Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
? A finalidade do g?nero an?ncio publicit?rio;
? os tipos de linguagem que o comp?em;
? quais recursos o produtor desse g?nero utiliza para produ??o de sentido;
? os suportes nos quais o g?nero se realiza e as diferentes estrat?gias exigidas conforme a m?dia.
O aluno dever?, necessariamente, j? ter tido um primeiro contato com o g?nero an?ncio publicit?rio, mesmo informalmente.
? Laborat?rio de inform?tica;
? data-show (opcional);
? atividades em duplas e grupos.
Aula 1
Atividade 1
A aula dever? ser realizada no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola n?o ofere?a o local, o professor poder? trabalhar a aula, com as devidas adequa??es, na pr?pria sala, utilizando o data-show.
Ap?s a sensibiliza??o inicial da constitui??o textual do g?nero an?ncio publicit?rio com os discentes (ver item Conhecimentos Pr?vios), o professor, no laborat?rio de inform?tica, entregar? aos alunos ? que podem trabalhar em duplas ? um handout, contendo a instru??o para a aula:
1) Acessem os links abaixo e vejam com aten??o os an?ncios disponibilizados:
B. http://brunozdesign.files.wordpress.com/2009/04/propagandaoficial.jpg
C. http://img503.imageshack.us/i/1196689807pecaarcoirissq0.jpg/#q=an?ncio%20publicit?rio%20jornal
D. http://paulinotarraf.files.wordpress.com/2008/05/t1100_10322.jpg
E. http://www.propagandamt.com.br/eventos/a-bola-vai-rolar/
F. http://www.youtube.com/watch?v=sG7XUlA2Lhc
Atividade 2
Observados os an?ncios, os alunos sentar?o em c?rculo e discutir?o com o professor os questionamentos apresentados abaixo.
Importante: o professor dever? no momento da discuss?o estar com o data-show ligado para, se precisar, exibir algum an?ncio. Ainda, se preferir, o professor poder? passar por escrito as perguntas e, em momento posterior, abrir a discuss?o para toda classe.
1. Todas as publicidades anunciam um produto?
2. Podem anunciar tamb?m uma ideia?
3. Digam o que cada publicidade visitada anuncia.
4. Qual o objetivo das publicidades ao anunciarem produtos e/ou ideias?
5. Todos os an?ncios cont?m o mesmo tipo de linguagem?
6. Podemos pensar em um tipo de linguagem mais importante do que a outra nestes an?ncios? Expliquem.
7. O p?blico desses an?ncios ? o mesmo? O que muda? Por qu??
8. O registro verbal denuncia o tipo de p?blico? Exemplifiquem.
9. Quais outros recursos (gr?ficos, de layout, sonoros etc) os produtores dos an?ncios utilizam para atrair a aten??o das pessoas? Vejam cada an?ncio.
10. As m?dias utilizadas nos an?nci os foram as mesmas? Comentem sobre o poss?vel lugar onde cada an?ncio foi veiculado e o que lhes possibilitou chegar a essa conclus?o.
Importante: os an?ncios foram veiculados nos seguintes suportes:
A. Revista
B. Cartaz
C. Panfleto/Folder
D. Outdoor
E. Site (link)
F. Televis?o (tamb?m disponibilizada na internet)
11. O suporte textual (meio no qual o an?ncio foi divulgado) alterou de alguma maneira a constru??o da publicidade? Expliquem comparando os an?ncios.
12. Na sua opini?o, qual ? o melhor suporte para divulgar a publicidade? Por qu??
13. Agora, digam: o que se observa de semelhante nos 6 an?ncios publicit?rios? Identifiquem.
14. Qual chamou mais sua aten??o, ou seja, qual melhor conseguiu vender o produto? Por qu??
Atividade 3
Ap?s o debate, os alunos formar?o 6 grupos e cada um ficar? encarregado de comentar DETALHADAMENTE um dos an?ncios publicit?rios aos colegas.
Importante: o professor dever? intervir na exposi??o discente de modo a tornar os coment?rios ainda mais produtivos.
As perguntas que prop?em a discuss?o sobre a finalidade e o suporte do g?nero an?ncio publicit?rio ser?o o term?metro para o professor avaliar a interven??o de cada aluno. Dessa forma, os alunos ter?o que compreender o objetivo dos an?ncios bem como os suportes em que eles podem veicular com abordagens distintas pelos publicit?rios, conforme a m?dia.
A avalia??o, ent?o, consistir? no empenho da turma na discuss?o sobre os an?ncios publicit?rios apresentados e a contribui??o de cada aluno ser? determinante para sua avalia??o.