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Intemperismo: pintura e expressão infantil.

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Expressar através da pintura dois tipos de intemperismo: químico e físico; envolver-se na atividade realizando-a com satisfação; organizar por meio da escrita o que sabem sobre intemperismo.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Intemperismo químico e físico.

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Desenhar e pintar as impressões sobre o intemperismo.

1º Momento: O professor sugere que as crianças expressem o conhecimento que têm desse fenômeno por intermédio da pintura.  Antes de fazer a pintura, as crianças discutem e combinam, previamente, quais os elementos que devem estar presentes na obra e quais materiais serão utilizados.

Caso exista no pátio da escola tanques de areia, o professor leva as crianças para recolher esse material, com a finalidade de representar as rochas, para isso é necessário que elas levem baldinhos e peneiras no sentido de armazenar a areia que será utilizada também na pintura.

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                                            Crianças recolhendo material para a pintura

2º Momento: Com o material selecionado, as crianças iniciam a pintura como forma de expressão dos seus conhecimentos. Como pode ser observado nas fotos do exemplo abaixo.

MATERIAL

  • 1/4 - De uma folha de cartolina azul
  • Tinta guache
  • Pincéis
  • Cola branca
  • Areia
  • Baldinhos e peneiras

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                                     Crianças no momento da realização da pintura.

3º Momento: O professor e as crianças constroem um texto coletivo,  para expor paralelamente às pinturas, no espaço da escola. Para a produção do texto, o professor deve:

  • anotar as palavras-chave para a elaboração do texto e produzi-lo a partir dessas palavras;
  • ajudar as crianças a buscar elementos de conexões textuais para dar sentido a escrita coletiva;
  • fazer a leitura completa do texto coletivo para as crianças;
  • criar o título do texto.
Observação: O(a) professor(a) pode expor o texto coletivo na sala para as crianças terem acesso à linguagem escrita.

Recursos Complementares


Avaliação

O professor  avalia se houve:

  • envolvimento das crianças durante a realização da pintura;
  • participação na construção do texto produzido coletivamente;
  • expressão dos conhecimentos em relação ao processo de intemperismo químico e físico.