Portal do Professor

Início do Conteúdo

Segregação Racial

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conceituar racismo e apartheid • Estabelecer relações entre esses conceitos

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

No início da aula pergunte aos alunos:

• Todas as pessoas são iguais? Ou todos são diferentes?
Professor, nesse momento você deve orientar a discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira. Observe que a questão da igualdade de direitos e deveres perante a lei não garante tratamento igualitário dos indivíduos.

Após essa problematização peça aos alunos que entrem no site http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/legislacao.html, e leiam o que a constituição diz sobre os princípios fundamentais do ser humano.

Depois da leitura questione aos alunos:
• o que eles entendem por racismo;
• se eles constatam situações de discriminação racial no dia a dia;
• se eles consideram que no Brasil existe racismo e ;
• como essa discriminação se manifesta.

Professor, conclua a discussão estabelecendo uma definição sobre discriminação racial no Brasil.

Solicite aos alunos a visita ao site http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/apartheid.html e a leitura do texto “Apartheid, o racismo legalizado”.

A partir das leituras e das discussões anteriores peça aos alunos que escrevam um parágrafo sobre as relações entre apartheid e racismo.

Professor, nesse momento peça aos alunos que leiam os seus textos a fim de comparar as diversas idéias. A partir disso, sistematize os raciocínios apresentados conduzindo as idéias para o estabelecimento de conclusões, que remetam às diferenças entre o racismo como regime institucionalizado pelo Estado e o racismo difuso nas relações cotidianas.

Como dever de casa solicite, ao final da aula, a produção de um texto, que responda as seguintes questões;

• O que significa o racismo?
• O racismo é um problema na sociedade? Por quê?
• O Apartheid ainda vigora? Explique


Temas correlatos para debate

• O que é discriminação racial?
• Ontem e hoje, o negro no Brasil...
• Valorização do negro no Brasil
• O debate sobre as desigualdades
• Discriminação racial no trabalho

Sugestões de aprofundamento:

No site da embaixada da África do Sul no Brasil

http://www.africadosul.org.br/

você encontrará informações gerais sobre esse país.

Como sugestão de filmes, temos:

• Mandela. Direção de Jô Menell e Augus Gibson. África do Sul,1995.123 min.Esse filme mostra a biografia do líder sul-africano Nelson Mandela que foi o primeiro presidente negro da África do Sul eleito em eleições multirraciais.

• Sarafina! O som da liberdade. Direção de Darrell james Roodt, África do Sul/EUA/França/Inglaterra, 1992. 98 min. O filme conta a história de uma professora negra em Soweto, África do Sul, que em pleno regime de Apartheid mostra a seus alunos a cruel realidade de preconceitos que geram a desigualdade social e que tornam a vida adulta difícil.

O site http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm apresenta texto explicativo sobre o Apartheid.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/957/imagens/negro2.JPG

O site http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/indicadores.html apresenta indicadores de desigualdades entre população negra e branca no Brasil.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/957/imagens/negro1.JPG

Avaliação

• Participação qualificada nos debates • Produção de texto sobre as relações entre apartheid e racismo • Produção de texto ao fim das atividades