Portal do Professor

Início do Conteúdo

RECONHECENDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Medir a sala de aula com instrumentos convencionais e não convencionais;
  • medir e confrontar com a medida dos  colegas;
  •  medir por estimativa; 
  • medir  os objetos tamando como referencia a largura e altura. 

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber utilizar o instrumento para medir

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Observação atenta de um espaço da escola e fazer estimativa a olho nu.

1º Momento


O professor pede aos alunos que façam a suposição da metragem do comprimento e da metragem da largura de sua sala; procurem uma outra sala da escola, com medidas aproximadas as de sua sala de aula.  Para a realização dessa atividade,  o professor organiza as crianças em pequenos grupos; cada uma  observa individualmente o espaço da sala de aula; em seguida as crianças discutem no pequeno grupo, fazendo estimativa referente a medida do espaço: quantos metros podem ter a sala no comprimento e na largura? depois no grande grupo, as crianças verbalizam as suas suposições. Em seguida o professor faz uma grande roda e mede o espaço e as crianças observam e contam quantas vezes o metro se repete.

2º Momento


    O professor orienta as crianças para medir os objetos da sala, para isso é preciso escolher alguns objetos, dentre eles, a mobília.   Nesse momento,  solicita que elas observem as mesas e pensem como elas sabem medir as laterais  e a altura  (mesas quadradas). O professor incentiva  as crianças para imaginar uma fita métrica e imaginar que está medindo uma mesa, e dizer quantos metros tem cada lado  e qual a altura da mesa. Depois da suposição, discussão e verbalização no grande grupo, as crianças se dividem em duplas e com uma fita métrica regulada (marcada ou cortada) com um metro,  fazem as constatações.

Atividade 2 - Retratar, por meio de desenho e pintura, o espaço da sala de aula.


     O professor entregará uma folha em branco, lápis grafite e de cor às crianças e pede que elas representem, por meio de desenho e pintura, a sala de aula, prestando atenção na forma, nas cores e na posição em que os objetos se encontram dentro do ambiente, assim como na localização dos “cantinhos da sala”.

Atividade 3  - Fazer estimativa da medida de pequenos espaços na sala de aula.

1º momento

O professor solicita que as crianças observem o canto do faz de conta e falem quantos metros têm, da parede até a parte limite desse espaço. Elas fazem  estimativas e depois medem com uma fita métrica regulada (o professor c oloca um marcador ou recorta a fita)  com a medida de um metro, mas as crianças devem ter vivência com o tamanho real da fita metrica.

2º momento

O professor utiliza outro instrumento de medida que não seja convencional, toma como referência o palmo (uma parte do corpo), e conversa com as crianças sobre essa  prática de medida pelos mais antigos.  Ensina como medir com a mão: solicita que abram a mão direita (destro ) ou a esquerda (quanhoto) e ensina a medir, da ponta do dedo mínimo à ponta do dedo polegar. Assim, as crianças medem a altura, dos armários do faz de conta e anuncia a medida dessa dimensão.  Ensina ás crianças, que altura mede na direção de cima para  baixo  ou vice-versa. 

Avaliação

O professor irá avaliar se as crianças conseguem:

  •   fazer estimativa;
  •  conferir as medidas da sala e dos objetos;
  • fazer a diferença entre sua estimativa e a real medida;
  • fazer estimativa tomando como referência o metro;
  • fazer estimativa tomando como referência o palmo (mão).