Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
1- Reconhecer a importância de cada espécie na preservação da vida no Planeta Terra;
2- Identificar espécies ameaçadas de extinção.
3- Comparar as idéias de cientistas de diferentes áreas de conhecimento a respeito da extinção das espécies.
Noções sobre a biodiversidade e sua importância para a vida na Terra
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.
Motivação – Mapa das espécies brasileiras em extinção
No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as o mapa da extinção de espécies brasileiras nos mares e rios do Brasil, segundo o IBGE, exibido no Jornal Nacional de 10 de junho de 2009 (Mapa das Espécies em Extinção - IBGE Junho, 2009 - trecho do JN, 10 jun 2009) disponibilizado no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=0Sr5fVX2DEU> . Acesso em 15 out 2009.
Figura 1: Imagens da reportagem “Mapa da extinção....”). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0Sr5fVX2DEU
Posteriormente faça alguns questionamentos para os/as alunos/as:
Quais as espécies que aparecem na reportagem?
Cite alguns “papéis” ambientais desempenhados por tais espécies?
Quais outras consequências da ação antrópica no ecossistema apresentado?
Quais as espécies que não foram mencionadas na reportagem?
Essas possuem alguma importância ambiental para o ecossistema marinho?
Qual a importância de preservá-las?
Dica para o/a professor/a:
Reforçar que a matéria só aborda a extinção de animais aquáticos. Destacar, então, a importância de se preservar outras espécies de animais, vegetais, fungos, microrganismos, enfim, todas as formas de vida, uma vez que todas têm seu papel ambiental.
ATIVIDADE 1:
Após essa primeira discussão exibir o vídeo “Alimentos em extinção: preserve!”, que enfoca a questão dos vegetais usados na alimentação humana e que se encontram em extinção. Disponível no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=KDQ0FUKAM9E>. Acesso em 15 out. 2009. Esse vídeo possui uma duração de dois minutos e cinco segundos.
Figura 2: Imagens da reportagem “Alimentos em extinção”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KDQ0FUKAM9E>
Após a apresentação do vídeo o/a professor/a discutirá com os/as alunos/as a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:
Qual é a relação existente entre a extinção de espécies e a culinária basileira?
Que fatores têm provocado a extinção de seres vivos que fazem parte da nossa culinária?
Quais são alimentos típicos do Brasil considerados ameaçados de extinção no documentário?
ATIVIDADE 2: Exibição do documentário
Objetivando um aprofundamento acerca da temática das aulas, o professor exibirá o documentário intitulado “Planeta Terra: O futuro – Salvando Espécies”. O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias (Planeta Terra: O Futuro - Salvando Espécies BBC/Editora Globo, 2008).
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:
http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Alguns apontamentos sobre a série de documentários “Planeta Terra”
O episódio “Salvando Espécies” é o primeiro de três do DVD “Planeta Terra: o futuro”, produzido pela BBC em parceria com a Editora Globo.
Esse episódio apresenta um debate sobre a extinção das espécies no Planeta Terra, envolvendo cientistas de diversas áreas de conhecimento, representantes de associações de preservacionistas, bem como de comunidades que vivem em áreas consideradas selvagens e que apresentam muitas espécies ameaçadas de extinção.
Todo esse debate é enriquecido pelas imagens e depoimentos de profissionais diversos que trabalharam nas filmagens e produção da série “Planeta Terra”, com cinco DVDs, contendo onze filmes. Cada um desses onze documentários tem como foco um bioma (ou grande ecossistema) da Biosfera, destacando a ameaça à extinção das espécies naturais.
Figura 3: Trecho do documentário “Planeta Terra: o futuro”. Episódio “Salvando espécies”. Disponível em:
http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Atenção:
Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:
Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.
Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não restringindo-o ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.
Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 min e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.
Sugestões de Instruções aos alunos/as
1- Assista ao documentário Planeta Terra: O Futuro - Salvando Espécies com bastante atenção.
2- Fique bem atento/a ao ponto de vista de cada pessoa que faz depoimentos.
3- Faça seus registros sobre o que lhe chamar mais atenção.
4- O termo “espécime” é usado o tempo todo nesse documentário e se refere a cada indivíduo de uma espécie, ou seja, cada ser vivo. Não confunda com “espécie”.
5- Leia os destaques a serem discutidos em sala e que devem aparecer nos relatórios; eles direcionarão seus registros.
Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS
Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que contará com as seguintes sugestões orientadas pelo/a professor/a:
Sugestões de itens a serem abordados:
1- Fatores que têm levado à extinção de espécies de seres vivos no Planeta Terra (pelo menos três).
2- Espécies – ou grupos – de seres vivos ameaçados de extinção e o motivo (pelo menos três).
3- Medidas que têm sido tomadas para a preservação de espécies animais (Pelo menos duas).
4- Por que a preservação de vegetais é importante.
5- Somente animais e vegetais devem ser preservados? Justifique tendo como referência depoimentos do documentário.
6- Desafios/dificuldades para a preservação das espécies no Planeta Terra.
Atividade 3: MONTAGEM DOS PAINÉIS
Com o intuito de finalização, das atividades, o/a professor/a solicitará que os mesmos grupos, constituídos anteriormente, deverão montar um painel com imagens representativas e frases que chamem a atenção da comunidade, sensibilizando para a importância da biodiversidade e da necessidade de preservá-la e colaborando para a construção da consciência do papel de cada cidadão/ã nesse sentido.
Professor/a, para efetivação dessa atividade, peça que os/as alunos/as tragam gravuras de espécies de seres vivos ameaçadas de extinção para montagem de um painel a ser exposto nos locais de maior visibilidade da escola, a fim de sensibilizar a toda a comunidade a respeito da temática.
O/a professor/a pode sugerir que cada grupo faça um painel sobre um subtema específico (por exemplo: animais ameaçados de extinção no Brasil/mundo; vegetais ameaçados de extinção no Brasil/mundo), para que haja ampliação de conhecimentos e os painéis não fiquem repetitivos.
Planeta Terra – O futuro. disponível em: http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Salvando Espécies – Material Fácil. disponível em: http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/2055/salvando_especies
BBC: Planeta Terra: O futuro. disponível em:
http://obairrodassobreiras.blogspot.com/2009/07/bbc-planeta-terra-o-futuro.html
Planeta Terra – O futuro : http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Salvando Espécies – Material Fácil: http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/2055/salvando_especies
BBC: Planeta Terra: O futuro
http://obairrodassobreiras.blogspot.com/2009/07/bbc-planeta-terra-o-futuro.html
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participação nas discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
* Construção dos relatórios e dos painéis
Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática.