Portal do Professor

Início do Conteúdo

Consciência Negra

Autor e Co-autor(es)

margarete santos de santana imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO PEREIRA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.

Duração das atividades

05 dias

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão

  • Construção de painel : “Como eu me percebo”
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Atividades em pequenos grupos em sala de aula.           
  •  Observação do quadro Tarsila do Amaral

 

 

ATIVIDADE 1

 Trabalhar um pequeno texto:  "Formação do povo Brasileiro"  do livro  Aja Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo."

ATIVIDADE 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/988/imagens/tarsila_do_amaral.jpg

Observação do quadro de Tarsila do Amaral

Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro

ATIVIDADE 3

Levar os alunos  ao laboratório de informática para uma pesquisa  sobre Contos africanos. Cada equipe deverá escolher um conto africano  e transformá-lo  em um outro gênero ( História em quadrinhos).

ATIVIDADE 4

Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da história em quadrinhos. Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática. Escolher as partes que serão representadas nos quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.

ATIVIDADE 5

Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.

 

 

Recursos Complementares

Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites: htpp://www.portaalafro.com.br

Avaliação

A avaliação aconterá durante todo o trabalho desenvolvido será continua e processual