Portal do Professor

Início do Conteúdo

Apresentando um “novo” esporte: o badminton.

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte badminton, bem como adaptar materiais e regras para a prática do mesmo de acordo com as características do grupo.

Duração das atividades

3 aulas de 150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula “Que esporte é esse professor?”

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1: APRESENTANDO O BADMINTON:

Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do badminton (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=W71aeOYS9I8 e o site http://educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=89 ), com as imagens que se seguem (imagens produzidas e adaptadas pelo professor autor da aula):

ATIVIDADE 2: CONSTRUINDO O MATERIAL:

Questionar aos alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam a raquete e a peteca (sugerimos que sejam construídos os materiais

tal como propomos abaixo).

Foto produzida pelo professor autor da aula.

ATIVIDADE 3: "PEGANDO O JEITO" DO BADMINTON:

Propor aos alunos algumas atividadades visando um primeiro contato com a prática do badminton. Eis algumas atividades:

  • De posse de uma raquete e de uma peteca, rebater a peteca, individualmente, para o alto, tantando pegá-la com a mão;
  • Rebater a peteca, girando a raquete para rebatê-la novamente;
  • Em duplas, fazer passes repetidos sem deixar a peteca cair;
  • Em roda de 10 alunos, tentar fazer o maior número de passes entre si sem deixar a peteca cair.
  • Em roda com todos os alunos, realiar a mesma atividade, entretanto, com 2 petecas.

ATIVIDADE 4: JOGANDO BADMINTON:

Propomos, para esta atividade, uma vivência adaptada do badminton, criada a partir das necessidades e do contexto social dos alunos. Segue uma proposta norteadora:

Desenhar no chão algumas quadras de badminton (desenhos apresentados na foto inserida acima, com cerca de 4 metros por 2,5 metros. Utilizar dois pedaços de bambu, seguros por 2 cones colocados dentro de pneus para ser a haste da rede.  A rede será feita com um pedaço de elástico, amarrado nas pontas das hastes. O conjunto principal de regras obedecerá as fotos utilizadas na apresentação (sacar sempre na diagonal, sistema de rotação de lados, número de toques e de pontos, etc.).

ATIVIDADE 5: DISCUTINDO SOBRE O BADMINTON:

Após a vivência, questionar aos alunos se eles gostaram do jogo e quais os motivos que levam este jogo (esporte) não ser conhecido no Brasil, tentando direcionar para o fato da pouca divulgação, principalmente pelos meios de comunicação e o custo do material oficial para a prática.

Recursos Complementares


Avaliação

Construção de cartazes apresentando os conhecimentos tratados nas aulas (histórico, regras, materiais e possíveis adaptações).