Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOLOS

 

23/01/2010

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, a intenção dessas aulas não será identificar todos os tipos de solo e de quais propriedades químicas são constituídos. O objetivo principal será mostrar aos alunos o que é o solo, como eles são diferentes e qual a importância deles para os seres vivos, evidenciando a conservação sempre que possível.

Os tópicos sugeridos de trabalho nessas aulas são:
1- O que é solo?
2- Como ele é formado?
3- Existe só um tipo de solo?
4- Qual a importância deles?
5- Hora de experimentar: infiltração e retenção de água no solo

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

SOLOS

Professor considere os quatro primeiros tópicos essenciais para engajamento proveitoso e participativo dos alunos no momento prático. Por isso, busque construir um momento expositivo bastante participativo. Perguntas simples e que remetam ao cotidiano dos alunos são bem-vindas!

Texto de apoio em linguagem simples e objetiva para crianças:
http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html

Ao mencionar o tópico sobre os diferentes tipos de solos seria interessante que o professor levasse figuras para exemplificação, que podem ser mostradas no próprio retroprojetor.

Hora de experimentar...

O experimento em questão faz parte dos recursos disponibilizados pelo portal e também pode ser encontrado no link:
http://www.escola.agrarias.ufpr.br/experimentoteca8.html

                                                       

 

 

 

MUITA ÁGUA OU POUCA ÁGUA???
Por que regamos as plantas?

Antes de realizar a atividade contextualize a turma sobre a importância da água para todas as plantas ao infiltrar o solo, como solvente dos nutrientes do solo e como meio de transporte deles até as plantas, por exemplo.

Ao acessar ao recurso o professor contará com explicações minuciosas de todos os passos referentes à atividade, inclusive questões prévias que podem ser trabalhadas anteriormente com os alunos para formulação das hipóteses do que irá acontecer.

A diferença dos solos e na sua porosidade influencia diretamente na capacidade de retenção e armazenamento da água da chuva, isso será visto na experiência. Depois dela, o professor pode levar fotos de diferentes tipos vegetacionais que são diretamente influenciados pela quantidade de água retida e conseqüentemente de nutrientes transportados para as plantas. PODE-SE USAR O MANGUE E REGIÕES ÁRIDAS PARA MOSTRAR COMO AS PLANTAS TEM QUE SE ADAPTAR AO ACUMULO OU FALTA DE ÁGUA.
“ALUNO, SE VOCE FOSSE PLANTA O QUE PRECISARIA PARA VIVER NUM SOLO ASSIM OU ASSADO?”

Outras questões muitos interessantes também são sugeridas no recurso para serem trabalhadas. Elas podem ser uma ótima ferramenta para o momento da avaliação

A erosão dos solos – Quando a água não fica retida...

Professor, fale sobre o problema de erosão dos solos para os alunos e a questão do desmatamento, que vem agravando ainda mais a situação. Hoje, cerca de 1 bilhão de toneladas de solos brasileiros são perdidos anualmente.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=31041

Avaliação

A avaliação da aula poderá consistir na observação e reflexão do andamento das atividades pelo professor, juntamente com a participação dos seus alunos.

Além disso, o professor poderá avaliar a eficiência do experimento prático a partir das perguntas (contidas no próprio documento):
a) Os alunos conseguiram concluir o experimento?; b) Os alunos responderam as questões corretamente ou tiveram muita dificuldade?; c) Os alunos conseguiram discutir cada pergunta formulada entre eles e/ou com o professor?; d) Os resultados alcançados pelos alunos foram satisfatórios no ponto de vista do professor?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.