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Jogando com a potenciação

Autor e Co-autor(es)

Karina da Conceição Batista imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através da atividade proposta para essa aula o aluno poderá desenvolver suas habilidades em calcular potências no conjunto dos racionais.

Duração das atividades

Aproximadamente 75 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desse jogo, é necessário que o professor já tenha trabalhado potenciação no conjunto dos racionais.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desse jogo é propiciar um momento em que o aluno possa desenvolver suas habilidades em calcular potências de números racionais de uma forma mais lúdica. O jogo é composto por 18 pares de cartas que possuem a potência a ser calculada e seu respectivo resultado, e o vencedor é aquele que obtém o maior número de pares corretamente agrupados. Veja o par apresentado como exemplo abaixo:

Inicialmente, as cartas que indicam o cálculo a ser realizado (cor verde) devem ser separadas das que apresentam os resultados (cor laranja). Após serem separadas os alunos devem deixar expostas no centro da mesa 2 cartas da cor verde. O restante das cartas verdes e laranjas devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. A sugestão é que o jogo seja realizado em dupla, nesse caso, cada aluno fica com 7 cartas verdes e 9 laranja. Sorteia-se entre os alunos quem iniciará a rodada e o primeiro deles tem a oportunidade de recolher do centro da mesa uma das cartas para formar seu primeiro par, caso ele possua a solução procurada entre suas cartas laranja. Do contrário, após certificar-se de que seu cálculo está correto e que ele não conseguiu formar um par em sua vez de jogar, ele passa a vez para o colega. Esse, com certeza possui entre suas cartas as duas respostas, mas só pode formar um único par por rodada. Após recolher para si a carta escolhida para formar seu primeiro par, ele descarta uma de suas cartas verdes para o centro da mesa. Eles então, partem para a segunda rodada, e prosseguem o jogo até que todos os pares estejam formados, e o vencedor será o que chegar ao final com o maior número de pares corretamente agrupados.

A seguir são apresentadas as cartas que serão utilizadas no jogo.

Avaliação

O professor pode pedir aos alunos que façam um registro dos cálculos realizados durante o jogo de modo que ele possa avaliar posteriormente o grau de habilidade que os alunos já possuem nesse conteúdo. Há aqueles que eliminam etapas durante o registro mas acertam os cálculos, evidenciando que já são capazes de realizar algumas etapas mentalmente e demonstram habilidade nesse assunto, por outro lado, podem aparecer registros desorganizados, que apresentem problemas na notação matemática utilizada, ou mesmo registros que revelem erros conceituais a respeito da potenciação. De qualquer modo, além do registro por escrito, outro instrumento de avaliação muito eficaz é a observação do professor enquanto os alunos realizam a atividade. A interação entre os jogadores pode ser muito reveladora sobre as questões que ainda precisam ser mais trabalhas e discutidas posteriormente com toda a turma.