Cl?udia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
1- Identificar as caracter?sticas principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos moluscos;
2- Reconhecer aspectos relacionados ? morfologia, alimenta??o, locomo??o, defesa e reprodu??o nesse grupo de seres vivos.
3- Explicar as origens e a evolu??o dos moluscos numa perspectiva da evolu??o das esp?cies.
Evolu??o dos seres vivos.
Classifica??o dos seres vivos.
Estrat?gias utilizadas:
Aula interativa;
Uso do laborat?rio de inform?tica e/ou sala de v?deo.
Motiva??o:
O/a professor/a poder? iniciar o estudo desse grupo de invertebrados exibindo uma cole??o de imagens representativas dos diferentes grupos de moluscos. Tais imagens podem ser selecionadas em sites como o Google. Algumas sugest?es:
Figura 1- imagem 1
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c12_molusco/c12_moluscos.html
Figura -imagem 2 lula
http://www.infoescola.com/files/2009/08/16-e238ea97b8.jpg
Nesse momento o professor deve fazer um diagn?stico dos conhecimntos dos/as alunos/as a respeito dos moluscos, por meio de um di?logo pautado em quest?es preliminarmente pensadas ou outras que surgirem. Algumas sugest?es:
1- Voc?s conhecem esses animais?
2- O que esses animais t?m em comum?
3- Onde eles vivem?
4- H? representantes desse grupo de animais terrestres?
Atividade 1: Exibi??o e discuss?o do document?rio
O uso de document?rios uma ?tima sugest?o estrat?gica para trabalhar as caracter?sticas dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa ? necess?rio que o/a professor/a assista o v?deo, no m?nimo duas vezes, fa?a uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar essa tem?tica. A discuss?o em pequenos grupos de alunos/as ap?s a exibi??o do document?rio ? fundamental para o bom aproveitamento desse material t?o rico em informa??es refor?adas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.
Professor/a - com a finalidade de explorar a tem?ticas das aulas o/a professor/a exibir? o filme 6 do DVD 3 da "S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic" tem como t?tulo " O JOGO DA SOBREVIV?NCIA". H? uma s?ntese desse document?rio disponibilizada no youtube que poder? ser acessada pelo endere?o: <http://www.youtube.com/watch?v=b-bgkx9ovOc> Acesso em 15 out. 2009. Esse v?deo tem dura??o de 9:53 min.
Dica importante:
O DVD poder? ser adquirido pela internet ou em revistarias (S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic. DVD 3).
Sinopse do document?rio:
Al?m de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aqu?ticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "moluscos", tratando de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimenta??o, defesa e a reprodu??o nesse grupo.
Aten??o:
Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:
Combinar com os/as alunos/as que durante a exibi??o haver? pausas para explica??es, esclarecimentos de d?vidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibi??o, de modo que n?o haja rupturas comprometedoras na linha de racioc?nio que norteia o document?rio.
Durante toda a exibi??o deve-se garantir esse espa?o para o di?logo, n?o o restringindo ao final do document?rio, pois uma d?vida inicial pode impedir/dificultar a compreens?o de informa??es importantes ao longo do mesmo.
Com essa din?mica ser?o necess?rias duas aulas de exibi??o e discuss?o, apesar do document?rio ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a dura??o, em m?dia, de uma aula. O/a professor/a poder?, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poder?o ser sintetizadas, por meio de um breve relato.
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informa??es e/ou adquirir o document?rio acesse:
http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495
Professor/a caso n?o consiga o v?deo poder? acessar o trailer no seguinte link:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Figura 2- Imagens do v?deo
Ap?s a exibi??o do document?rio, o/a professor/a solicitar? que os/as alunos/as fa?am um c?rculo para debater os seguintes pontos e outras curiosidades suscitadas:
Os animais mostrados est?o adaptados a qual ambiente?
Eles s?o explorados pelo ser humano? Est?o amea?ados?
Mencionem alguns comportamentos naturais dos moluscos apresentados no document?rio?
ATIVIDADE 2: DISCUSS?O E ELABORA??O DE RELAT?RIOS EM GRUPOS
Ap?s a exibi??o do filme o/a professor/a dever? organizar grupos compostos por, no m?ximo, cinco alunos/as, para uma nova discuss?o e elabora??o do relat?rio que dever? conter as informa??es apontadas no roteiro entregue na aula anterior.
Sugest?es de itens a serem abordados
H?bitat dos moluscos.
Caracter?sticas principais dos indiv?duos pertencentes a esse grupo de seres vivos
Exemplos (3) de predadores de moluscos marinhos.
O que ? r?dula? E para que serve?
Sobre as conchas dos moluscos: a) Fun??o; b) todos os moluscos as possuem? Explique. c) Como e de que material s?o produzidas?
Caracter?sticas corporais das lulas que lhes possibilitam se deslocarem a grandes velocidades.
Duas vantagens estrat?gicas de sobreviv?ncia (adapta??es) dos polvos.
Por que esse document?rio tem como t?tulo ?O jogo da sobreviv?ncia??
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informa??es e/ou adquirir o document?rio acesse: http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495
Professor/a caso n?o consiga o v?deo poder? acessar o trailer no seguinte link:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Televis?o, DVD, Document?rio: S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic. DVD 3
Televis?o, DVD, Document?rio: S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic. DVD 3.