Portal do Professor

Início do Conteúdo

MOLUSCOS: o jogo da sobreviv?ncia

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Cl?udia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Terra como espa?o para a vida
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Origem e evolu??o da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as caracter?sticas principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos moluscos;

2- Reconhecer aspectos relacionados ? morfologia, alimenta??o, locomo??o, defesa e reprodu??o nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolu??o dos moluscos numa perspectiva da evolu??o das esp?cies.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Evolu??o dos seres vivos.

Classifica??o dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laborat?rio de inform?tica e/ou sala de v?deo.

Motiva??o:

O/a professor/a poder? iniciar o estudo desse grupo de invertebrados exibindo uma cole??o de imagens representativas dos diferentes grupos de moluscos. Tais imagens podem ser selecionadas em sites como o Google. Algumas sugest?es:

Figura 1- imagem 1

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c12_molusco/c12_moluscos.html

undefinedundefined

 Figura -imagem 2 lula

http://www.infoescola.com/files/2009/08/16-e238ea97b8.jpg

Nesse momento o professor deve fazer um diagn?stico dos conhecimntos dos/as alunos/as a respeito dos moluscos, por meio de um di?logo pautado em quest?es preliminarmente pensadas ou outras que surgirem. Algumas sugest?es:

1- Voc?s conhecem esses animais?

2- O que esses animais t?m em comum?

3- Onde eles vivem?

4- H? representantes desse grupo de animais terrestres?

Atividade 1: Exibi??o e discuss?o do document?rio

O uso de document?rios uma ?tima sugest?o estrat?gica para trabalhar as caracter?sticas dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa ? necess?rio que o/a professor/a assista o v?deo, no m?nimo duas vezes, fa?a uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar essa tem?tica. A discuss?o em pequenos grupos de alunos/as ap?s a exibi??o do document?rio ? fundamental para o bom aproveitamento desse material t?o rico em informa??es refor?adas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Professor/a - com a finalidade de explorar a tem?ticas das aulas o/a professor/a exibir? o filme 6 do DVD 3 da "S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic" tem como t?tulo " O JOGO DA SOBREVIV?NCIA". H? uma s?ntese desse document?rio disponibilizada no youtube que poder? ser acessada pelo endere?o: <http://www.youtube.com/watch?v=b-bgkx9ovOc> Acesso em 15 out. 2009. Esse v?deo tem dura??o de 9:53 min.

Dica importante:

  • O DVD poder? ser adquirido pela internet ou em revistarias (S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic. DVD 3).

Sinopse do document?rio:

Al?m de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aqu?ticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "moluscos", tratando de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimenta??o, defesa e a reprodu??o nesse grupo.

Aten??o:

Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:

  • Combinar com os/as alunos/as que durante a exibi??o haver? pausas para explica??es, esclarecimentos de d?vidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibi??o, de modo que n?o haja rupturas comprometedoras na linha de racioc?nio que norteia o document?rio.

  • Durante toda a exibi??o deve-se garantir esse espa?o para o di?logo, n?o o restringindo ao final do document?rio, pois uma d?vida inicial pode impedir/dificultar a compreens?o de informa??es importantes ao longo do mesmo.

  • Com essa din?mica ser?o necess?rias duas aulas de exibi??o e discuss?o, apesar do document?rio ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a dura??o, em m?dia, de uma aula. O/a professor/a poder?, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poder?o ser sintetizadas, por meio de um breve relato.


Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informa??es e/ou adquirir o document?rio acesse:

http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495

Professor/a caso n?o consiga o v?deo poder? acessar o trailer no seguinte link:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Figura 2- Imagens do v?deo

Ap?s a exibi??o do document?rio, o/a professor/a solicitar? que os/as alunos/as fa?am um c?rculo para debater os seguintes pontos e outras curiosidades suscitadas:

  • Os animais mostrados est?o adaptados a qual ambiente?

  • Eles s?o explorados pelo ser humano? Est?o amea?ados?

  • Mencionem alguns comportamentos naturais dos moluscos apresentados no document?rio?

ATIVIDADE 2: DISCUSS?O E ELABORA??O DE RELAT?RIOS EM GRUPOS

Ap?s a exibi??o do filme o/a professor/a dever? organizar grupos compostos por, no m?ximo, cinco alunos/as, para uma nova discuss?o e elabora??o do relat?rio que dever? conter as informa??es apontadas no roteiro entregue na aula anterior.

Sugest?es de itens a serem abordados

  • H?bitat dos moluscos.

  • Caracter?sticas principais dos indiv?duos pertencentes a esse grupo de seres vivos

  • Exemplos (3) de predadores de moluscos marinhos.

  • O que ? r?dula? E para que serve?

  • Sobre as conchas dos moluscos: a) Fun??o; b) todos os moluscos as possuem? Explique. c) Como e de que material s?o produzidas?

  • Caracter?sticas corporais das lulas que lhes possibilitam se deslocarem a grandes velocidades.

  • Duas vantagens estrat?gicas de sobreviv?ncia (adapta??es) dos polvos.

  • Por que esse document?rio tem como t?tulo ?O jogo da sobreviv?ncia??

Recursos Complementares

  • Professor/a caso n?o consiga o v?deo poder? acessar o trailer no seguinte link:

Televis?o, DVD, Document?rio: S?rie Origens da Vida: a evolu??o das esp?cies - Abril/National Geographic. DVD 3.

Avaliação