Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Monteiro Lobato para muitas crianças foi apresentado através da TV, com o Sítio do Pica Pau Amarelo. No entanto perde muito que ainda não leu sua obra e não teve a oportunidade de sonhar com o mundo mágico que ele criou. Esse projeto tem a intenção de apresentar esse mundo e ainda possibilitar que os alunos transformem-se em contadores de histórias, quem é que não gosta de ouvir uma boa história? E ainda pode-se modificar o recreio escolar, com as próprias crianças protagonizando essa mudança. Quem conta um conto, aumenta um ponto. Senta que lá vem história!
Seqüência didática:
Apresente a animação que introduz a biografia de Monteiro Lobato.
Após a exibição converse com os alunos sobre o que eles conhecem sobre esse escritor.
Faça uma estante temática na sala com livros de Monteiro Lobato.
Prepare uma roda de histórias, torne-a o mais lúdico possível, prepare um boneco tamanho família de Monteiro Lobato e deixe na sala, isso já vai intrigar e despertar o interesse da classe. Comece a roda de história, e conte um trecho de um livro do autor, inicie uma história que será contada em capítulos. A estratégia sempre deixará um gosto de quero mais. Para enriquecer, convide uma merendeira ou alguém da comunidade a prepararam bolinhos de chuva para os alunos, como a Tia Anastácia, eles com certeza irão se deliciar.
Entre neste site e conheça os personagens do sítio do Pica-pau amarelo http://sitio.globo.com/Sitio/0,25203,8562,00.html
Cada dupla de alunos pode escolher um personagem e criar o boneco do mesmo. Estimule a criatividade, utilize retalhos, sucatas, etc.
Quando as crianças já estiverem totalmente envolvidas com o projeto. Passe para 2ª fase, no qual elas irão se dividir em grupos de contadores de histórias.
Entre em contato com comunidades virtuais de contadores de histórias e estimule os alunos a entrevistarem outros contadores que dividam sua experiência com eles.
Crie coletivamente um quadro de orientações para se contar uma história com a ajuda dos alunos.
Planeje com eles a utilização de diversas formas para contar as histórias, por exemplo: a leitura, teatro de fantoches, dedoches, os alunos podem gravar histórias com efeitos sonoros e colocarem para os outros ouvirem, etc.
3ª fase
Inicie a divulgação do projeto, crie cartazes, faixas, etc. Espalhe pela escola para gerar o interesse dos outros alunos.
Marque o dia para a grande estréia, prepare os alunos e peça que eles coloquem-se em uma posição estratégica no pátio, organize o ambiente com os bonecos feitos pelos alunos.
Divida as tarefas entre os alunos, por exemplo: um pode falar sobre a biografia do Monteiro Lobato, o outro ir organizando os alunos na roda e os outros serem os contadores. Um outro pode tocar violão, etc.
A cada novo dia, reveze as tarefas e os grupos, assim todos podem participar e vivenciar diferentes papéis.
Escolha novas estratégias para contar as histórias, para sempre surpreender o público.
Avalie com os alunos, para que estes identifiquem o que precisam melhorar. Se for possível, filme a atuação dos alunos, assim eles podem ser ver e identificarem o que está ótimo e o que precisa ser melhorado. Enfatize os avanços.
Pode-se ampliar a contação de histórias para outras escolas, orfanatos e asilos. Os alunos se sentirão muito motivados a terem diferentes públicos.
Os alunos ainda podem criar jogos sobre o tema, este link pode servir de inspiração. http://redeglobo.globo.com/Sitio/0,25203,8566-p-240486,00.html
Os jogos podem servir para introduzir as rodas de história.
A cada novo bimestre os alunos podem escolher, um novo escritor e mergulhar em sua obra. Boa Leitura! O recreio nunca mais será o mesmo.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato | V?deo |