Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Conhecer as t?cnicas de socos e chutes que est?o presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execu??es diferentes. Aproximaremos-nos do Karat?, boxe, may-tay nas atividades das aulas.
Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pelo homem, vivenciando e compreendendo como esses movimentos est?o presentes em nossa cultura.
O professor poder? consultar os sites abaixo que cont?m informa??es sobre o universo das lutas.
Links para consultas:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais
O professor dever? aplicar em seus alunos, o plano de aula do portal que tem como t?tulo ?Lutas e os movimentos gerais?, (t?cnicas de amortecimento de quedas), anteriormente a este plano.
Chute com a perna da frente
http://www.acbj.com.br/alianca/img_palavras/karate%201.png
Chute com a perna de tr?s (muay thai)
http://muaythainobrasil.blogspot.com/
As atividades dever?o ser feitas at? o professor sentir que a turma compreendeu o exerc?cio.
Existem in?meros tipos de lutas e movimentos de chutes e socos, mas com esses exerc?cios propostos os alunos viver?o uma boa parte desse rico mundo que s?o as artes marciais.
Ao final, o professor dever? avaliar se a turma conseguiu compreender sobre algumas formas de utiliza??o dos chutes e socos nas mais diferentes formas de lutas, distinguindo sua utiliza??o fora das regras e dos ambientes aproproados para sua pr?tica.
Solicitar que realizem uma pesquisa sobre lutas para ser apresentada em uma pr?xima aula.