Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Mundo invis?vel dos pl?nctons

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Andrea da Silva Castagini

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Agroecologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Meio Ambiente
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Produ??o Aqu?cola
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que ? e como ? constitu?do o pl?ncton.
Compreender a import?ncia deste grupo de indiv?duos na cadeia alimentar
Avaliar os fatores que interferem e de que maneira interferem no ciclo de vida e equil?brio populacional deste grupo

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ecossistemas, cadeia alimentar.

Estratégias e recursos da aula


A m?dia noticiou m?s passado sobre o aporte de lixo que navios estrangeiros estariam deixando no litoral brasileiro. Ou seja, querem transformar nossos mares em lix?es internacionais. Isto representa um grave crime ambiental causador de grande desequil?brio. E na base desse desequil?brio encontramos um grupo de organismos n?o muito conhecidos. O Pl?ncton. A reportagem a seguir trata desses organimos e como eles est?o associados com o equil?brio da vida aqu?tica. Jornal Cruzeiro do Sul, Lixo ao Mar, dispon?vel em: http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/biologia/7microscopia_al.pdf (acessado dia 13/10/09).

O que ? o plancton mencionado na reportagem? De que maneira o lixo influencia a sobreviv?ncia destes organismos? Qual a import?ncia destes organismos para o resto da cadeia alimentar?
O professor poder? pedir aos alunos que montem um breve mapa conceitual com o que sabem sobre este tema.



A reportagem da Revista FAPESP ?Reciclagem marinha alterada? trata de pesquisa que relaciona bact?rias provenientes de material org?nico e sua influencia no equil?brio ecol?gico marinho. Dispon?cel em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11034/especiais/reciclagem-marinha-alterada.htm (acessado dia 13/10/09).
Qual a rela??o que as bact?rias do estudo t?m com o pl?ncton? Qual a import?ncia do trabalho feito por elas para o ecossistema marinho?
Para conhecer mais sobre estes organismos leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica.

O pl?ncton ? constitu?do de fitoplancton e zoopl?ncton, e um grupo importante que o constitui ? o Protista. Acesse o recurso do Portal do Professor, Organelas Citoplasm?ticas ? Protozo?rios, que apresenta o funcionamento deste organismo unicelular. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10147  (Acessado dia 13/10/09).
.

.

.Organelas citoplasm?ticas: protozo?rios    

.

.


Que varia??es estruturais este grupo pode apresentar na composi??o do pl?ncton?
Um v?deo muito interessante ? ?A vida invis?vel na lagoa?, que mostra os diversos organismos que comp?em o fito e zoopl?ncton, al?m de outros grupos. Acesse o v?deo pelo endere?o: http://wms.emm.usp.br/ib/O_Mundo_Invisivel_da_Lagoa_multi.wmv (acessado dia 09/10/09).
Identifique os animais mencionados no v?deo, e correlacione seu grupo taxon?mico e fun??o ecol?gica que desempenha no ecossistema Lagoa.

Colete ?gua para visualizar os microorganismos que constituem o pl?ncton. Para isto, o professor poder? fazer uma excurs?o com os alunos em locais que tenham corpos d??gua. Planeje toda a log?stica necess?ria para uma sa?da ? campo como essa, desde a autoriza??o dos pais ou respons?veis (para alunos menores de 18 anos) at? os cuidados necess?rios para que n?o ocorra acidentes. Um v?deo que explica o passo-a-passo dessa atividade encontra-se dispon?vel no endere?o a seguir: http://wms.emm.usp.br/ib/Cultivando_Microorganismos_multi.wmv (acessado dia 17/11/09). Lembrete: ao acessar este endere?o, abrir? uma janela "pop-up" com o programa padr?o que roda v?deos em seu computador, e o v?deo come?a a passar.
Pe?a que os alunos redijam um relat?rio de toda a atividade, e depois montem uma breve apresenta??o sobre os organismos que foram encontrados em cada amostra de ?gua. Eles devem n?o somente elencar os organismos encontrados, mas tamb?m pesquisar sobre suas caracter?sticas, fisiologia e ecologia.

Retome com os alunos a discuss?o feita no in?cio da aula. De que forma a polui??o das ?guas afeta a popula??o de pl?ncton? Quais as repercuss?es disto? Pe?a que eles pesquisem um pouco mais sobre eutrofiza??o. Ap?s a pesquisa, discuta quais s?o as fontes que alimentam este fen?meno nas ?guas pluviais e fluviais. De que maneira podemos ajudar a evitar desequil?brios ecol?gicos aqu?ticos como esses?

Para finalizar a aula, pe?a aos alunos que retomem seus mapas conceituais e os complementem. Al?m disso, instrua que eles se re?nam em grupos de 3 integrantes para desenvolver um slogan que conscientize a comunidade local quanto aos riscos que o aporte indevido de lixo nas ?guas causa ao ambiente e sa?de. Ap?s a exposi??o dos trabalhos, selecione alguns para ficar a mostra na escola.

Recursos Complementares


O CINTED da UFRS disponibiliza um s?tio com informa??es sobre pl?ncton e ecologia, em: http://www.cinted.ufrgs.br/projetos/cesta/plancton.swf (Acessado dia 13/10/09).
O s?tio ?Bioci?ncia?, traz informa??es sobre as algas, em: http://biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=74&Itemid=169 (Acessado dia 13/10/09).
Projeto Brasil das ?guas, dispon?vel em: http://360graus.terra.com.br/extremoss/brasildasaguas_mostra.asp?did=10377 (acessado dia 13/10/09).
S?tio ?Saco de Id?ias?, reportagens e fotografias sobre pl?nton, dispon?vel em: http://www.sacodeideias.com/plancton-incrivel-vida-microscopica-marinha-fotos.html (Acessado dia 13/10/09).

Avaliação

A avalia??o pode ser feita sobre as produ??es individuais e coletivas dos alunos. Lembre de elencar crit?rios e deix?-los expl?citos aos educandos com anteced?ncia.