Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Visualizar Recurso
 
Áudio A arte de entoar versos: parte 1 [Categorias Literárias]

08/07/2008


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Estudos literários: análise e reflexão

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Literatura Brasileira

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Análise linguística

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Linguagem oral: escrita e produção de texto

Objetivo

Divulgar a combinação entre música e poesia. Apresentar gêneros literários. Promover o hábito da leitura. Propor análise gramatical

Descrição

Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt), entrevista o poeta César Magalhães Borges, em série dedicada a "Poesia". Cita Carlos Drummond de Andrade e seu estilo literário. Nesse episódio, César Borges recita o poema "Mosca", de sua autoria

Observação

Duração: 5 min. Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Esse recurso é dirigido para pessoas com necessidades especiais, principalmente, as com altas habilidades/superdotação. Colaborador(es): Sueli Lopes e Ana Paula Leite de Camargo (Apresentação); Sueli Lopes e Maria José Machado (Seleção de textos); André Luís Santos (Trilha sonora); Vagner de Paula (Sonoplastia)

Autores

Santos, Isabel Pereira dos

Camargo, Ana Paula Leite de

Fonte do recurso

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/19_a_arte_de_entoar_versos

Licença

Os materiais de domínio público podem ser redistribuídos livremente, desde que não sejam alterados e que façam menção à Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, com a sua respectiva URL e os dados sobre a obra. Já os materiais sob autorização podem ser utilizados apenas para fins pessoais/educacionais e não devem ser redistribuídos sem nossa permissão por escrito


Idioma Tamanho do arquivo Acessos
Português 3.532 MB 12831
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 38 classificações

  • Cinco estrelas 19/38 - 50%
  • Quatro estrelas 13/38 - 34.21%
  • Três estrelas 6/38 - 15.79%
  • Duas estrelas 0/38 - 0%
  • Uma estrela 0/38 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudene França, Escola Municipal de Branquinha- José Lopes Ferreira , Alagoas - disse:
    claudene_f@hotmail.com

    21/12/2013

    Cinco estrelas

    Lindo poema, ótima ferramenta para trabalhar a interdisciplinaridade no ensino fundamental, linda declamação, importante para prender a atenção dos alunos! Realmente é uma produção criativa e inteligente!!


  • adriana aparecida novaes garcia, olga biroli gonzales , São Paulo - disse:
    adriananovgarcia@hotmail.com

    26/10/2013

    Quatro estrelas

    Muito legal de ouvir, interessante e portanto pode ser trabalhado como recurso interdiciplinar.


  • sidilandia, america joana , Pará - disse:
    SIDILANDIA33@GMAIL.COM

    22/11/2012

    Quatro estrelas

    muito interessante o poema MOSCA cesar magalhães obarulho da masca que ele imita é bem legal


  • Luiz Cícero Ribeiro da Silva, E M E F PEDRO DIAS TEIXEIRA , Pará - disse:
    luizciceroribeirodasilva@gmail.com

    22/11/2012

    Três estrelas

    O poema em si até que é pai d'égua,porém o zumbido como recurso foi que não encaixou na dinâmica do poeta.


  • jonilza caldas, E M E F MONSENHOR JOSE MARIA DO LAGO , Pará - disse:
    jbcaldas@yahoo.com.br

    22/11/2012

    Cinco estrelas

    "Mosca" é um poema excelente para ser trabalhado tanto na educação básica, quanto na superior em qualquer área de estudo. Pois, favorece aos seus leitores e ouvintes as mais diversas interpretações, de acordo com a imaginação de cada um.


  • eliana lobo ferreira, E M E I COMUNITARIA CRIANCA ESPERANCA , Pará - disse:
    elianalobo1900@hotmail.com

    22/11/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom este poema sobre categorias literarias .Bom para se trabalhar com crianças de educação infantil ,explorando os animais nocivos.


  • nazaré mia de souza, EMEF AMERICA JOANA DA SILVA , Pará - disse:
    nazaremaia02@gmail.com

    22/11/2012

    Cinco estrelas

    na minha opinhão o poema mosca pode ser trabalhao de diversas forma em sala de aula pela riqueza de conteudo que o mesmo proporciona.


  • selm rodrigues, EM SOCRATES CAMARA , Mato Grosso do Sul - disse:
    selminha_ddos@hotmail.com

    18/10/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante,pois nós leva a imaginaçao,transporta para um uiniverso bem leve ,porque conforme o professor recita muito bom gostei muito paŕabens


  • Neide Figueiredo, EM Sócrates Câmara , Mato Grosso do Sul - disse:
    neide.fig@hotmail.com

    17/10/2011

    Quatro estrelas

    O exemplo da poesia é interessante, muito bacana para trabalhar com as crianças dos anos inicias do ensino fundamental.


  • Ricardo Fonseca Guimarães , CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN , Maranhão - disse:
    rfg_bio@hotmail.com

    15/02/2011

    Três estrelas

    O poema de Cesár Magalhães "Mosca", é muito interesse, visto que dentro de um processo de ensino-aprendizagem pode ser utilizado como ferramenta instrucional em várias áreas do conhecimento. No caso da Biologia seria interessante trabalhar a classe a que pertence este animal e quais consequências este pode trazer a saúde da população. Outra forma, está relacionada o por que dela (mosca) a nossa volta, visto que todo ser vivo têm um papel importante nos ecossistemas.


  • Cida Marconcine, NTE IMPERATRIZ , Maranhão - disse:
    cidamarconcine@hotmail.com

    22/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom este episódio sobre Categorias Literárias... visitei pois sou tutora do Curso Tecnologias na Educação e meus professores cursistas estarão visitando o Portal e fazendo comentários por aqui.


  • ELAINE CUNHA MORAIS DO REGO, Curso e-proinfo , Bahia - disse:
    elainecmorais@yahoo.com.br

    01/11/2010

    Cinco estrelas

    O Poeta César Magalhães Borges retrata através do Poema Mosca a relação que ela estabelece com as pessoas a sua volta, subjetivando sua fala. Um poema que pode ser trabalhado em biologia, arte e muitas áreas do conhecimento. Parabéns


  • Maiza Batista pereira, EM N SRA DE FATIMA , Minas Gerais - disse:
    maizabatistapereira@yahoo.com.br

    07/10/2010

    Quatro estrelas

    Cesár Magalhães Borges autor da porsia A Mosca,desperta os leitores que para voçê despertar o intersse para a leitura de uma poesia voçê precisa ter sintonia com a leitura e ler com simtonia dando tom e rítmo a leitura.O tom e o ritmo que fazemos a leitura nos desperta para o interesse e entendimento da poesia que estamos lendo da mesma forma que o tom e o ritmo da música nos atrai assim também acontece com a leitura precisamos entrar em sintonia com o que estamos lendo.


  • Rosalva Aparecida Costa, Curso E-proinfo , Minas Gerais - disse:
    rosalva.costa@hotmail.com

    24/09/2010

    Três estrelas

    Achei muito interessante este poema e principalmente a forma de ser declamado,fazendo com que nos cause até uma certa irritação com o barulhinho da mosca. Pode ser uma uma forma interessante e divertida para provocar a alunos e alunas trabalharem com onomatopéia.


  • Rita de Cassia de Azevedo, EE Humberto Castelo Branco , Mato Grosso - disse:
    rcassiazevedo@hotmail.com

    10/09/2010

    Quatro estrelas

    A poesia tem a magia de nos tranportar para um mundo único, este então... nos envolve, nos envolve, nos leva e traz de volta... Simples, profundo, sonoro. Adorei!!!


  • Miriam José Amorim Baeta Rezende, Outros Países - disse:
    miiriam.baeta@hotmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    O poeta tem toda razão quando fala que a poesia e a musica são artes irmãs, ritmos e combinações sonoras. Tem que haver um arranjo múltiplo entre as palavras. Ele foi muito iluminado no momento de compor o poema, rico possibilidades de sons que demonstra musicalidade, mostra para o aluno o sentido figurado na poesia trabalha gênero literário de forma divertida e atrai a tensão dos alunos. As onomatopéias enriquecem mais o texto e prende a tensão das crianças principalmente da Educação Infantil


  • Miriam Dutra, Escola Municipal "Luiz Moreira Netto" , Minas Gerais - disse:
    miriamdf@bol.com.br

    28/08/2010

    Cinco estrelas

    A forma como é "cantado" o poema "Mosca" nos faz "voar" pelo campo da imaginação e viver as palavras ditas em sua essência...uma a uma. O autor, brilhantemente, se utiliza de onomatopeias, brinca com as palavras e nos envolve de maneira simples como o voo de uma mosca.


  • Miriam Dutra, Escola Municipal "Luiz Moreira Netto" , Minas Gerais - disse:
    miriamdf@bol.com.br

    28/08/2010

    Cinco estrelas

    A arte de entoar as palavras do poema "Mosca", foi brilhantemente elaborada pelo professor César M. Borges. Essa demonstração é um excelente exemplo para levarmos para as salas de aula como forma de valorizar as características mais "marcantes" de um poema: a musicalidade e o arranjo entre palavras. Parabéns ao autor pela composição! Professora Miriam Dutra


  • Rosa Maria Perez Dias Cid, particular , Mato Grosso do Sul - disse:
    rmperezcid@yahoo.com.br

    02/08/2010

    Cinco estrelas

    O recurso disponibilizado por meio do audio, declamado pelo próprio autor desperta no ouvinte uma acessibilidade à tematica abordada, ao poeta em questão e, principalmente, a interação da subjetividade com a objetividade.Gostei muito.


  • Erica Moreira, Secretaria Municipal de Educação , Minas Gerais - disse:
    ericasecretariaeducacao@yahoo.com.br

    22/07/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns ao poeta! É muito rico este poema, as palavras são encantadoras.


  • ruth de souza morozesk, EMEF EXPERIMENTAL DE VITORIA - UFES , Espírito Santo - disse:
    rumorogeo@hotmail.com

    06/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante. É incrível como música e poesia faz bem aos ouvidos de quem ouvi. Parecer real a imagem que se cria na nossa quando podemos juntar esses fatores. Acreditamos ser de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. precisamos lançar mão dessas novas formas e fonte educacionais para estimularmos nossos alunos especiais ou não, e deixar que recriem os próprios conhecimentos a partir de uma poeisa tão bem interpretada quanto essa.


  • M.ª do Socorro P. da Silva, E. E Reinaldo M. G. Damascno , Amapá - disse:
    avlis.arian@gmail.com

    05/06/2010

    Quatro estrelas

    Sem sombra de dúvidas o poema é muito bom, pois o autor brinca com as palavras de forma sutil, especialmente quando recitou com tons/ sons apropriado e criativo, além do que para se trabalhar com jovens e adolescentes é importante nos apropriarmos de mecanismos e/u estratégias que os atraiam. Abs. Socorro Silva.


  • Maria Veridiana Pereira Farias, E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos , Ceará - disse:
    prveri@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom para trabalhar com figuras de linguagem e entonação de leitura de poemas. O autor consegue transmitir sentimento através de sua declamação, podemos até imaginar a cena. PARABÉNS !!!


  • Maria Helena Ribeiro Costa, SECULT , Bahia - disse:
    lenarcosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O poeta César Magalhães Borges, foi muito feliz quando teve a inspiração para compor MOSCA. Poema rico por sua possibilidade de abordagem de uma gama muito grande de conteúdos como, por exemplo, ortografia e figuras de linguagem. PARABÉNS!


  • Nivia Roseana Cáceres, E.E. João Carlos Flores , Mato Grosso do Sul - disse:
    nivia_rc@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito lindo o poema, mais ainda quando é declamado!! Parabéns!!! Realmente é uma produção criativa e inteligente!!


  • Claudia, Escola Municipal José Martins Flores , Mato Grosso do Sul - disse:
    claudiadriana27@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom criativo e principalmente sugestivo a partir deste, surgiu mais uma maneira prazerosa para trabalhar os generos literarios de forma atrativa com os alunos. Parabéns!


  • Naidinalva Costa, Instituto de Educação Prof. Cláudio Gama , Rio de Janeiro - disse:
    nfsc2313@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei formidável da maneira que Cesar recita e e leva a vivenciar vai a trajetória da mosca. Relacionei na construção de uma prova contextualizada trabalhado sobre a vida da mosca ( modo geral) -Conteúdos Metodológicos d e Ciências.


  • Alzira Freire, Escola Municipal Manuel Lisboa , Bahia - disse:
    almvf@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É formidável como essa poesia com seu jogo de palavras comparou uma pessoa inconveniente a uma mosca não menos inconveniente! Parabéns ao poeta!


  • Marilsa Pereira Chaves, SED MS STE Campo Grande , Mato Grosso do Sul - disse:
    marilsa1775@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É um ótimo recurso para se trabalhar a literatura e o português. mostrar para o aluno o sentido figurado das palavras na poesia, e a interpretação do poema. Brincando com as palavras, o poeta consegue mostrar em ritmos e rimas, sentimentos ocultos que engrandecem o poema.


  • Leandro de Araujo Barbosa, Universidade Federal de mato Grosso Do Sul , Mato Grosso do Sul - disse:
    leandro_araujo84@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Desde já venho parabenizar os professores por conseguir trazer para âmbito escolar poesia junto com musica, no entanto, faço uma ressalva, ao trabalhar com autores como Carlos Drummond de Andrade, deve-se em primeiro lugar oferecer subsídios teóricos para os alunos, de modo que possam entender sobre as obras do autor e não deixar de relacionar o conteúdo com os conhecimentos prévios dos alunos, e por extensão, sempre buscar interagir escola e sociedade.


  • Luciana, NTE-NATAL CEMURE , Rio Grande do Norte - disse:
    ciana.santos1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O poema "Mosca" recitado demostra toda a musicalidade que existente nele, as onomatopéias enriquecem ainda mais o texto, e contribue para familiarização das pessoas de diferentes idades com esse gênero textual.


  • Edlene Martins, EM. Clarice Bastos Rosa , Mato Grosso do Sul - disse:
    edy_marques_@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esse trabalho e grande importância pois abange várias disciplinas sendo um material interdisciplinar, podendo ser trabalhado na área de língua portuguesa e a Educação Especial com as crianças com necessidades especiais.


  • Ana Maria de Freitas, C. E. Américo Pimenta , Rio de Janeiro - disse:
    aninhafreitas1000@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito criativo o poema. Há toda uma simplicidade naquilo que para um primeiro olhar nos parece comum e corriqueiro, mas o autor brinca com as palavras de tal maneira que é possível sentir exatamente a cena de uma mosca a voar entorno da gente. Incrível que uma cena banal do cotidiano possa assumir uma musicalidade e poesia com tanta inspiração.


  • Patricia Costa da Silva, Escola Estadual 2 de Setembro , Mato Grosso do Sul - disse:
    patriciacosta76@uol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Bastante interessante a entrevista , pode-se trabalhar não só em Língua Portuguesa, mas também dentro de biologia, na aula sobre a classe que a mosca pertece, seus hábitos, etc.


  • silvana barboza duarte, frei joão damasceno , Mato Grosso do Sul - disse:
    silvanacpo@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    esse poema serve para se trabalhar muitas coisas ,uma delas é a questão da pessoa com necessidade especial e o envolvimento que a familia tem que ter que as vezes por querer ajudar demais até sufoca a pessoa . esse é um assunto que deveria ser muito discutido, principalmente nas reuniões com pais da escola.


  • MARIA IVANILDA SARAIVA MILFONT MOREIRA, Secretaria Municipal de Educação de DOURADOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    ivanildamilfont@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Profª Silvana, muito interessante seu comentário, havia pensado apenas no trabalho com onomatopéias, desde a Ed Infantil.


  • Maria do Rosário Dias, E.E.F.M. ADAHIL BARRETO , Ceará - disse:
    rosario-dp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Magnífico, com essa idéia poderemos encrementar na hora de trabalhar os gêneros literários, figuras de linguagens e também, como o próprio tema trás: a arte de entoar versos, isso é uma habilidade muito importante para trabalhar aquela inibição de recitar e ainda apaixonar nossos alunos através de um fazer liteário criativo e dinâmico.


  • Jose Silva, EEFM Tomé Gomes dos Santos , Ceará - disse:
    coordjose@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula porque leva o educando a perceber as diferenças entre a música e a literatura. Muito interessante.


Opinião de quem acessou
Sem classificação
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.