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Cerrado Brasileiro

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luane de Sousa Dumont
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da preservação do Bioma Cerrado, além de ser capaz de distinguir os diversos tipos de vegetação presente neste Bioma, bem como outras características como sua fauna, flora e toda a diversidade existente em tal Bioma.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre vegetação, flora, fauna, biomas...
Estratégias e recursos da aula

A partir dos conhecimentos prévios que os alunos apresentarem acerca do tema, introduzir a aula utilizando-se de um mapa dos biomas presentes no Brasil de forma que seja possível apresentar aos alunos o cerrado de forma visível como um todo, para que assim percebam-no como segundo maior bioma presente no nosso país e a necessidade de se conhecer mais sobre o mesmo. Tal mapa pode ser encontrado em sites como o do IBGE, ou quando pesquisado em sites de pesquisa.

Comece relacionando o cerrado ao lugar com que a aula se contextualiza. Localizando no mapa os estados pelo qual o Cerrado predomina. Se a aula acontecer em um destes estados, pergunte aos alunos como eles percebem o cerrado? O que mais marca neste tipo de Bioma? Se eles acreditam que o clima da região tem alguma ligação com este Bioma?

Se não for em regiões onde o Cerrado está presente perguntem se já viajaram por alguns destes estados e o que viram? Peçam pra que descrevam a vegetação e como perceberam o clima, o relevo, a hidrografia, as plantas, se viram animais. Se sim, quais?

A partir daí faça comentários sobre o fato do cerrado conter as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata), comentando sobre o fato do solo, mesmo pobre em nutrientes, esconder um grande manancial de água, que alimenta estes rios.

Inicialmente o cerrado continha cerca de 2 milhões de Km², abrangendo dez do estados brasileiros e chegando há estar presente em doze devido a apresentar fragmentos dessa vegetação em regiões onde predominantemente estão a caatinga, a floresta atlântica e a floresta amazônica e que hoje só restam 20% deste total.

Discurse sobre sua biodiversidade atestando pro fato de o cerrado (por estar presente em tantos estados) compartilhar espécies com a maioria dos biomas brasileiros e por assim ser, apresentar uma biodiversidade comparável a da floresta amazônica, atendo-se ao fato de que ainda assim, 45% de suas espécies são exclusivas de algumas regiões.

Estima-se se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam no Cerrado, mas como este bioma foi o que mais sofreu agressões por parte do “desenvolvimento” e da ocupação humana, hoje menos de 2% deste bioma está protegido em parques ou reservas.

Este Bioma apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso, onde em pelo menos 2/3 das regiões em que predominam este bioma, o inverno é demarcado por um período de seca que prolonga-se por cinco a seis meses. Seu solo é deficiente em nutrientes, no entanto é rico em ferro e alumínio onde abriga plantas de aparência seca como arbustos, gramíneas e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Neste momento mostre fotos sobre a vegetação do Bioma cerrado fazendo-os perceber as diferenças ou semelhanças entre as vegetações presentes no contexto em que a aula acontece.

Para isso você pode se utilizar de sites como o youtube, onde encontrará vídeos com tal conteúdo:

http://www.youtube.com/watch?v=JNxMIJ14h54

http://www.youtube.com/watch?v=fKZzZUixe0o

Após esta amostra sobre a vegetação, pergunte se os alunos já viram plantas e paisagens como estas, compostas de vegetação predominantes de pequenas árvores com troncos torcidos e recurvados que possuem folhas grossas e esparsas e geralmente estão presentes meio a uma vegetação rala e rasteira ou misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas? Mas enfatize que embora esta sej a a imagem de vegetaçã o mais comumente associada ao Bioma do cerrado, não é a única, ao contrário, o cerrado poss ui vegetação muito diversificada apresentando desde campos bem abertos, até formas mais densas, florestais, como os cerradões. Entre estes dois extremos existem formas intermediárias causadas por fatores diversos como solos mais ou menos pobres, características das queimadas ocorridas no local (freqüência, época e intensidade) e influencia da ação dos homens.

Também aqui é interessante falar sobre algumas das espécies que caracterizam o cerrado, como o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, o araçá, a sucupira, o pau-terra, a catuaba, o indaiá e o buriti, atentando para o fato de a paisagem agressiva em conjunto com o solo deficiente de nutrientes tornar-se motivo para o cerrado ter sido considerado durante muito tempo como área perdida para a economia do país, podendo abrir espaço então para exposição do aspecto histórico da região predominantemente formada de Cerrado, o Brasil central.

Neste momento é interessante abordar a flora, cuja diversidade deve ser superada apenas florestas amazônicas e atlânticas, atentando para a heterogeneidade de sua distribuição de acordo com as características de cada região. Apresentando assim, vídeos que contenham animais encontrados no cerrado, como:

http://www.youtube.com/watch?v=uSojvQnNqpM

Ou ainda sites que contenham imagens dos mesmos, destacando algumas das espécies mais conhecidas como a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada.

O fato de existir tamanha heterogeneidade tanto da fauna quanto da flora e da mesma variar mediante as características de cada região atenta-nos a necessidade de garantir a preservação do maior número de espécies da flora e fauna deste Bioma, daí a necessidade de se criar e manter unidades de conservação, com áreas significativas, nas mais diversas regiões que compõem o cerrado.

Aqui é interessante mencionar o fato de existirem poucas unidades de conservação do cerrado (Parques Nacionais), este momento é oportuno para perguntar se sabem o que são tais unidades de conservação, quais seus objetivos e finalidades e mencionar algumas delas como o Parque Nacional das Emas, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional da Serra da Canastra, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional de Brasília e mesmo estas já existentes enfrentam problemas na demarcação de terras, construção de cercas, problemas de acesso por estrada de rodagem, qualificação de pessoal, entre outros.

Por último, apresentar outro mapa do Brasil, porém desta vez apresentando o relevo do país e compará-lo com o mapa dos Biomas brasileiros. Tal mapa pode ser encontrado no site: http://www.geografiaparato dos.com.br/img/mapas/BRASIL%20-%20RELEVO.gif

Desta forma, mostrar que embora os cerrados apresentem relevos variados, o que predomina nestes biomas é a presença de amplos planaltos.

Recursos Complementares

Como sugestão: se a aula for ministrada em Brasília- DF, seria interessante marcar um passeio ao Parque Nacional de Brasília, ou a Escola da Natureza, pois desta forma a aula traria significado real para os alunos, pois em ambos os passeios poderiam ser vistos representantes da fauna, da flora, bem como palestras sobre este Bioma acarretando sensibilização por parte dos alunos acerca da preservação deste bioma tão rico.

http://www.escoladanatureza.com.br/index.htm

Avaliação

Avaliação:

A avaliação pode ser feita por meio de participação das aulas, bem como por meio da confecção de materiais artísticos como desenhos, esculturas ou peças de teatro que envolvam as características deste Bioma.
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