Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lutas e os movimentos gerais: socos e chutes

Autor e Co-autor(es)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO J?NIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as t?cnicas de socos e chutes que est?o presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execu??es diferentes. Aproximaremos-nos do Karat?, boxe, may-tay nas atividades das aulas.

Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pelo homem, vivenciando e compreendendo como esses movimentos est?o presentes em nossa cultura.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poder? consultar os sites abaixo que cont?m informa??es sobre o universo das lutas.

Links para consultas:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais

O professor dever? aplicar em seus alunos, o plano de aula do portal que tem como t?tulo ?Lutas e os movimentos gerais?, (t?cnicas de amortecimento de quedas), anteriormente a este plano.

Estratégias e recursos da aula

Para segunda rodada de chutes, o professor dever? demonstrar o chute no karat?, para acertar o colch?o.

Chute com a perna da frente

undefined

http://www.acbj.com.br/alianca/img_palavras/karate%201.png

Chute com a perna de tr?s (muay thai)

undefined

http://muaythainobrasil.blogspot.com/

As atividades dever?o ser feitas at? o professor sentir que a turma compreendeu o exerc?cio.

Existem in?meros tipos de lutas e movimentos de chutes e socos, mas com esses exerc?cios propostos os alunos viver?o uma boa parte desse  rico mundo que s?o as artes marciais.

Avaliação

Ao final, o professor dever? avaliar se a turma conseguiu compreender sobre algumas formas de utiliza??o dos chutes e socos nas mais diferentes formas de lutas, distinguindo sua utiliza??o fora das regras e dos ambientes aproproados para sua pr?tica.

Solicitar que realizem uma pesquisa sobre lutas para ser apresentada em uma pr?xima aula.