Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cidadania

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avaliar aspectos de responsabilidades no âmbito escolar, de emprego e pessoal. • Verificar motivos de demissões em locais de trabalho

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saberes sócio-culturais dos alunos sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Professor, você pode começar a aula contando a seguinte estória aos alunos:

Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação de diamantes... Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse-lhe que o avião que ele iria tomar com destino à Rússia sofreria um acidente e, em conseqüência, todos os passageiros morreriam. Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo. Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que o avião que ele deveria ter tomado caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes. Imediatamente, chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu-lhe efusivamente o aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia. O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe.

Após contar a estória lance a seguinte pergunta:


- Por que o guarda foi mandado embora?

Nesse momento o professor fará um debate com os alunos e verificará as respostas deles (Resposta: - O empregado era guarda-noturno, se teve um sonho à noite, é porque estava dormindo em serviço), se não encontrar a seguinte resposta comente com eles a resposta correta e aproveite as colocações que eles fizeram..

Logo depois pergunte: Quem estava certo, o chefe ou o funcionário? Por quê? Ou muitas vezes os funcionários não cumprem suas tarefas com êxito?

A partir das respostas sobre as perguntas feitas anteriormente, converse com os alunos sobre questões referentes a responsabilidade, particularmente no tocante a importância do cumprimento de suas tarefas.

Nesse momento o aluno deve compreender que as responsabilidades são importantes e fazem parte da formação do ser humano, e que para se tornar uma pessoa aceita pela sociedade deve cumprir suas responsabilidades.

Depois pedir aos alunos que entrem no site

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/961/imagens/emprego1.JPG

 

que explicita as razões que originam demissões, ou no site

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/vencer/070108-responsabilidade_assusta.shtm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/961/imagens/emprego2.JPG,

que aborda questões relativas aos porquês das fugas das responsabilidades, ou pode procurar sites relacionados.
Esses sites devem surgir como auxilio ao entendimento de que a falta de responsabilidades ou o não cumprimento de tarefas pode levar ao “fracasso profissional”.

Peça aos alunos que montem uma lista com 5 tarefas que realizam em casa ou na escola e qual o grau de dificuldade de cada uma (Você poderá criar parâmetros para numerar o grau de dificuldade, como por exemplo 1 – muito fácil, 2 – apresenta certa dificuldade, 3 – difícil, 4 – muito difícil) Depois compare com os colegas e relacione os motivos de demissões, e mesmo na dificuldade a necessidade de se ter responsabilidades.

A partir dessa atividade o aluno poderá comparar as tarefas realizadas em casa e as tarefas realizadas em uma empresa, por exemplo, e verificar que independente do local de atuação as responsabilidades existem e devem ser cumpridas.


Pedir aos alunos que criem um blog e escrevam:


• sugestões para o cumprimento de suas responsabilidades
• importância do cumprimento das responsabilidades
• problemas enfrentados pelos irresponsáveis


Temas correlatos:

O professor poderá falar das diferenças entre chefe e líder ou como praticar a cidadania.

Recursos Complementares

Avaliação

• da participação qualificada nos debates em sala; • da participação qualificada no blog em relação as respostas sobre a importância do cumprimento das responsabilidades