Andr?a Marques Le?o Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o escrita |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil |
Com estas aulas os alunos das s?ries iniciais poder?o perceber que utilizamos em nosso cotidiano v?rias palavras da L?ngua Inglesa, pois ? importante que tenham este conhecimento, uma vez que o estudo sobre a L?ngua Portuguesa e demais l?nguas fazem parte do curr?culo nacional.
N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.
Para dar in?cio a estas aulas, sugerimos que o professor inicie a aula apresentando aos alunos algumas palavras que constantemente utilizamos em nosso vocabul?rio, mas que s?o da L?ngua Inglesa.
O professor dever? mostrar essas palavras e pedir para que os alunos digam outras que eles acreditam n?o ser da L?ngua Portuguesa e que as utilizamos em nosso cotidiano, sem nos darmos conta de que s?o palavras da L?ngua Inglesa (Fig. 1).
Figura 1- Imagem e uma placa com escrita na L?ngua Inglesa
Dispon?vel em:
http://img.alibaba.com/photo/50932334/LED_Sign_LED_Advertisement_Board_LED_Panels_LED_Billboard_Electronic_LED_Screen.jpg
Acesso em: 08. Out. 2009.
Sugerimos que o professor apresente as palavras abaixo, entre outras que considerar relevante:
- Hot-Dog (Fig. 2)
- Hambuguer
- Videogame
- Shopping
- Outdoor
- home theater
- link
- mouse
- performance
- piercing
- ranking
- remix
- menu
- Show
- chic
- OK
- freezer
- marketing
- cowboy
- catchup
- lan-house
- jeans
- Fashion
- short
- Nomes pr?prios - principalmente se houver na sala de aula alunos que tenham nomes da l?ngua Inglesa, como, por exemplo, Jeniffer, Wesley, Kelly, entre outros
- Nomes de estabelecimentos comerciais
Figura 2- Imagem de um carrinho de ?HotDog?
Dispon?vel em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/D/8/50DD8_1.jpg Acesso em: 08. Out. 2009.
Depois de apresentadas as palavras em ingl?s que estamos acostumados a usar, sugerimos que os alunos fa?am pesquisas em dicion?rios da L?ngua Inglesa para saber qual ? a tradu??o de tais palavras.
O site abaixo poder? ser utilizado pelos alunos e pelo professor para a tradu??o das palavras da l?ngua inglesa apresentadas nas aulas:
http://translate.google.com.br/translate_t#
Sugerimos ainda, que ap?s a tradu??o destas palavras, os alunos elaborem gloss?rios, em forma de cartazes, para que sejam expostos na escola, com palavras e express?es da L?ngua Inglesa que freq?entemente utilizamos.
Com o objetivo de fechar estas aulas, o professor dever? conversar com os alunos sobre a import?ncia de sabermos a origem das palavras (de qual l?ngua elas prov?m) e tamb?m quando e como podemos utiliz?-las na linguagem escrita e oral.
Os sites abaixo poder?o ser visitados tanto pelo professor quanto pelos alunos para que este assunto (uso da l?ngua inglesa na comunica??o oral e escrita) possa ser bem discutido nestas aulas.
http://www.artigonal.com/linguas-artigos/misturando-ingles-com-portugues-830125.html (Fig. 3)
http://shdo.com.br/softwares/?p=217
Figura 3- Imagem do site
Abaixo se encontra um material did?tico que poder? ser visitado pelo professor antes do desenvolvimento destas aulas, para que ele possa ver algumas dicas de como proceder nestas.
http://www.slideshare.net/FabioRLemes/plano-de-aula-trabalhando-a-lngua-inglesa-no-cotidiano
O professor dever? avaliar no desenvolvimento destas aulas se os alunos conseguiram reconhecer que utilizamos em nosso cotidiano v?rias palavras da l?ngua inglesa e, sobretudo que ampliaram seu vocabul?rio acerca de palavras e express?es desta l?ngua inglesa por meio das atividades trabalhadas nestas aulas.