Portal do Professor

Início do Conteúdo

Biosfera, esfera da vida

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Especificar as condições para existência da vida na Terra. • Analisar o que é a biosfera e suas características.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Características dos planetas, formação da Terra; conceitos de atmosfera, hidrosfera e litosfera.

Estratégias e recursos da aula

Professor comece sua aula conversando com os alunos sobre a importância da água no nosso dia-a-dia. Para isso, aborde as seguintes questões:
• Vocês precisam de água para sobreviver? Por quê? Onde está essa água?
• Para que serve o sol?
• Vocês se alimentam? Por quê?De onde vêm esses alimentos?

Relacione essas respostas a fim de identificar às condições para existência da vida na Terra. Conduza os alunos a perceber que a água, em estado líquido, a atmosfera e temperatura adequada são as principais condições para existência da vida na terra.
Você poderá explicar o porquê dessas condições a partir de situações cotidianas. Como exemplo sugere-se os seguintes argumentos:
• porque não viveríamos sem água;
• quais são as utilidades da água;
• lembrar que o corpo humano possui cerca de 70% d’água em sua composição
• considerar que os seres vivos precisam de oxigênio para respirar.

Em seguida conduza a conversa para questões relativas aos condicionantes de vida. Leve o aluno ao entendimento de que a Terra reúne as condições necessárias para a vida na Terra. São conhecidos até o momento, planetas que também reunem essas características?

Depois dessa conversa, peça aos alunos que escolham qualquer animal, um mamífero talvez, e expliquem por que ele consegue viver no nosso Planeta. Depois do exercício, peça que eles leiam suas respostas,

Atenção professor: nesse momento você deve estar atento para verificar se as respostas dos alunos conferem com os pressupostos teóricos estabelecidos. Certifique-se que os conceitos estão compreendidos e usados de modo adequado. Em caso contrário essa é a hora da correção.

Após a conferência das respostas peça aos alunos que leiam o texto disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/terra-planeta-vida.htm,

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/999/imagens/biosfera.JPG

que trata das características da biosfera.

Professor, retome a conversa e explicite o conceito de biosfera, a partir dos exemplos apontados ate o momento. Reforce o conceito de biosfera. Enfatize que é ai que a vida ocorre.

Algumas sugestões de vídeos para serem trabalhados com os alunos são:

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1886

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1942

Por fim, como dever de casa, peça aos alunos que desenhem, em uma folha A4, uma paisagem da biosfera e escrevam quais são as condições, ali desenhadas, que asseguram a vida na terra.
Esse desenho deverá ser analisado na aula seguinte, num exercício de comparação/identificação com todos os desenhos produzidos pela turma.
 

Recursos Complementares

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1906 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1884

Avaliação

• Participação qualificada nas perguntas • Respostas corretas nos debates • Desenho de uma paisagem da biosfera