Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Acorda Raimundo... Acorda?: As transforma??es de pap?is masculinos e femininos

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orienta??o Sexual Rela??es de g?nero

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poder?o aprender com essas aulas sobre a constru??o da masculinidade, os pap?is de g?nero e a valida??o social do ser homem; os direitos da mulher; os direitos universais humanos; a viol?ncia de g?nero contra as mulheres, bem como ampliar conhecimentos a cerca das quest?es de g?nero e favorecer conscientiza??o para equidade entre os g?neros.

Duração das atividades

02 aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Saberes s?cio-culturais sobre o tema.
  • Conhecer a realidade das mulheres e suas atribui??es na realidade local onde vivem.
  • Di?logo com os alunos sobre situa??es de exclus?o social devido ? domina??o masculina.

Estratégias e recursos da aula

Uso do laborat?rio de Inform?tica ou sala de v?deo.

ATIVIDADE 1: Assistir o filme ? ?Acorda Raimundo... Acorda!?


O filme est? disponibilizado em duas partes que seguem:


LINK DO FILME: ACORDA RAIMUNDO... ACORDA!

PARTE 1:Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Rd6BiFzeaSM>.

PARTE 2:
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=BBEnPg-JB7o&NR=1>.

FICHA T?CNICA DO FILME:Dire??o: Alfredo Alves
Tipo: Fic??o
Ano de produ??o: 1990
Dura??o: 16 minutos
Origem: Brasil (RJ)
Produtora: CETA-IBASE, Iser v?deo
SINOPSE DO FILME: E se as mulheres sa?ssem para o trabalho enquanto os homens cuidassem dos afazeres dom?sticos? Essa ? a hist?ria de Marta e Raimundo, uma fam?lia oper?ria, seus conflitos familiares e o machismo, vividos num mundo onde tudo acontece ao contr?rio.

Figura 1: Personagens centrais da fic??o
Dispon?vel em: <http://almascorsarias.blogspot.com/2009/02/acorda-raimundo-acorda.html>.

     Paulo Betti ? um dono de casa, gr?vido, que vive oprimido por sua mulher (Eliane Giardini). Ela trabalha fora enquanto ele toma conta das crian?as e da casa. Numa situa??o inversa, reproduz a rela??o machista comum entre as fam?lias de trabalhadores brasileiros. Baseando-se na r?dionovela de Jos? Ign?cio Lopez Vigil, o v?deo mostra a mulher chegando em casa tarde, depois de tomar umas cervejas com amigas de trabalho. Enfatiza a dificuldade do dono de casa para conseguir com a mulher uns trocados para o mercado e para as necessidades das crian?as. Com a participa??o de Jos? Mayer (outro dono de casa) e de Zez? Motta (outra trabalhadora), o filme apresenta a realidade cotidiana de forma invertida entre os sexos. Para os homens, essa situa??o ? apresentada como um verdadeiro pesadelo. Um pesadelo do qual homens e mulheres devem acordar.

ATIVIDADE 2: ? hora de aprofundar a discuss?o


Ap?s assistir o filme, discutir com os alunos as impress?es sobre o mesmo. O professor dever? incentivar todos os alunos a se expressem.
Posteriormente o professor, dever?, ent?o, come?ar a discuss?o:
? O que eles e elas acham da domina??o masculina? O que deve ser mudado? Como fazer?
? Quais as implica??es das diversas situa??es de exclus?o social vivenciadas pelas/os jovens no que diz respeito ? domina??o masculina?
? O que j? ouviram falar ou sabem a respeito das viol?ncias, principalmente femininas, no ?mbito dom?stico?
Nesse momento ? fundamental o professor apresentar aos alunos a lei de prote??o ?s mulheres que sofrem viol?ncia.
A ?ntegra da Lei Maria da Penha est? dispon?vel em <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm>.

O site <http://www.cfemea.org.br/pdf/leimariadapenhadopapelparaavida.pdf>, tem cartilhas e outros materiais que facilitam a abordagem do tema com outros educadores/as e em sala de aula, a exemplo da cartilha ?Lei Maria da Penha do papel para a vida?, produzida pelo CFEMEA, acess?vel em pdf.

Observa??o para o professor:
? ? importante e/ou relevante que o professor aborde os direitos humanos e os benef?cios da solidariedade humana para a vida coletiva.
? ? interessante debater: diante das desigualdades de g?nero o que pode ser feito em termos de direitos humanos e atitudes solid?rias?
O professor precisa deixar bem claro que os direitos humanos constituem o marco de reconhecimento dos direitos e liberdade b?sicas inerentes ? base humana, sem qualquer esp?cie de discrimina??o. S?o os direitos que consagram o respeito ? dignidade humana, que visam resguardar a integridade f?sica e psicol?gica das pessoas perante seus semelhantes e perante o Estado em geral. Exemplos desses direitos e liberdades reconhecidos como direitos humanos incluem os direitos civis e pol?ticos, o direito ? vida e ? liberdade, liberdade de express?o e igualdade perante a lei, direitos sociais, culturais e econ?micos, o direito ? sa?de, ao trabalho e ? educa??o.
O professor poder? utilizar o link abaixo como consulta e indic?-lo como fonte de consulta para os alunos:
Declara??o Universal dos Direitos Humanos ? Dispon?vel em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>.


? Al?m disso, poder? ampliar as discuss?es estabelecendo rela??es entre as diversas formas de maus-tratos psicol?gicos, verbais, f?sicos, morais, sexuais e materiais, atrav?s de zoa??es, apelidos pejorativos, difama??es, amea?as, persegui??es, exclus?es caracterizadas como bullyng. Para auxiliar o professor destacamos o texto intitulado Bullyng Escolar: O Outro Lado da Escola.
Dispon?vel em: < http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_06Bullyng.htm>


Fica mais uma dica: O professor com essas aulas poder? propor possibilidades de parcerias, interdisciplinares, com outras ?reas do conhecimento como a Hist?ria, a Geografia e Artes. Nesse contexto, seria v?lido o estudo de como os pap?is masculinos e femininos foram sendo constru?dos ao longo da hist?ria, em diferentes regi?es geogr?ficas e as formas de representa??es art?sticas do ser masculino e ser feminino na sociedade ocidental e oriental.

Avaliação

Os alunos dever?o ser avaliados em todos os momentos das aulas.

Instru??es para o professor:

1. A atividade proposta poder? ser realizada em grupo de 5 a 6 alunos.
2. Os alunos poder?o utilizar as fontes de consulta como livros, revistas, jornais e os sites que foram disponibilizados na aula.

Instru??es para o aluno:

1. Cole em uma cartolina uma reportagem, um artigo ou um depoimento sobre qualquer uma das tem?ticas abordadas nas aulas (pap?is de g?nero, viol?ncia de g?nero, desigualdade de g?nero, hierarquiza??o de g?nero dentre outras).
2. E elabore um texto dissertativo, com no m?nimo 15 linhas, sobre esse material produzido.

Sugest?o de sites para consulta:

http://www.cfemea.org.br/violencia/

http://www.soscorpo.org.br/

http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm