Portal do Professor

Início do Conteúdo

Seguindo seus passos

Autor e Co-autor(es)

Wilson Vassallo Fagundes imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Artes Dan?a: Dan?ar
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Apreciar e dan?ar
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? perceber e experimentar:
? Aprofundamento em conceitos e viv?ncias r?tmicas importantes principalmente no trabalho da dan?a;
? Associar diferentes ritmos e movimentos a aspectos pr?prios da dan?a de sal?o;
? Desenvolver a percep??o do movimento r?tmico em duplas para o desenvolvimento de passos de dan?a;
? A criatividade na forma??o de movimentos corporais;
? Consci?ncia corporal dentro do ritmo;
? Desenvoltura e colabora??o durante as viv?ncias.

Duração das atividades

As reflex?es e viv?ncias dos alunos ser?o distribu?das em atividades que totalizar?o 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula com viv?ncias e discuss?es aprofundadas sobre a cad?ncia (aula publicada no portal - Explorando a cad?ncia);
Aula com viv?ncias e discuss?es aprofundadas sobre som e movimento (aula publicada no portal - Aliando som e movimento);
Aula com viv?ncias e discuss?es aprofundadas sobre ritmos e movimentos (aula publicada no portal - Uma diversidade de ritmos e movimentos).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01: ?O Espelho?

Iniciar a atividade com a seguinte experi?ncia:
O professor dever? levar um pequeno espelho de 30x30cm para uma pequena experi?ncia (caso n?o seja poss?vel poder? apenas fazer a reflex?o).
? Escrever em uma folha de papel uma palavra e mostrar aos alunos. Ap?s a leitura, colocar a palavra na frente do espelho e perguntar o que se pode perceber. (O espelho reflete a palavra ao contr?rio)

? Dividir a turma em duplas. Cada um da dupla possui uma fun??o: pessoa e espelho (imagem). Todo movimento que a pessoa fizer o espelho dever? reproduzir como se fosse a imagem do colega refletida.
(Ap?s um tempo de atividade os pap?is se invertem).

Ap?s a atividade reunir a turma para algumas reflex?es acerca da viv?ncia:

? Assim como aconteceu na experi?ncia que fizemos com o espelho, na atividade, quem fez o papel de espelho deveria repetir os movimentos do colega ao contr?rio, ou seja, se o colega levantasse o bra?o direito, o espelho deveria levantar o bra?o esquerdo.
? Essa atividade nos ajuda a refletir sobre um tipo de dan?a muito popular que se faz a dois (Dan?a de Sal?o). Quando dan?amos sozinhos, podemos fazer qualquer movimento sem muitas preocupa??es, por?m se dan?amos colados com algu?m, o movimento que fa?o interfere diretamente com o movimento da outra pessoa, por isso o movimento dessa pessoa dever? ser espelhado ao meu evitando assim o choque de movimentos. (Na dan?a de Sal?o os movimentos se encaixam como em uma engrenagem, se movimento a perna esquerda para frente meu par deve fazer o oposto, movimentar a direita para tr?s). Esse ? um dos princ?pios da Dan?a de Sal?o. Existem outros que oportunamente veremos, por enquanto vamos apenas dar um enfoque nesse.

Atividade 02: ?Seguindo os passos?

? Utilizando ainda a divis?o das duplas, o professor apresentar? o desafio:

? Ficando de frente um para o outro (sem sair dessa posi??o), segurando os bra?os do colega e estando no m?ximo a 30cm do mesmo, ser? que as duplas conseguiriam se locomover de um ponto a outro (dist?ncia determinada pelo professor), utilizando movimentos como: passos para frente, para tr?s e laterais sem repetir seguidamente os passos? (ex: Se dei um passo ? frente, o meu pr?ximo passo n?o pode ser novamente para frente).

Atividade 03:
? Repetir a mesma atividade s? que agora os movimentos dever?o seguir a cad?ncia de uma m?sica (previamente selecionada pelo professor).
OBS. As m?sicas utilizadas na aula ?Aliando som e movimento? por terem uma estrutura simples facilitariam a atividade.

Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados ?s atividades vivenciadas. Como: Quais as impress?es acerca de movimentos espelhados? Quais s?o os elementos que dificultam o movimentar-se a dois? Foi dif?cil sincronizar o movimento dos dois integrantes do grupo e associ?-lo ao ritmo? Quais s?o as qualidades e/ou defeitos que uma pessoa pode ter que facilita ou dificulta o movimento a dois? Quais os coment?rios e conclus?es acerca das atividades?


Al?m da discuss?o final, o professor dever? observar e analisar todo o processo de cria??o e viv?ncia dos alunos no que diz respeito ? integra??o, participa??o, desenvoltura, racioc?nio, criatividade, expressividade e consci?ncia corporal durante as atividades e na execu??o dos movimentos, visando detectar se houve aproxima??o entre os objetivos da aula e a concretiza??o da mesma.