criatividade ao produzir frases (momento 5).

Anotar as conclus?es das crian?as para verificar o n?vel de compreens?o da hist?ria e da import?ncia de valorizar as diferentes ra?as.