Portal do Professor

Início do Conteúdo

An?ncio publicit?rio: finalidade e suporte textual

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? A finalidade do g?nero an?ncio publicit?rio;
? os tipos de linguagem que o comp?em;
? quais recursos o produtor desse g?nero utiliza para produ??o de sentido;
? os suportes nos quais o g?nero se realiza e as diferentes estrat?gias exigidas conforme a m?dia.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever?, necessariamente, j? ter tido um primeiro contato com o g?nero an?ncio publicit?rio, mesmo informalmente.

  • O professor poder? oportunizar um contato mais significativo com o g?nero a partir de uma roda de conversa na qual os discentes coloquem suas opini?es sobre a configura??o do an?ncio publicit?rio. Isso poder? ser feito a partir de diferentes suportes textuais nos quais o g?nero foi realizado. Para tanto, o docente poder? pedir aos alunos que, na cidade, fotografem, com c?meras digitais, outdoors (um dos tipos de suporte do g?nero an?ncio publicit?rio) e levem o arquivo para a sala de inform?tica a fim de apresentarem-no aos colegas.
  • O professor poder? tamb?m pedir que os discentes tragam para a sala de aula an?ncios publicit?rios localizados em revistas e/ou jornais. Isso possibilitar? um primeiro contato mais minucioso com o g?nero, al?m da constru??o de muitas hip?teses sobre sua realiza??o. Esse levantamento de hip?teses poder?, em momento posterior, ser confirmado ou refutado.

Estratégias e recursos da aula

? Laborat?rio de inform?tica;
? data-show (opcional);
? atividades em duplas e grupos.

Aula 1
Atividade 1

A aula dever? ser realizada no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola n?o ofere?a o local, o professor poder? trabalhar a aula, com as devidas adequa??es, na pr?pria sala, utilizando o data-show.
Ap?s a sensibiliza??o inicial da constitui??o textual do g?nero an?ncio publicit?rio com os discentes (ver item Conhecimentos Pr?vios), o professor, no laborat?rio de inform?tica, entregar? aos alunos ? que podem trabalhar em duplas ? um handout, contendo a instru??o para a aula:

1) Acessem os links abaixo e vejam com aten??o os an?ncios disponibilizados:


A. http://2.bp.blogspot.com/_v2XsjBhqpgQ/Snx-W6ZUX3I/AAAAAAAAAQM/mn_EWlaC8UE/s400/anuncio-dia-dos-pais-17,7x16,5.jpg


B. http://brunozdesign.files.wordpress.com/2009/04/propagandaoficial.jpg


C. http://img503.imageshack.us/i/1196689807pecaarcoirissq0.jpg/#q=an?ncio%20publicit?rio%20jornal

D. http://paulinotarraf.files.wordpress.com/2008/05/t1100_10322.jpg

E. http://www.propagandamt.com.br/eventos/a-bola-vai-rolar/

F. http://www.youtube.com/watch?v=sG7XUlA2Lhc

Atividade 2

Observados os an?ncios, os alunos sentar?o em c?rculo e discutir?o com o professor os questionamentos apresentados abaixo.

Importante: o professor dever? no momento da discuss?o estar com o data-show ligado para, se precisar, exibir algum an?ncio. Ainda, se preferir, o professor poder? passar por escrito as perguntas e, em momento posterior, abrir a discuss?o para toda classe.

1. Todas as publicidades anunciam um produto?
2. Podem anunciar tamb?m uma ideia?
3. Digam o que cada publicidade visitada anuncia.
4. Qual o objetivo das publicidades ao anunciarem produtos e/ou ideias?
5. Todos os an?ncios cont?m o mesmo tipo de linguagem?
6. Podemos pensar em um tipo de linguagem mais importante do que a outra nestes an?ncios? Expliquem.
7. O p?blico desses an?ncios ? o mesmo? O que muda? Por qu??
8. O registro verbal denuncia o tipo de p?blico? Exemplifiquem.
9. Quais outros recursos (gr?ficos, de layout, sonoros etc) os produtores dos an?ncios utilizam para atrair a aten??o das pessoas? Vejam cada an?ncio.
10. As m?dias utilizadas nos an?nci os foram as mesmas? Comentem sobre o poss?vel lugar onde cada an?ncio foi veiculado e o que lhes possibilitou chegar a essa conclus?o.

Importante: os an?ncios foram veiculados nos seguintes suportes:
A. Revista
B. Cartaz
C. Panfleto/Folder
D. Outdoor
E. Site (link)
F. Televis?o (tamb?m disponibilizada na internet)
11. O suporte textual (meio no qual o an?ncio foi divulgado) alterou de alguma maneira a constru??o da publicidade? Expliquem comparando os an?ncios.
12. Na sua opini?o, qual ? o melhor suporte para divulgar a publicidade? Por qu??
13. Agora, digam: o que se observa de semelhante nos 6 an?ncios publicit?rios? Identifiquem.
14. Qual chamou mais sua aten??o, ou seja, qual melhor conseguiu vender o produto? Por qu??

Atividade 3

Ap?s o debate, os alunos formar?o 6 grupos e cada um ficar? encarregado de comentar DETALHADAMENTE um dos an?ncios publicit?rios aos colegas.

Importante: o professor dever? intervir na exposi??o discente de modo a tornar os coment?rios ainda mais produtivos.

Avaliação

As perguntas que prop?em a discuss?o sobre a finalidade e o suporte do g?nero an?ncio publicit?rio ser?o o term?metro para o professor avaliar a interven??o de cada aluno. Dessa forma, os alunos ter?o que compreender o objetivo dos an?ncios bem como os suportes em que eles podem veicular com abordagens distintas pelos publicit?rios, conforme a m?dia.
A avalia??o, ent?o, consistir? no empenho da turma na discuss?o sobre os an?ncios publicit?rios apresentados e a contribui??o de cada aluno ser? determinante para sua avalia??o.