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Trabalho: O que este conceito F?sico nos ensina!

Autor e Co-autor(es)

Andr?a Marques Le?o Doescher imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio F?sica Calor, ambiente e usos de energia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno compreender? o que ? o Trabalho de alguma For?a e como ele est? presente no nosso cotidiano.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Trigonometria (cosseno e seno); * Segunda lei de Newton.

Estratégias e recursos da aula

As estrat?gias utilizadas ser?o:
? Aula interativa;
? Aula conceitual;
? Uso do Laborat?rio de Inform?tica;
? Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor dever? solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necess?rios para a realiza??o do experimento nestas aulas.

Tabela 1 ? Lista de Materiais

Materiais Coment?rios
2 peda?os de papel?o Os papel?es ser?o usados para formarem rampas.
Suportes Os suportes s?o utilizados para elevarem as rampas. Dever?o ser iguais para ambas as rampas.
Caixa Utilizamos uma caixa de "ch? mate", de 200g, do tipo granel.
Massas Qualquer material para p?r nas caixas. Por exemplo: massa de modelar, moedas etc.
Barbante Ou qualquer outro tipo de linha.
Dinam?metro Para medir a For?a exercida na caixa. Adquirido em lojas de balan?as.
Fita adesiva

Motiva??o:

Sugerimos que o professor, ap?s pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, demonstre em sala de aula um macaco mec?nico (Fig. 1) em a??o. Em seguida, o professor dever? levantar sua mesa ou um balde grande com terra usando para isso o macaco mec?nico. O professor poder? pedir, se preferir, que um aluno tente fazer tal atividade.

Figura 1 ? Macaco mec?nico.
Imagem dispon?vel em: http://www.testedos100dias.com.br/fusion/wp-content/uploads/2009/07/macaco-520x390.jpg. Acesso em: 07 Out 2009

Ap?s isto, promova uma discuss?o com os alunos, tendo as seguintes quest?es como norteadoras desta:

? Como o macaco mec?nico funciona?

? Ele pode levantar um carro?

? Quais conceitos f?sicos est?o envolvidos?

? Qual a import?ncia deste equipamento para a humanidade?

? importante que o professor ou?a as opini?es dos alunos e favore?a com que eles possam concluir que temos as For?as de Atrito, Peso, Contato, al?m da a??o da gravidade e de Energias (Potencial e Cin?tica) envolvidas no trabalho realizado pelo macaco mec?nico. Ressalte, entretanto, que iremos focar na a??o do Trabalho do macaco mec?nico, assim sendo o professor dever? dizer que este conceito ser? estudado e esclarecido no decorrer destas aulas.

Atividade 1

Pensando no funcionamento do macaco mec?nico, sugerimos que o professor, ap?s dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, pe?a para que eles (os grupos) imaginem e construam um sistema parecido com o macaco mec?nico, e que este sistema auxilie com que as pessoas consigam levantar objetos muito pesados, como por exemplo, um cavalo que se feriu e que dever? ser colocado sobre um caminh?o ou, at? mesmo, para erguer um container (Fig. 2). ? importante informar aos alunos que neste sistema somente poderemos utilizar equipamentos simples (cordas, ganchos, placa de madeira, roldanas etc.). Ressaltamos que o professor dever? levar estes materiais para a aula, de forma a propocionar a realiza??o desta atividade.

Figura 2 ? Container.
Imagem dispon?vel em: http://www.greenhomebuilding.com/weblog/uploaded_images/container16-771995.jpg. Acesso em: 10 Nov. 2009

Pe?a para que cada grupo apresente aos demais alunos da sala suas ideias e que eles opinem sobre o funcionamento desta. ? importante que o professor promova com os alunos uma discuss?o sobre a efetividade do que foi constru?do pelos grupos para resolver os problemas propostos!! Feito isto, explique aos alunos que na pr?xima atividade ser? desenvolvido um experimento que ilustra este sistema - Trabalho.

Atividade 2

Na atividade anterior foi discutido a forma??o de um sistema id?ntico ao macaco mec?nico, ou seja, que utilizasse os mesmo conceitos de funcionamento, neste momento, o professor dever? apresentar o recurso que aborda uma experi?ncia que trata sobre o mesmo assunto - Trabalho, como postado abaixo.

Recurso:Economia de for?a 2

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
recursos/mec_5465/economia_de_for%c3%a7a_2.pdf

Este experimento (Fig. 3) consiste em demonstrar o estudo do Trabalho num plano inclinado.

Figura 3 ? Representa??o da experi?ncia.

Neste experimento poder? ser visto q ue com o uso adequado de um plano inclinad o, podemos realizar o mesmo trabalho realizando menos for?a. O trabalho em quest?o ? levantar uma caixa a uma determinada altura.

O experimento consiste em utilizar duas rampas feitas com papel?o, uma caixa de "ch? mate", barbante, suportes, dinam?metro e massas.

Em rela??o ? montagem do experimento, o professor dever? dar as seguintes instru??es aos alunos:

? Cortem uma das rampas de papel?o com 60 cm de comprimento e a outra rampa com 30 cm (Fig.4)

Figura 4 ? Demonstra??o.

? Fa?am dois suportes ? com as tampas requisitadas na tabela 1. Os suportes devem ser do mesmo tamanho e formato, se poss?vel com os mesmos materiais para ambos.

? Coloquem uma das rampas em um suporte e a outra no outro suporte (Fig. 4).

? Fixem com fita adesiva as rampas na borda dos suportes, para que estas n?o se desloquem.

? Furem dois lados da caixa de ch?. Passem uma das extremidades do barbante nos furos e amarrem-no na outra ponta (Fig. 5).

Figura 5 ? Caixinha com o barbante.

? Coloquem massas na caixa.

? Com o uso do dinam?metro, levantem a caixa at? que seu fundo atinja o topo do suporte, mas dividindo este de tr?s modos (Fig. 6): primeiramente sem o uso das rampas, depois na rampa mais curta (de maior inclina??o) e finalmente na rampa mais longa (de menor inclina??o).

Figura 6 ? Sistema dinam?metro e caixa.

Pergunte aos alunos o que eles notaram de diferente nos dados obtidos pelo dinam?metro enquanto faziam as tr?s etapas do experimento. Ajude-os a compreender que quanto maior a dist?ncia de deslocamento do objeto menor ser? a for?a para desloc?-lo. Assim, o mesmo Trabalho ? feito usando-se menos For?a, ocasionando, assim, um aumento na dist?ncia percorrida.

Neste momento, retome a pergunta inicial (do macaco mec?nico) e favore?a com que os alunos compreendam que o macaco consegue erguer o carro pela rala??o entre for?a e deslocamento. A medida da dist?ncia percorrida pela m?o que gira a manivela ? dezenas de vezes maior que a eleva??o sofrida pelo autom?vel em decorr?ncia desse movimento. A redu??o da for?a ? exatamente o inverso do aumento do deslocamento: se este se torna dezenas de vezes maior, a for?a exercida por quem opera o macaco se torna dezenas de vezes men or (1).

SUGEST?O

Sugerimos que o professor leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica ou ? sala de v?deo e apresente o seguinte v?deo (Fig. 7):

Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=1nprO5JZu8U (Acesso em: 07 Out. 2009)

Figura 7 ? Imagem do v?deo.

Observa??o: O v?deo sugerido acima ? a primeira parte de uma aula que contem cinco (5) partes. Nesta primeira parte ? discutido o Trabalho de uma for?a, assim sendo sugerimos somente a exibi??o da primeira parte desta aula, mas fica a cargo do professor trabalhar as demais partes.

Sugest?o: O professor, se preferir, poder? gravar o v?deo em DVD e apresent?-lo aos alunos na Sala de V?deo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Este v?deo explica o conceito de Trabalho detalhadamente e a sua rela??o com a Energia Cin?tica.

Ap?s a apresenta??o do v?deo, pergunte aos alunos qual a import?ncia do estudo do Trabalho nas nossas vidas. Al?m disso, pergunte se o Trabalho tem alguma rela??o com o macaco mec?nico discutido no in?cio destas aulas.

Refer?ncias Bibliogr?ficas

(1) ? Gaspar, Alberto. F?sica 1? Edi??o. p. 135, 2008.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Economia de for?a 2 Experimento pr?tico

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a participa??o dos alunos nas discuss?es, na explora??o do recurso, e pe?a para eles pesquisem em livros e na internet cinco (5) outras m?quinas que utilizem o conceito de Trabalho em seu funcionamento.