Portal do Professor

Início do Conteúdo

Apresentando um “novo” esporte: o lacrosse.

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte lacrosse, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.

Duração das atividades

3 aulas (150 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula “O Que esporte é esse professor?”

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONHECENDO O LACROSSE:

Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do lacrosse e do intercrosse (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=YXO1lPc3p38 e os sites http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrosse , http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=289 e http://lusumprototus.blogspot.com/search/label/Esporte%20para%20Todos), bem como a exibição das imagens que se seguem:

undefined

undefined

undefined undefined undefined undefined undefined undefined undefined

(material produzido e adaptado pelo professor autor da aula)

Questionar os alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam o stick (sugerimos que sejam construídos os materiais tal como propomos abaixo)

(imagem produzida pelo autor da aula)

ATIVIDADE 2: "PEGANDO O JEITO" DO STICK:

Proporcionar aos alunos alguns momentos de vivência prática do manuseio do stick e das técnicas de pegada e laçamento da bolinha. Eis algumas possibilidades:

  • lançamento para o alto da bolinha com o stick, pegando a mesma, sem deixa-la cair no chão;
  • lançar a bolinha para um companheiro, de modo que este consiga pegar e lançar de volta para o primeiro;
  • lançar de um para o outro em corrida;
  • lançar a bolinha em um alvo desenhado em uma parede;

ATIVIDADE 3: O JOGO DOS 10 PASSES:

Dividir os alunos em duas equ ipes e propor o jogo d os 10 passes. O objetivo do jogo é que uma equipe realize 10 pesses entre os integrantes desta, sem que deixe c air no chão. Caso isto ocorra, a posse da bola passa para a equipe adversária. Não será permitido nenhuma forma de contato físico voluntário de forma a prejudicar qualquer uma das equipes, podendo haver interceptações (com o stick) e marcação. Além disso, um mesmo jogador não poderá fazer mais de 3 passes por tentativa de realização de ponto.

ATIVIDADE 4: JOGANDO O LACROSSE:

Propor aos alunos que vivenciem o jogo, com as principais regras e adaptando as mesmas de acordo com as necessidades do grupo. Sugeerimos, como parãmetro para esta montagem, que a turma seja divididas em várias equipes de 7 alunos, sendo um deles designado para ser o goleiro. Deverá ser marcado um "GOL" com cones ou até mesmo os gols da quadra de futsal. O objetivo do jogo é fazer gols, usando somente os sticks para conduzir a bola até este fim. Caso a bolinha caia no chão, a posse de bola é daquele que cobrir a mesma com o stick primeiro. Cada alu no só pode ficar com a bolinha no seu stick por 3 segundos, para que haja uma maior participação de todos. Qualquer forma de contato físico considerado intencional será punido com falta.

ATIVIDADE 5: DISCUTINDO O LACROSSE

Após a vivência, questionar aos alunos se eles gostaram do jogo e quais os motivos que levam este jogo (esporte) não ser conhecido no Brasil, tentando direcionar para o fato da pouca divulgação, principalmente pelos meios de comunicação e o custo do material oficial para a prática.

Recursos Complementares

Avaliação

Construção de cartazes apresentando as dimensões apresentadas nas aulas.