Portal do Professor

Início do Conteúdo

DA ILÍADA A ODISSÉIA: UMA VIAGEM A MITOLOGIA GREGA

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os deuses da mitologia grega, através da narrativa da Ilíada e Odisséia do poeta Homero na versão para o público infanto-junvenil.

Vivenciar expriências de leitura individual e coletiva.

Identificar os personagens da história lida.

Duração das atividades

2 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Este estudo sobre a mitologia pode ser realizado com crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesta fase da vida as crianças transitam entre a fantasia e a realidade devido às características egocêntricas do pensamento presente nesta etapa da vida. Assim, como os contos de fada , os mitos são significativos no universo das identificações e elaborações subjetivas das crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Hora da História: Narrativas da Ilíada e a Odisséia.

A hora da história é um momento privilegiado da rotina da escola em que as crianças atuam como leitoras iniciantes, experimentando estratégias de leitura, acionando seus conhecimentos prévios e experiências com o ato de ler. Aproveite este momento e apresente a obra de escritores que falam sobre a mitologia grega.  Assim, o professor sugere a leitura do livro A Ilíada, A Odisséia da escritora Marcia Williams.

Para essa aula o professor ler a primeira história do livro.

Durante a semana o professor deverá ler as outras histórias, já que é um livro extenso.

undefined

Fonte:Relatório da Prática Pedagógica. Turma 3. NEI-CAp/UFRN. 2009

2º Momento: CONHECENDO DEUSES E DEUSAS

AS leituras devem permear todo o estudo e em algumas situações /oa professor/a seleciona o texto a ser lido, em outras, se dispõe todo o material na roda para  as crianças, em duplas, escolherem o livro que querem ver/ler, depois trocar entre elas, comentarem.

Após as leituras da história proponha a produção de um texto coletivo retomando a história da Ilíada. As crianças irão desenhar e o professor escrever o texto numa cartolina. Durante todo o processo de leitura e conversas procure envolver as crianças, leia informações sobre os deuses gregos. Sugerimos a leitura do texto da Revista Recreio. O professor poderá baixar do site e fazer a leitura Online ou imprimir e levar para ler na sala de aula.

recreionline.abril.com.br/fique_dentro/conhecimento/historia/conteudo_131700.shtml

recreioonline.abril.com.br/fique_dentro/conhecimento/historia/conteudo_131700.shtml?/vc_sabia/vocesabia_131701.sh

Após a leitura,o/a professor/a organiza um painel com informações e desenhos dos alunos sobre os deuses gregos.

Recursos Complementares


LIVRO: A Ilíada, A Odisséia. Marcia Williams.Ática.

Avaliação

O professor irá avaliar se o/a aluno/a:

Relata oralmente fatos relacionados a narrativa da Ilíada.

Identifica os acontecimentos que provocaram a guerra de Tróia.

Reconhecem os principais personagens que participaram da guerra de Tróia como Aquiles, Páris, Heitor, Agamenon, Ulisses, Helena e Menelau.