Portal do Professor

Início do Conteúdo

Intemperismo - visita de um especialista para explicar esse fenômeno

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a habilidade de interagir com base no conhecimento verbalizado; ampliar os conhecimentos sobre o intemperismo.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de intemperismo; por que a água do mar é salgada.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Entrevistar um especialista

Observação

 O professor combina com as crianças para convidar um profissional para um bate papo com elas. A pessoa convidada pode ser alguém da família de alguma criança da turma ou algum conhecido do professor ou de algum pai. Essa entrevista diz respeito à ação do tempo, da água, da temperatura, do vento, dos seres vivos em processo de interação entre si e com os demais elementos da natureza.

1º Momento: Antes da visita do especialista, o professor e as crianças devem elaborar um roteiro de perguntas relacionadas às curiosidades e as dúvidas das crianças.

2º Momento: O especialista realiza uma aula expositiva e dialogada, explicando os três tipos de intemperismo, através de exemplos e imagens para uma melhor compreensão por parte das crianças.


Tipos de intemperismo:

Intemperismo físico: Os principais agentes são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, o vento, atividades de seres vivos.

Intemperismo químico: Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água.

Intemperismo biológico: Produzido por bactérias.

FIGURA 1- Foto da visita de um especialista

3º Momento: As crianças fazem seus questionamentos em relação ao tema. A medida que o especialista for respondendo o professor assume o papel de escriba, registrando as informações que serão guia para novas discussões.

Atividade 2 - Reviver a experiência tomando como base a discussão com o especialista.

1° Momento: As crianças devem sentar-se em uma grande roda para discutir a respeito do que foi exposto. Nesse momento, o professor deve ajudá-las na elaboração de suas explicações sobre como ocorre esse fenômeno natural . Em seguida, o professor  aos alunos que registrem esse momento através da escrita e do desenho, destacando o que mais gostaram de conhecer.

Recursos Complementares


Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

a) fazer perguntas, escutar e voltar a perguntar,  utilizando  uma linguagem que expressasse a sua familiarização com o tema;

b) participaram com atenção, concentração e interesse;

c) registrar a vivência por meio de desenho.