Portal do Professor

Início do Conteúdo

A arte Grega

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar aos alunos a Arte Grega ressaltando a sua importância e influência na atualidade.

Duração das atividades

3 a 6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário conhecer a história da arte dos povos: egípcios, sumérios, assírios, persas,minóica e micênica.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula contextualizando os alunos sobre a história dos gregos, sua cultura, política e educação.

Como sugestão segue o vídeo “Navegantes: Gregos  - Grécia”. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2035 ou no site http://br.youtube.com/watch?v=cfSiFBvxtdw

No vídeo o professor deverá chamar atenção dos alunos para identificar os deuses, as pinturas, a arquitetura, os ofícios, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/966/imagens/videos.gif

Outras sugestões de vídeo são:

Arte grega - http://br.youtube.com/watch?v=O5dY4FlLiTc

Arte grega - desenho - http://br.youtube.com/watch?v=lC-A07_sE74

Aula 02: Agora é hora de construir o conhecimento através da pesquisa. A turma será dividida em grupos para pesquisar sobre a arte grega.
Sugerimos alguns temas para pesquisa:

Tema 1: cerâmica grega
- período geométrico
- período orientalizante
- proto-ático
- protocoríntia
- pintura cerâmica arcaica
- figuras negras
- figuras vermelhas

Tema 2: Escultura
- escultura arcaica
- escultura arquitetural
- escultura clássica
- contraposto
- estilo severo
- o movimento nas estátuas
- o estilo de fídias
- escultura helenística
- os retratos
- as moedas

Tema 3: Arquitetura
- ordem dórica, jônica e coríntia
- a planta dos templos: dóricos e jônicos
- planejamento urbano dos teatros

Tema 4: Pintura clássica
- suportes (onde eram feitas as pinturas, tipos de pinturas)
- domínio do escorço

Os alunos além de pesquisar sobre a arte grega deverão identificar a influência dos temas na atualidade, isto é, na cerâmica grega pode-se fazer alusão as louças Oxsford; na arquitetura a relação com os prédios históricos, igrejas e teatros; na escultura analisar as praças e monumentos históricos; etc.
Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poderão utilizar fotos, documentários, animações, jornais, revistas, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/966/imagens/sugestoes.gif Verifique em Recursos Complementares alguns softwares livres que podem ser utilizados na edição dos recursos.

Aula 03: Apresentação dos resultados! (Como os eixos temáticos são extensos o professor poderá reserva uma aula para apresentação de cada tema).

Cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa e a contextualização.

O professor deverá ficar atento para complementar os conteúdos não contemplados pelos alunos.
 

Sugestão de avaliação

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Qualidade na pesquisa Pesquisou todos os conteúdos do tema escolhido, variedade de exemplos e articulação entre autores e atualidade Pesquisou alguns conteúdos do tema escolhido, poucos exemplos e dificuldade de articular o conteúdo com a atualidade Pesquisa incompleta, faltou abordar os conteúdos principais, poucos autores e não citou exemplos relacionados com a atualidade
Apresentação Postura correta, coerência durante o discurso e soube utilizar os recursos Postura correta, dificuldades na coerência durante o discurso e na utilização dos recursos Postura dispersa, incoerência no discurso e poderia explorar melhor o recurso escolhido

 

Recursos Complementares

Essa atividade envolve o trabalho em equipe, colaboração e autoria. Nesse caso, indicamos para elaboração das atividades os seguintes recursos: Editor de vídeo on-line de forma colaborativa: http://www.jumpcut.com/ Editor de imagens de diferentes formatos, disponível para plataforma Linux e Windows. No site há dicas sobre o programa e tutorias.: http://www.ogimp.com.br/ Para publicar o resultado da produção dos alunos indicamos o blog multimídia que possibilita a inserção de imagens, áudios e vídeos, diponível em: http://www.spaceblog.com.br/ Atenção professor, caso seus alunos tenham dúvidas de como criar um blog no SpaceBlog consulte “O Blog da Bia”, e navegue pelos artigos “Criando um Blog partes 1, 2, 3, 4 e 5”. Disponível em: http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/ http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=43 Breve resumo sobre a arte grega em geral. http://www.historiadaarte.com.br/artegrega.html Breve resumo sobre a arte grega com exemplos na arquitetura. http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte_grega/index.htm breve resumo sobre a arte da Grécia. http://greciantiga.org/art/ Aborda toda a arte grega: escultura, arquitetura e pintura.

Avaliação

Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico.