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Soma dos ângulos internos de um triângulo

Autor e Co-autor(es)

Enio Freire de Paula imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A classificação dos ângulos, a condição de existência de um triângulo e a classificação dos triângulos.

Estratégias e recursos da aula

Sala de aula

Professor inicie a aula relembrando alguns conceitos como: a classificação dos ângulos quanto a agudos, obtusos, rasos e retos. Também é válido relembrar a classificação de triângulos em triângulos equiláteros, triângulos isósceles, triângulos escalenos e triângulos retângulos. Para isso o professor pode utilizar as seguintes perguntas:


• Quais são os tipos de ângulos que podemos encontrar?
• Como se chama o ângulo menor do que 90º? E o ângulo maior do que 90º?
• Podemos encontrar ângulos agudos em triângulos? E ângulos obtusos?
• Quais são os tipos de triângulos que podemos encontrar?
• Qual é a principal característica de um triângulo eqüilátero?
• Qual é a diferença entre um triângulo eqüilátero e um isósceles?
 

É importante relembrar os conceitos acima descritos visando o bom desenvolvimento das atividades sugeridas abaixo

Laboratório de informática

Leve os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o recurso “Suma de los Angulos de un Triángulo”. Este recurso também poderá ser utilizado em sala de aula com o auxílio de um projetor multimídia para reproduzir a tela da animação em um telão ou mesmo em uma parede. Deixamos à critério do professor a escolha de uma destas formas de uso.
 

Suma de los Angulos de un Triángulo

Explique ao aluno o funcionamento da animação. Este recurso apresenta um triângulo, que ao clicar no botão direito do mouse e arrastar é possível criar outras formas de triângulo, como por exemplo: Triângulo Retângulo, Triângulo Isósceles, entre outros. Na área interna ao triângulo estão dispostos três ângulos com colorações distintas e os mesmos aparecem no espaço acima do triângulo unidos, formando assim, um ângulo raso. Em seguida o professor poderá instigar os alunos por meio das seguintes questões:
1º) Observe os ângulos acima do triângulo. Qual o nome que se dá ao ângulo formado pelos três ângulos coloridos? Por que?
2º) Movendo os vértices do triângulo, construa um triângulo isósceles. O que mudou nos ângulos do triângulo?
3º) Agora construa um triângulo retângulo. O que acontece com os ângulos que se encontram acima do triângulo?
4º) Tente montar um triângulo eqüilátero. O que mudou nos ângulos acima do triângulo?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/978/imagens/Aulasomadosangulos.jpg

Alunos explorando a animação conforme sugestão do professor


O objetivo desta atividade é levar o aluno a perceber que a soma dos ângulos internos de um triângulo sempre resulta em 180 graus. Após o término da atividade acima descrita, peça aos alunos que acessem um outro recurso denominado por Triangulo GP. Este é um jogo que trabalha a prática do conceito da soma dos angulos internos de um triângulo, por meio de uma dispulta entre dois carros de corrida em um circuito na forma de um triângulo. O objeto e as instruções para o uso estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5286

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/978/imagens/telatriagp.bmp

Tela do jogo Triângulo GP

 

Validando o conceito


Depois das atividades no computador o professor poderá sintetizar o conceito aprendido com a seguinte atividade:

Classifique as sentenças em verdadeiro ou falso:
1. ( ) Um triângulo pode ter os três ângulos iguais a 70º.
2. ( ) Um triângulo não pode ter os três ângulos menores do que 60º.
3. ( ) Um triângulo pode ter os três ângulos maiores do que 60º.
4. ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos iguais a 89º cada um.
5. ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos obtusos.
6. ( ) Um triângulo sempre tem um ângulo obtuso.
7. ( ) Um triângulo pode ter um ângulo reto e outro obtuso.
8. ( ) Se um triângulo tem um ângulo reto, os outros dois são obrigatoriamente complementares.
 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Suma de los Angulos de un Triángulo Animação/simulação

Recursos Complementares

O professor pode complementar a aula com uma atividade sobre medidas dos ângulos de triângulos com o transferidor, disponível no endereço eletrônico: http://aluno3turma161.pbwiki.com/MEDINDO+%C3%82NGULOS. Esta atividade poderá ser adaptada para ser trabalhada com papel e transferidor.

Avaliação

A avaliação poderá se dar a partir da participação dos alunos na aula e da atividade de classificação das sentenças.