Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte lacrosse, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.
Aula “O Que esporte é esse professor?”
Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do lacrosse e do intercrosse (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=YXO1lPc3p38 e os sites http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrosse , http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=289 e http://lusumprototus.blogspot.com/search/label/Esporte%20para%20Todos), bem como a exibição das imagens que se seguem:
(material produzido e adaptado pelo professor autor da aula)
Questionar os alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam o stick (sugerimos que sejam construídos os materiais tal como propomos abaixo)
Proporcionar aos alunos alguns momentos de vivência prática do manuseio do stick e das técnicas de pegada e laçamento da bolinha. Eis algumas possibilidades:
Dividir os alunos em duas equ ipes e propor o jogo d os 10 passes. O objetivo do jogo é que uma equipe realize 10 pesses entre os integrantes desta, sem que deixe c air no chão. Caso isto ocorra, a posse da bola passa para a equipe adversária. Não será permitido nenhuma forma de contato físico voluntário de forma a prejudicar qualquer uma das equipes, podendo haver interceptações (com o stick) e marcação. Além disso, um mesmo jogador não poderá fazer mais de 3 passes por tentativa de realização de ponto.
Propor aos alunos que vivenciem o jogo, com as principais regras e adaptando as mesmas de acordo com as necessidades do grupo. Sugeerimos, como parãmetro para esta montagem, que a turma seja divididas em várias equipes de 7 alunos, sendo um deles designado para ser o goleiro. Deverá ser marcado um "GOL" com cones ou até mesmo os gols da quadra de futsal. O objetivo do jogo é fazer gols, usando somente os sticks para conduzir a bola até este fim. Caso a bolinha caia no chão, a posse de bola é daquele que cobrir a mesma com o stick primeiro. Cada alu no só pode ficar com a bolinha no seu stick por 3 segundos, para que haja uma maior participação de todos. Qualquer forma de contato físico considerado intencional será punido com falta.
Após a vivência, questionar aos alunos se eles gostaram do jogo e quais os motivos que levam este jogo (esporte) não ser conhecido no Brasil, tentando direcionar para o fato da pouca divulgação, principalmente pelos meios de comunicação e o custo do material oficial para a prática.
Construção de cartazes apresentando as dimensões apresentadas nas aulas.