Portal do Professor

Início do Conteúdo

A influ?ncia da m?dia na sociedade atual

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Juliana Gomes de Souza Dias

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta Rosangela Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio Sociologia Indiv?duo, identidade e socializa??o
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • an?lise do discurso em diversas m?dias (impressa, audiovisual e web)
  • criar narrativas com base em fatos reais
  • analisar fatos e tomar decis?es
  • sintetizar informa??es da m?dia
  • compreender as diferen?as nas linguagens audiovisuais (document?rio, fic??o, anima??o, v?deoarte, etc.)

Duração das atividades

03 a 05 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • g?neros textuais e suas caracter?sticas
  • roteiro para audiovisual
  • rela??es do Brasil com os pa?ses da Am?rica do Sul e Am?rica Central

Estratégias e recursos da aula

Catarse

Ap?s as apresenta??es os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou ap?s a atividade.

Pr?tica social final do conte?do

Os alunos dever?o elaborar um question?rio para entrevistar a comunidade escolar e verificar de que maneira a m?dia influ?ncia a vida das pessoas. Ap?s a pesquisa e contabiliza??o dos dados os alunos dever?o apresentar para turma o resultado da pesquisa.

Sugest?o de question?rio:

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Regime Militar V?deo

Recursos Complementares

Portal do Professor. Controles b?sicos do Audacity. Dispon?vel em: <http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=189> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Portal do Professor. Inserindo m?sica de fundo no Audacity. Dispon?vel em: <http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/musica_fundo.htm> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Microsoft. Cortando Clipes de ?udio e V?deo com o Windows Movie Maker. Dispon?vel em: <http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/learnmore/trimmingclips.mspx> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Editando com o cinelerra. Dispon?vel em: <http://cinelerra.org/docs/split_manual_pt_BR/cinelerra_cv_manual_pt_BR_7.html> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Avaliação

Al?m dos crit?rios propostos na aula 05, o professor dever? avaliar:

  • participa??o do aluno durante as discuss?es
  • envolvimento com as atividades
  • responsabilidade com o trabalho
  • capricho, criatividade e inova??o
  • prazo de entrega