Portal do Professor

Início do Conteúdo

TUBARÃO: conhecendo as partes externas do seu corpo

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:

Familiarizar-se com as características externas do tubarão.

Duração das atividades

Duas aulas de aproximadamente 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos tubarões. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada: O TUBARÃO: Conhecendo esse animal, que possibilita uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO - Apresentando imagens de tubarões

Nesse momento o professor reune a turma e apresenta fotografias de tubarões e questiona o grupo se eles sabem dizer o nome das partes externas do corpo do tubarão.

MOMENTO NA RODA, APRESENTANDO AS IMAGENS DOS TUBARÕES

Falando sobre o Tubarão

2º MOMENTO - Desenhando o tubarão

Com a apresentação dessas imagens, à medida que as crianças vão denominado as partes externas do tubarão, o professor poderá propor construir no quadro ou em um painel (cartolina ou papel medeira) o desenho de um tubarão. A medida que esse desenho for sendo construído o professor poderá questionar o grupo sobre quais partes ainda faltam daquele desenho.

DESENHANDO O TUBARÃO

Partes externas do tubarão

Imagem retirada do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o

Desenhando o Tubarão

Desenhando o Tubarão

3º MOMENTO - Escrevendo o nome das partes do tubarão

Depois de construir o desenho, o professor poderá escrever ao lado de cada parte externa do tubarão o seu respectivo nome.

Desenhando o Tubarão

4º MOMENTO - Registrando o que aprendi

Nesse momento da aula o professor poderá sugeri que cada criança registre, através do desenho, o corpo de um tubarão. Uma outra atividade a ser realizada é a de completar as partes que estão faltando em uma imagem de tubarão. 

Recursos Complementares

Site sobre tubarões: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o

SZPILMAN, Marcelo, 1961 – Tubarões no Brasil: guia prático de identificação/ Marcelo Szpilman. – Rio de Janeiro: M. Szpilman, 2004. 160 p.: Il. ;18x26cm.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  • Se a criança conseguiu identificar as partes externas do tubarão;
  • Se nomeou o seu desenho;
  • Se o seu desenho apresentou formas.