Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a População do Brasil

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os lugares de origem da população brasileira • Identificar os locais de maior concentração populacional no Brasil • Relacionar o lugar de vivência dos alunos com o contexto populacional nacional.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecimentos sobre o que é população, • Características da população brasileira, • Conhecimentos sócio culturais dos alunos sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Sugestão de aula

Professor, comece perguntando aos alunos onde nasceram; de onde veio a sua família; se eles possuem características físicas ou traços culturais herdados dos seus familiares.
Depois desse exercício de identificação, oriente seus alunos para um trabalho com mapas: peça que acessem o site:

www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/952/imagens/cidades.jpg

e busquem mapas sobre a densidade demográfica do país e mapas políticos com especificação das unidades federativas.
Enquanto os alunos acessam as informações solicitadas, cole dois exemplares no quadro negro ou parede. A idéia aqui é demonstrar como os alunos devem proceder para traçar linhas imaginarias nos mapas de seus monitores.

Professor, mostre em seu mapa, no quadro-negro, o lugar onde você está e o lugar em que você nasceu. Trace uma linha imaginária unindo esses dois lugares. Continue o exercício estabelecendo essas linhas entre o local onde se encontra e outros. Sugere-se buscar os locais de origem das famílias, para atestar as rotas migratórias no contexto da ocupação do território brasileiro.

Depois disso peça que seus alunos façam o mesmo nos mapas abertos em seu monitor.

A partir desse exercício é necessário que se comece um processo de comparação entre as origens dos alunos e a quantidade de pessoas que vivem nos diferentes estados brasileiros.

Comparando as respostas dos alunos leve-os a concluir que são brasileiros porque nasceram no Brasil: especifique as fronteiras desse território, os limites dos estados dentro do território nacional, sempre mostrando em seu mapa e pedindo que eles façam o mesmo nos deles. Peça-lhes que ao olhar para os estados de origem de seus familiares, procurem descobrir se são áreas de maior ou menor concentração de pessoas.

Aproveite esse exercício e explique os conceitos de concentração e dispersão populacional, áreas de expulsão e atração populacional.

Peça aos alunos que anotem essas explicações e escrevam um pequeno texto sobre a relação entre o que é ser brasileiro e onde estão os brasileiros no território brasileiro, usando os conceitos apreendidos.

Ainda utilizando o site anterior, verifique a densidade demográfica no decorrer do tempo. Para isso, a partir das informações disponíveis nesses mapas, peça aos alunos que respondam as seguintes questões:

1) Onde há concentração de população?
2) Em qual área do território brasileiro essa concentração é maior?
3) O lugar onde você se encontra e área de concentração?


Professor, essa proposta pode ter continuidade a partir de um aprofundamento do tema. Nesse sentido, caso lhe pareça interessante, peça aos alunos que entrem no site

http://www.infoescola.com/geografia/populacao-do-brasil/

 

e leiam o artigo sobre a população brasileira, para identificação de outras características, tais como: taxas de mortalidade infantil e sua diminuição na década de 40 com a melhoria das condições médico-hospitalares; ou a queda de natalidade a partir da década de 70 com o planejamento familiar, métodos contraceptivos e inserção da mulher no mercado de trabalho.

Temas correlatos ou transversais

-Professor, você pode também fazer uma linha do tempo, mostrando a evolução da população e verificar as conseqüências disso em termos de ocupação do território brasileiro.
 

Avaliação

• Participação qualificada nas discussões • Produção de texto • Questionário ao fim das atividades