Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Visualizar Recurso
 
Áudio Crônica: parte 6 [Categorias Literárias]

18/06/2008


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Relações sociopragmáticas e discursivas

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Língua oral e escrita: processos de interlocução

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Estudos literários: análise e reflexão

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Questões ambientais, sociais e econômicas

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Análise linguística

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Análise linguística: modos de organização dos discursos

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Processo histórico: nações e nacionalidades

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Literatura Brasileira

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Linguagem oral: escrita e produção de texto

Objetivo

Aproximar o leitor das diferentes formas de se comunicar. Evidenciar o papel da crônica para o discurso literário e jornalistico

Descrição

Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt), aborda a Crônica. Apresenta suas formas e características, relaciona a crônica e o contexto histórico. Cita, reportagens, destacando a reportagem de Eduardo Salgado publicada na Revista Veja, em 27 de novembro de 2002

Observação

Duração: 4 min. Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Colaborador(es): Sueli Lopes e Ana Paula Leite de Camargo (Apresentação); Sueli Lopes e Maria José Machado (Seleção de textos); André Luís Santos (Trilha sonora); Vagner de Paula (Sonoplastia)

Autores

Santos, Isabel Pereira dos

Camargo, Ana Paula Leite de

Fonte do recurso

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/05_cronica

Licença

Os materiais de domínio público podem ser redistribuídos livremente, desde que não sejam alterados e que façam menção à Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, com a sua respectiva URL e os dados sobre a obra. Já os materiais sob autorização podem ser utilizados apenas para fins pessoais/educacionais e não devem ser redistribuídos sem nossa permissão por escrito


Idioma Tamanho do arquivo Acessos
Português 2.912 MB 2306
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Misma de Camargo, E.E.ProfªMaria Rita de Cássia Pontes Teixeira , Mato Grosso do Sul - disse:
    misma2006@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Recurso bom porque em poucos minutos ouvimos uma explicação clara e convincente ou daquilo que estamos procurando .Como uma nova forma de se comunicar é otimo e o aluno sempre é atraido pelo diferente.


Opinião de quem acessou
Sem classificação
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.