23/01/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Professor, a intenção dessas aulas não será identificar todos os tipos de solo e de quais propriedades químicas são constituídos. O objetivo principal será mostrar aos alunos o que é o solo, como eles são diferentes e qual a importância deles para os seres vivos, evidenciando a conservação sempre que possível.
Os tópicos sugeridos de trabalho nessas aulas são:
1- O que é solo?
2- Como ele é formado?
3- Existe só um tipo de solo?
4- Qual a importância deles?
5- Hora de experimentar: infiltração e retenção de água no solo
Professor considere os quatro primeiros tópicos essenciais para engajamento proveitoso e participativo dos alunos no momento prático. Por isso, busque construir um momento expositivo bastante participativo. Perguntas simples e que remetam ao cotidiano dos alunos são bem-vindas!
Texto de apoio em linguagem simples e objetiva para crianças:
http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html
Ao mencionar o tópico sobre os diferentes tipos de solos seria interessante que o professor levasse figuras para exemplificação, que podem ser mostradas no próprio retroprojetor.
O experimento em questão faz parte dos recursos disponibilizados pelo portal e também pode ser encontrado no link:
http://www.escola.agrarias.ufpr.br/experimentoteca8.html
MUITA ÁGUA OU POUCA ÁGUA???
Por que regamos as plantas?
Antes de realizar a atividade contextualize a turma sobre a importância da água para todas as plantas ao infiltrar o solo, como solvente dos nutrientes do solo e como meio de transporte deles até as plantas, por exemplo.
A diferença dos solos e na sua porosidade influencia diretamente na capacidade de retenção e armazenamento da água da chuva, isso será visto na experiência. Depois dela, o professor pode levar fotos de diferentes tipos vegetacionais que são diretamente influenciados pela quantidade de água retida e conseqüentemente de nutrientes transportados para as plantas. PODE-SE USAR O MANGUE E REGIÕES ÁRIDAS PARA MOSTRAR COMO AS PLANTAS TEM QUE SE ADAPTAR AO ACUMULO OU FALTA DE ÁGUA.
“ALUNO, SE VOCE FOSSE PLANTA O QUE PRECISARIA PARA VIVER NUM SOLO ASSIM OU ASSADO?”
Outras questões muitos interessantes também são sugeridas no recurso para serem trabalhadas. Elas podem ser uma ótima ferramenta para o momento da avaliação
Professor, fale sobre o problema de erosão dos solos para os alunos e a questão do desmatamento, que vem agravando ainda mais a situação. Hoje, cerca de 1 bilhão de toneladas de solos brasileiros são perdidos anualmente.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=31041
A avaliação da aula poderá consistir na observação e reflexão do andamento das atividades pelo professor, juntamente com a participação dos seus alunos.
Além disso, o professor poderá avaliar a eficiência do experimento prático a partir das perguntas (contidas no próprio documento):
a) Os alunos conseguiram concluir o experimento?; b) Os alunos responderam as questões corretamente ou tiveram muita dificuldade?; c) Os alunos conseguiram discutir cada pergunta formulada entre eles e/ou com o professor?; d) Os resultados alcançados pelos alunos foram satisfatórios no ponto de vista do professor?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2013
Quatro estrelasAchei ótimo irei ministrar esta aula com meus alunos.Muito boa mesmo.