Portal do Professor

Início do Conteúdo

TUBARÃO: conhecendo esse animal

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:

  • Familiarizar-se com as características externas do tubarão;
  • Familiarizar-se com aspectos relativos à vida do tubarão (habitat, alimentação e reprodução);

Duração das atividades

Duas aulas de aproximadamente uma hora cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar a discussão/sensibilização sobre o tema do Tubarão o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre esse animal, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através do questionamento do que as crianças entendem sobre:

• O que é o tubarão?

Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO -Conversa Inicial

Nesse momento o professor apresenta para as crianças o cartaz que traz as idéias iniciais das crianças sobre o tubarão. Depois dessa exposição o professor conduz a conversa com o intuito de levantar com as crianças o que poderão saber sobre este animal, ou seja, de posse do que o grupo já conhece, o professor provoca o grupo para buscar os aspectos sobre o Tubarão que ainda não são conhecidos. Essas questões poderão, também, ser resgistradas em um painel que ficará exposto no mural da sala, para nortearem a pesquisa e serem retomadas sempre que necessário.

Depois dessa construção o professor poderá apresentar para as crianças fotografias de tubarões e a medida que as crianças vão observando essas imagens ele vai apresentando informações do tipo: o habitat do tubarão, as suas  características externas, de que o tubarão se alimenta, etc.

MOMENTO DA RODA

Conversando sobre o tubarão

IMAGENS DE TUBARÕES

Tubarão martelo

Tubarão lixa

Tubarão

Tubarão

2º MOMENTO - Registrando essa aula

Depois de apresentar essas imagens e contruir o painel, o professor solicitará que as crianças registrem livremente, através do desenho o que aprenderam naquela aula. É interessante  professor instigar as crianças antes de iniciarem a atividade nas mesas ou seja, lembrar os tubarões que foram mostrados, como eles eram, onde estavam, o que havia ao seu redor etc.

Recursos Complementares

Site sobre tubarões:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o

SZPILMAN, Marcelo, 1961 – Tubarões no Brasil: guia prático de identificação/ Marcelo Szpilman. – Rio de Janeiro: M. Szpilman, 2004. 160 p.: Il. ;18x26cm.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  • Se a criança conseguiu identificar as partes externas do tubarão;
  • Se identificou o seu habitat e de que os tubarões se alimentam;
  • Se nomeou o seu desenho;
  • Se o seu desenho apresentou formas (circulares, espiraladas, semelhantes a forma do tubarão ...).