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O texto jornal?stico na sala de aula

Autor e Co-autor(es)

Joseli Rezende Thomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Tavela Weitzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade tem como objetivo possibilitar a leitura e interpreta??o do g?nero reportagem. Compreender a fun??o dos recursos adjacentes ao texto na complementa??o da informa??o e no refor?o ao conte?do argumentativo da mat?ria.

Duração das atividades

3horas/ aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas poder?o ser desenvolvidas com os alunos de 7? e 8? anos do Ensino Fundamental que possuam certa habilidade na leitura de impl?cito e que tenham autonomia para escrever textos. ? importante que primeiramente o aluno tenha participado da aula: Introdu??o ao G?nero reportagem

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:

Professor: primeiramente entregue o texto abaixo aos alunos e pergunte-lhes qual ? o nome da se??o que aparece antes do t?tulo da reportagem. Ent?o, fa?a com que eles infiram que diante da denomina??o ?Pesquisa? , provavelmente, eles encontrar?o na reportagem dados de uma pesquisa realizada.

Solicite a leitura silenciosa da reportagem retirada do Jornal Tribuna de Minas em 10/10/2008. Em seguida, selecione alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta.

Texto I

PESQUISA

Maioria das crian?as e jovens j? acessou sites impr?prios

A principal raz?o para o acesso de conte?dos impr?prios pelas crian?as e jovens, segundo estudo da ONG SaferNet, ? o fato de os pais n?o colocarem limites sobre o uso da web pelos filhos - 63% dos adultos admitiram n?o impor nenhum controle sobre o uso que os filhos fazem da rede.

 

            Dados de uma pesquisa in?dita sobre seguran?a na Internet most ram que 53% das cri an?as e dos jovens tiveram contat o com conte?dos agressivos e considerados impr?prios para sua idade na Internet. O estudo foi realizado pela ONG SaferNet e teve a participa??o de 1.326 internautas de todo o Pa?s, entre julho e setembro deste ano.

            Entre crian?as e jovens, 87% afirmaram que n?o possuem restri??es quanto ao uso da Internet. Os sites de relacionamento s?o os mais acessados por esse p?blico, com 80% da prefer?ncia. Contrariando orienta??es de especialistas, a pesquisa revelou ainda que 64% dos jovens usam a web no pr?prio quarto. "A crian?a se arrisca menos quando o computador ? utilizado em ?rea comum da casa", afirma Rodrigo Nejm, diretor de preven??o e atendimento da SaferNet e psic?logo respons?vel pela pesquisa.

            A principal raz?o para o acesso de conte?dos impr?prios pelas crian?as e jovens, diz a ONG, ? o fato de os pais n?o colocarem limites sobre o uso da web por parte dos filhos - 63% dos adultos ouvidos admitiram n?o impor nenhum controle sobre o uso que os filhos fazem da rede.

            J? entre os pais ouvidos pela pesquisa, 84% disseram temer que os filhos sejam v?timas de adultos mal intencionados, enquanto 74% t?m medo de que eles tenham contato com conte?dos impr?prios. Ainda, 40% dos pais informaram que os filhos j? explicitaram inc?modo ou constrangimento em rela??o ao que vivenciaram pela Internet.

            Apesar dos ?ndices, a ONG condena o uso de softwares que restringem o uso da rede mundial de computadores pelas crian?as. "Os programas de controle de acesso fragilizam a rela??o de confian?a entre pais e filhos e n?o educam de maneira nenhuma", afirma Nejm. Uma solu??o melhor, segundo o psic?logo, ? o "estabelecimento de um di?logo constante, com acompanhamento da navega??o, sempre que poss?vel."

            A SaferNet n?o fez uma classifica??o pr?pria sobre o tipo de conte?do "impr?prio", deixando o par?metro para os pr?prios entrevistados. A pesquisa foi feita pela Internet, durante 72 dias, entre 21 de julho e 30 de setembro deste ano. (das ag?ncias de not?cias)

H?BITOS DE NAVEGA??O

Encontra-se com amigos virtuais?

Mulheres
23% Sim, j? me encontrei
23% Aceitaria com autoriza??o
54% N?o, acho muito perigoso

Homens
30% Sim, j? me encontrei
28% Aceitaria com autoriza??o
42% N?o, acho muito perigoso

A pesquisa foi online e esteve no ar por 72 dias (de 21/7/08 a 30/9/08)
451 pais responderam a 37 quest?es
875 jovens responderam a 38 quest?es
1.326 foi o total de participantes

Fonte: SaferNet Brasil

http://www.opovo.com.br/opovo/brasil/825852.html

Ap?s a leitura da reportagem converse com os alunos sobre o assunto tratado, chamando a aten??o para os perigos contidos principalmente em certos sites de relacionamento. Destaque a informa??o de que a internet ? um espa?o coletivo, por isso ? necess?rio muito cuidado com imagens e informa??es que ser?o veiculadas neste ambiente.

Professor: mostre aos alunos que nessa reportagem, al?m do t?tulo principal, h? um t?tulo auxiliar. Ent?o, proponha o preenchimento coletivo do quadro abaixo com as caracter?sticas e fun??es de cada um.

T?tulo principal

T?tulo auxiliar

Caracter?sticas

? mais curto e est? grafado em letras maiores

? mais longo e tem menos destaque visual

Fun??es

Chamar a aten??o do leitor,

Apresentar o tema.

Especificar melhor o tema que ser? tratado.

Professor: Explique aos alunos que normalmente as reportagens apresentam tabelas, gr?ficos, mapas e outros recursos visuais que ajudam a entender as informa??es. Ent?o, solicite a observa??o da tabela apresentada na reportagem sobre os h?bitos de navega??o. Em seguida, pergunte aos alunos quem ? mais cauteloso com os relacionamentos virtuais, homens ou mulheres?

Proponha que os alunos respondam por escrito ?s quest?es a seguir:

1)      Qual ? o principal fato abordado na reportagem lida?

2)      Al?m dos dados estat?sticos, a reportagem apresenta a opini?o de um especialista sobre os programas que controlam o uso da internet. Quem foi o especialista escolhido? Qual a sua opini?o?

3)      De acordo com o texto, qual ? o principal raz?o para o acesso a conte?dos impr?prios por crian?as e jovens?

4)      No ?ltimo par?grafo do texto o psic?logo apresenta uma solu??o para o problema. Qual ? essa solu??o?

5)      Quem s?o os respons?veis pela pesquisa?

Segunda etapa:

Professor: proponha a leitura em voz alta de parte da entrevista concedida pela psic?loga Maluh Duprat.

Texto II

 

 ?Adultos s?o enganados pela Internet, por que as crian?as sairiam ilesas??

A psic?loga Maluh Duprat avisa: ?No Orkut muita gente deixa informa??es muito pessoais, ? muito f?cil para um poss?vel malfeitor descobrir as prefer?ncias da crian?a, onde ela mora, onde ela estuda, e se aproximar dela.? Ela faz parte do N?cleo de Pesquisas da Psicologia em Inform?tica da Pontif?cia Universidade Cat?lica (PUC-SP). Critica os pais que exp?em demais os filhos na Internet e nota a falta de fiscaliza??o no Orkut. Confira a entrevista dada a respeito da s?rie ?Orkut sem Lei?:

< p>Rep?rter Social ? Centenas de milhares de crian?as e adolescentes est?o no Orkut. Como voc? analisa isso?

Maluh Duprat -Eu acho que o Orkut tomou uma propor??o que nem o criador dele pensava que ia ter. A partir disso, mudan?as est?o sendo feitas, mas tem muita coisa que eu acho que n?o foi prevista. A ades?o de tanta gente, por exemplo. N?o d?, por enquanto, para controlar as coisas que t?m l? dentro. E n?o acho que esse controle foi pensado, porque essa n?o era a inten??o do site. A partir disso, fica muito f?cil achar coisas que s?o contra a lei l? dentro, porque n?o tem fiscaliza??o. Por isso, talvez, s? maiores de 18 anos possam entrar, mas n?o h? fiscaliza??o nenhuma. Ali?s, acho que metade das pessoas que est?o l? s?o adolescentes, porque ? uma linguagem com a qual eles se identificam.

Rep?rter Social ? O caminho ? proibir?

Maluh - N?o sei se adianta muito os pais proibirem o acesso, at? porque n?o tem como saber o que os adolescentes fazem na Internet, ou no Orkut, o tempo todo. Ainda mais na adolesc?ncia, quando parece que tudo que ? proibido ? melhor... A ?nica solu??o ? o di?logo com os filhos, fazer com que eles entendam que algumas coisas s?o prejudiciais. As orienta??es para Internet e Orkut s?o as mesmas que podem ser aplicadas na rua: n?o fale com estranhos, porque nem sempre eles t?m boas inten??es, n?o aceite coisas de desconhecidos... A mesma coisa pode ser aplicada no Orkut: n?o adicione estranhos, n?o entre em comunidades suspeitas... a regra ? a mesma.

Fonte: http://www.safernet.org.br/site/noticias/s%C3%A9rie-reportagens-especiais-orkut-sem-lei

Professor: a partir da leitura do fragmento da entrevista, converse com os alunos sobre as principais diferen?as entre o texto I e o texto II. Mostre aos alunos que embora o assunto dos textos seja convergente, o texto I ? predominantemente expositivo e tem como principal objetivo apresentar dados de uma pesquisa, enquanto o texto II ? argumentativo, ou seja, tem o objetivo de apresentar a opini?o de uma especialista no assunto.

Professor: a partir das discuss?es realizadas, solicite que os alunos respondam por escrito ?s quest?es propostas:

1) Observe o t?tulo da entrevista.Com que inten??o o entrevistador deu esse t?tulo ao texto?

Professor: explique aos alunos que o t?tulo entre aspas provavelmente trata-se de uma frase de impacto do entrevistado e tem a inten??o de atrair a aten??o do leitor.

2) A entrevista apresenta uma introdu??o constitu?da de um pequeno texto. Qual ? o conte?do da introdu??o?

3) A partir da 1? pergunta feita pelo entrevistador, o que se pode concluir  sobre a opini?o da psic?loga a respeito do grande acesso de crian?as e adolescentes  ao Orkut?

4) Segundo o entrevistado, que postura os pais devem adotar quanto ao uso de computador pelos filhos?


Avaliação

Como podemos perceber, a rela??o entre o adolescente e a internet ? hoje um tema bastante pol?mico em nossa sociedade. Com base nos textos lidos e em sua experi?ncia com a internet, escreva um texto no qual voc? se posicione a favor ou contra a proibi??o do acesso ? internet e principalmente a determinados sites de relacionamento. Para tanto, apresente justificativas para defender o seu ponto de vista. Seria bom utilizar os dados estat?sticos e os argumentos de autoridades dos textos lidos.

Lembre-se de dar um t?tulo ao seu texto.