Portal do Professor

Início do Conteúdo

Apresentando um “novo” esporte: o hóquei na grama.

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte hóquei na grama, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.

Duração das atividades

3 aulas (150 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula “O Que esporte é esse professor?”

Estratégias e recursos da aula

Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do hóquei na grama (sugerimos os vídeos contidos em e os sites http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3quei_em_campo , http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-hoquei-sobre-a-grama.htm , http://www.hoqueirj.com/ ), bem como as imagens que se seguem (imagens criadas e adaptadas pelo autor da aula):undefined undefined undefined undefined undefined undefined undefined undefined

Questionar os alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam o taco (sugerimos que sejam construídos os materiais tal como propomos abaixo). Além disto, propomos que seja usada uma bolinha do tipo “dente de leite”).

Propor aos alunos que vivenciem o jogo, com as principais regras e adaptando as mesmas de acordo com as necessidades do grupo.

undefined

Atividade 3: pegando a manha do hóquei na grama:

propor aos alunos algumas vivências para a familiarização dos mesmos com o implemento:

  • correr conduzindo a bolinha com o taco;
  • correr conduzindo a bolinha passando par aum companheiro;
  • correr efetuando passes sucessivos com um companheiro;
  • tentar acertar a bolinha, com o auxílio do taco, em um alvo determinado;

Atividade 4 : jogando o hóquei na grama:

dividir os alunos em equipes de no máximo 7 jogadores e propor uma prática adaptada do hóquei na grama. Segue uma sugestão:

Usando a quadra de handebol, determinar as áreas de chute (sugerimos a linha pontihada) e a área onde o goleiro poderá defender com as mãos (sugerimos que seja desenhada um semcírculo nos limites das traves). Cada jogador poderá fpermanecer ocm a posse da bolinha por 3 segundos, não sendo permitido que o taco seja elevado acima da altura dos ombros nem qualquer forma de contato físico, sendo marcado, assim falta. Após 10 minutos de prática, trocar as equipes, de forma aleatória.

Ao fim da atividade, discutir com os alunos a respeito da prática: o que vocês acharam do jogo? Porque vocês acham que este esporte não é tão conhecido no Brasil?

(direcionando as resostas no sentido de que o material para sua prática é muito caro e por conta da cultura brasileira)

Recursos Complementares


Avaliação

Construção de cartazes apresentando as dimensões apresentadas nas aulas (regras básicas, histórico, material adaptado para o jogo na escola)