Eziquiel Menta
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor pode iniciar a aula contextualizando a situação econômica e política do Brasil a partir da década de 1960.
Sugerimos o vídeo Regime Militar onde o historiador Boris Fausto narra os acontecimentos desde o início da Ditadura Militar até a década 1980 com a Diretas Já!
|
Atenção professor! Chame atenção dos seus alunos para os Atos Institucionais, principalmente o AI 5º. , a música: “Eu te amo, meu Brasil” de Dom e Ravel e as propagandas “Brasil ame-o ou deixe-o”. |
Depois de analisar o filme o professor deverá dividir a turma em grupos para discutir os seguintes textos: “A Ditadura Militar” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Ditadura%20militar.pdf>, “Regime Militar AI 5” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/REgime%20AI%205.pdf>, “Vanguarda e a Ditadura” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Vanguarda%20e%20a%20Ditadura.pdf> e “A Pop Art no Brasil” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/A%20pop%20art%20no%20brasil.pdf>.
Após a leitura os grupos deverão relacionar os fatos históricos com os artísticos traçando um panorama da realidade do país na época.
Aula 02: No laboratório de informática os alunos deverão explorar a animação sobre Arte Efêmera disponível no site Itaú Cultural. http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2751
Os alunos deverão escolher um artista e pesquisar sobre suas obras e sua contribuição para as artes visuais. Além da pesquisa deverão apresentar a releitura de uma obra do artista escolhido.
Para apresentação da pesquisa os alunos poderão utilizar as seguintes mídias: jornal ou vídeo. Para a releitura das obras a técnica é livre.
Aula 03: Os alunos apresentaram o resultado das pesquisas e suas releituras.
Caso a escola tenha disponibilidade, sugerimos que o professor organize uma exposição com todos os trabalhos de todas as turmas.
Sugestão de avaliação
| Critérios | 100 | 80 | 60 |
| Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
| Qualidade | Articulou bem as idéias, trabalho bem acabado | Dificuldades de articular as idéias, precisa melhorar acabamento | Idéias desarticuladas e deve melhorar acabamento |
| Criatividade, interpretação e técnica | Aplicou de forma adequada a técnica e os conceitos da pop art brasileira | Aplicou de forma adequada o conceito, porém teve dificuldades com as técnicas | Dificuldade de aplicar as técnicas e conceitos |
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Regime Militar | Vídeo |